Weekly Shonen Jump – Uma Nova Era

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Estou bem defasado quanto a leitura de meus mangás, principalmente dos correntes, só a pouco tempo li o final de Bleach detalhado na matéria “Bleach – Ato Final” aí fui fazer uma pesquisa nos TOCs (Table of Contents) da Weekly Shonen Jump, seria uma espécie de ranking dos mangás publicados na revista e percebi que vários que estavam lá fazia bastante tempo partiram: Bleach já sabia, Toriko já havia imaginado pela leitura dos últimos capítulos, mas tive muitas surpresas, parecia uma revista nova, muitas novidades e poucos velhos de guerra.

wsj-05-2017Kochikame uma mangá com 40 anos de publicação e mais de 1900 capítulos, com 200 volumes encadernados finalmente se despediu da Shonen Jump, até mexer nesse vespeiro dos TOCs nem mesmo essa notícia eu tinha. Era um mangá eterno, mas infelizmente difícil de se achar capítulos traduzidos até mesmo para o Inglês.

kochikame

Outros que encerraram sua carreira foram Nisekoi, um mangá do tipo Harém, um cara e um monte de garotas dando mole para ele, “versão bem simplista do gênero”, lembram de Tenchi Muyo que passava na Bandeirantes (Band) exatamente daquele jeito. Cheguei a ler alguns capítulos numa época que procurava ler tudo que saía na Jump, além de Fairy Tail e Silver Spoon que são de outras publicações.

E por último, Assassination Classroom, lógico que o mangá estava com a cara no gol quando parei também, tinha alguns fillers para preencher o espaço até o momento da tomada principal de decisão, o plano de salvar a vida do professor daria certo, ou alguém daquele grupo de alunos teria de mata-lo como era o planejado no início para salvar a Terra. Outro mangá que mais que seja popular no Japão, aqui não engrenou, e o bom dessa história que até hoje não sei como terminou, porque se não é pop não tem fandom dando spoilers em redes sociais a torto e a direito.

E as novidades? E o que permaneceu?

Boku no Hero Academia – adquiriu o status quo de o segundo mangá da era atual da Jump com mais de 100 capítulos, o José Alfredo que escreve aqui no site fala que é um mangá que ainda não cometeu um deslize. Parabéns ao mangaká.

One Piece – preciso dizer alguma coisa. Continuamos com o Ano do coitado do Sanji. Sim esse eu sei de todos os spoilers possíveis.

Black Clover – como tem quase 100 capítulos não posso colocá-lo no barco dos novatos. Black Cover é uma história num mundo com magia, onde os magos recebem Grimórios para soltar magia, as más línguas dizem que o mangá do mesmo autor de Hungry Joker misturou Naruto e Fairy Tail. Ainda não li para dar opinião pessoal, mas se foi cópia ou não, deu certo, dois anos de serialização na Jump agora merece até medalha de ouro. Nesse tempo que fiquei afastado teve pelo menos dez séries novas que não chegaram a 15 capítulos antes do cancelamento.

Hinomaru Zumou – O incrível mangá sobre sumô, esse eu li o início e achei que seria algo completamente chato como é 75% dos mangás de esportes da Jump, que tiro no pé, a ideia era excelente, os personagens tinham carisma e gostei bastante está na minha lista para colocar em dia.

Gintama – Atualmente o segundo mangá mais longevo da Jump. Gintama é uma comédia que satiriza a própria revista, ganhará mais uma temporada de anime, já perdi a conta de quantas temporadas teve e falam que seu encerramento está próximo. A Jump ficará com One Piece no topo e depois com séries com média de 100-200 capítulos.

Haikkyuu – Outro que li o início, gostei muito dos primeiros capítulos, depois achei o ritmo cansativo, era um mangá de esporte com muito texto, muita explanação, talvez tenha mudado, hoje Haikkyuu pode ser visto como um dos pilares da Shonen Jump e seu anime vai muito bem obrigado.

Shokugeki no Soma – O manga de culinária Ecchi já vai para a casa dos 200 capítulos. Shokugeki é interessante, talvez mais para os japoneses pelos detalhes culinários e parece ter vida longa também.

Psi Kusuo Saiki – Uma comédia com um personagem psiônico overpower, muito engraçado, comédia que consegue atingir o público ocidental já merece meio respeito.

Isobe Isobee Monogotari – Tirinhas de comédias, que não posso dar muitas informações, porque não encontro nada a respeito mesmo.

World Trigger e HunterxHunter – Estão na revista, porém em hiatos, o primeiro eu sei que é caso de doença, o segundo imagino que seja a preguiça de sempre.

Novatos

Sesuji wo Pin! to: Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso – Olha o nome desse mangá, que já tem quase 80 capítulos, mas infelizmente pelo meu desconhecimento colocarei junto com os novatos. Ele é um mangá sobre dança, sinto muito, é o que achei sem ler.

Samon-Kun wa Summoner – Pelo nome achei que seria algo com invocações, e pode até ser, mas é sobre um garoto ruim que deseja levar uma menina pura para o mal caminho, ou literalmente para o “Inferno”.

samon-kun-wa-summoner

Yuragi-Sou no Yuuna-san – Um mangá de investigação que mistura sobrenatural e fanservice gratuito.

Kimetsu no Yaiba – Continua dando um resumo aqui sem ler esses novos mangás, tentarei fazê-lo em breve e dar uma visão mais real sobre eles. Minha primeira impressão ao ver esse mangá era que ele fosse mais pé no chão, tratando do Japão feudal com um personagem típico samurai e não é nada disso, ele envolve assassinato da família do protagonista e a transformação de sua irmã num demônio.

Yakusoku no Neverland – Sem entrar muito em spoilers da série para quem quiser se pego de surpresa, Yakusoku parece contar a história de crianças num orfanato. Ponto final.

yakusoku-no-neverland

Ibitsu no Amalgam – Pela sinopse, parecia um mangá slice of life, até o protagonista virar um monstro.

Spring Weapon Number One – Parece ser um mangá do tipo gag, pequenas tiras de humor sem ligação uma com a outra como Isobe e o até então imortal Kochikame.

spring-weapon-number-one

Demon´s Plan – Clássica história de alguém que vendeu a alma para o “capeta”.

Ole Golazo – Mangá de futebol da vez.

Boruto – Sim. Essa praga chamada Naruto não tem fim, nenhum veneno é mortal suficiente e o mangá retornou a Jump um pouco menos de 2 anos do encerramento, com capítulos mensais.

Até breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s