SUPORTE A VIDA (EM GAMES)

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Pegando o final da última matéria sobre boardgames como referência resolvi mostrar alguns caminhos para os iniciantes do hobby.

O BGA (Boardgame Arena) é uma excelente plataforma, só que as vezes você não quer chegar lá cru, então por onde começar para coletar informações sobre os jogos que deseja jogar.

Existe três caminhos vou falar na ordem que acredito ser do mais simples para o mais completo (complexo). O primeiro caminho é ver review dos jogos, do tipo como jogar, vendo desde o setup do jogo, as múltiplas ações comuns em tantos boardgames, e a execução do jogo em si, até o momento que se inicia a rodada final.

Para tal recomendo os canais Romir Play House, Siga o Coelho, e Igor Knop, que por sinal é um designer do jogos (Gnomópolis), os dois primeiros costumam demostrar com detalhes o passo a passo do jogo, eu acredito ser o melhor caminho antes de experimentar o jogo pela primeira vez, seja para comprar ou jogar online.

Há também o canal do Direto ao Ponto (Alan Farias), aqui é mais simplista, é um review, uma boa ideia para conhecer o jogo e pesquisar mais, embora não veja como aprendizado completo.

O segundo passo seria os clássicos gameplay, como os da Meeple TV o problema aqui é que normalmente são vídeos longos e vamos conhecendo a dinâmica do jogo quebrada, e em alguns casos as ações passam batidas naquela partida e numa versão real da história perde informação.

Eu quando pego um jogo mais complexo, as vezes vejo o vídeo do review e assisto algumas rodadas do game play para ver como funciona as etapas. Alguns canais realizam game play reduzidos, mas também só servem para quem já conhece a base, senão confunde mais que ajuda.

E o último passo seria o manual, a Ludopedia (https://www.ludopedia.com.br/) e o BGG (https://boardgamegeek.com/) tem uma série de arquivos dos jogos, o primeiro essencialmente em português, mas as vezes um jogo é muito interessante e não tem nada em português dele. É preciso mergulhar na língua inglesa a com ajuda do google tradutor não é tão difícil assim quanto já foi antes, com o dicionário na mão.

Você pode misturar os passos também, passo três se quiser ser mais direto, um e três se o gameplay não tem apetece, o dois se ver jogando é melhor na sua opinião.

Cada um personaliza do seu jeitinho brasileiro.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s