Quebrando Paradigmas

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

No longínquo mês de abril do ano de 2013 escrevi uma matéria no site sobre o padrão globo de qualidade, que engessava certos programas da casa com a intenção de fazer sucesso, mas que não servia para tudo.

As novelas são um exemplo disso, é só pegar a atual das 21h e a anterior, a trama central é praticamente a mesma, mãe é afastada dos filhos e precisa retornar anos depois com o objetivo de reconquistá-los. São novelas do mesmo horário, uma após a outra, a fórmula está ficando gasta. Então, o que fazer?

Mudar os temas. Aproveitando o horário intermediário das 19h teve recentemente uma novela com a temática medieval, certamente bebendo na fonte de Games of Thrones com personagens a cara de um o focinho da outra, embora os públicos dessas obras tenham grande chance de ser diferentes e por isso, não fazer tal comparação. A novela não teve um boom de audiência, porém abriu caminhos.

A atual o Tempo Não Para, foca no humor e recicla a história do personagem congelado que “ressuscita” nos dias atuais, aproveitando o gancho para fazer algo diferente, para todos os públicos e o efeito parece dar certo. Diferente da anterior, a trama tem mantido bons índices de audiência e o casal principal já ganhou espaço em redes sociais onde são “shippados”.

Outro horário que foi modificado foi o das 23h, a novela mudou para Mega Série, o tom ganhou ares de cinema, e até o nome fez referência a filme cult, “Onde Nascem os Fortes”, versão globo de qualidade, e “Onde os Fracos Não tem Vez”, o filme.

O horário ainda é para histórias mais adultas, com violência e sexo, porém a qualidade do produto foi elevada, trocando os remakes de novelas antigas, para algo com roupagem nova que também deu certo.

Espero que a Rede Globo continue apostando fichas em produções fora da caixinha, afinal ela é a entrada para muito mais gente de um certo perfil que emissoras fechadas, Netflix ou Youtube da vida.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s