Esquadrão Suicida ou Suicídio?

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

O que motiva alguém a ir ao cinema? Logicamente essa pergunta tem mais respostas do que caberia nesse post.

Hoje eu deixaria três opções em foco, a primeira seria o marketing do filme, incluindo os trailers (alguns com trailers em excesso, é fato); outro seria a adaptação de um livro/HQ para o cinema, atualmente mais de 50% das produções são adaptações para a telona de algo que já saiu em outra mídia e por fim o boca a boca, seu amigo ou a vizinha recomenda o filme que foi assistir e você resolve conferir.

O marketing do Esquadrão Suicida falhou no excesso de trailer, porém é inegável que muitos foram ao cinema pelo produto vendido por toda a publicidade do Grupo Warner/DC Comics desde a divulgação do longa que colocaria vilões em evidência.

Adaptação contou pouco nesse quesito, quase ninguém conhecia esses personagens e isso precisou ser levado em consideração com uma introdução mais lenta do filme para apresentar seus muitos personagens.

Já o boca a boca, sujou toda a questão de marketing e anulou as chances dos marinheiros de primeira viagem ou mesmo fãs da editora gastarem seu suado dinheirinho nos cinemas pelo mundo. Esse boca a boca é justo ou exagerado?

Falarei mais a respeito após o aviso de SPOILERS.

Com spoilers
Esquadrão Suicida

Eu saio satisfeito do cinema quando o filme tem ritmo, ou seja, não fico olhando o relógio a cada meia hora para ver se está acabando; quando seus personagens cativam e caso algum deles morra você lamenta pelo fato; quando o propósito do longa metragem seja ação, comédia, drama ou mistura homogênea de mais de um desses ingredientes funciona na tela.

Em tudo isso Esquadrão Suicida teve seus méritos, o filme tem ritmo, falta um pouco de cadência, explicarei mais disso quando tratar do roteiro. Os personagens principais são carismáticos e não falo só de Amanda Waller, Arlequina e Pistoleiro. E sim de El Diablo, Capitão Bumerangue e do Crocodilo. Os três últimos têm tarefas médias ou pequenas na história e nem por isso tem chance de brilhar.

CAPITÃO BUMERANGUE E O UNICÓRNIOA mistura é um tanto peculiar, a ação do filme tem muitas falhas. Isso se deve por escolha de quadros, ou efeito de câmera lenta em excesso, inimigos rasos na forma dos homens de múltiplos olhos, que não mostram uma ameaça real em qualquer de suas sequências.

CAPITÃO BUMERANGUE E O UNICÓRNIOO fator comédia funciona muito melhor. Em cenas como a do Crocodilo falando que era bonito por fora, Capitão Bumerangue querendo fugir e provocando a morte do personagem mais inútil do filme, o Amarra. Arlequina brilha nesse campo.

ARLEQUINA

Agora que falei do que há de bom, hora de tacar algumas pedras, o filme tem falhas crassas no roteiro, ele é não bem montado, tem cenas com objetivos repetidos ou não fariam falta se não estivessem no corte que foi para o ar. E ameaça na forma da Magia e do seu irmão é superior demais para aquele grupo de desajustados resolver sozinho.

Aí o Deus Ex Machina fala mais alto, quando a mestra da magia que podia simplesmente teleportar e usar seus feitiços resolve ir para o combate físico contra um Homem Crocodilo e Katana.

SUICIDE SQUAD KATANAO irmão da Magia só serve para remover sua vulnerabilidade ao coração em posse de Amanda Waller, depois vira um fantoche até lutar com El Diablo em sua forma definitiva. E dois seres com o corpo de fogo morrem numa explosão. Isso mesmo?

O filho do Clint Eastwood, personagem cheio de teorias pelos fãs, não era nada de mais mesmo, só um soldado que teve mais tempo de tela.

E o Coringa? Sei que o diretor queria um Coringa diferente de tudo, nisso ele acertou, foi bastante diferente, promissor nem um pouco, o pior Coringa do cinema e TV, ganhou medalha de ouro com louvor. Sinto pelo Jared Leto, seu método não levou a lugar nenhum.

CoingaA DC deu seu segundo tiro no pé. Eu ainda gostei do filme, vejo defeitos, mas não me tira a satisfação de assisti-lo.

Arrumar essa bagunça na casa pode custar caro e acabar congelando a grande proposta do Universo Cinematográfico da DC Comics no Cinema concorrendo diretamente com o Marvel Studios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s