A fantasia vira realidade

POR ROBERT R.R. STRIFE

Quando o mundo todo já estava descrente e sem fé com mais um ano de E3 e mais uma vez o boato de um remake de Final Fantasy VII surgindo, eis que Sony e Square Enix surpreendem e explodem cabeças como nunca ocorreu na história da feira mais famosa de jogos.

Não é novidade para nenhum fã da franquia Final Fantasy o quanto esse remake era esperado. Lançado originalmente para o primeiro PlayStation e considerado por muitos, o melhor jogo da franquia, o sétimo episódio abalou as estruturas e revolucionou a indústria de jogos na época de seu lançamento, lá em 1997, com seus gráficos poligonais em 3D, belas cenas feitas em computação gráfica, qualidade de som surpreendente, mecânicas de jogo diferenciadas (como o uso de itens chamadas Materias para adicionar habilidades para os personagens e os Limit Breaks, onde uma barra se enchia a cada dano sofrido e quando completamente cheia, o personagem executava um movimento poderoso, seja de ataque ou de defesa), enredo complexo e cheio de reviravoltas e personagens marcantes e carismáticos. Desde o lançamento do segundo PlayStation, um remake era solicitado pelos fãs. Para o aniversário de 10 anos do lançamento do jogo, a Square divulgou uma expansão do universo do jogo com jogos, animações e filmes dos quais posso citar “Crisis Core”, jogo exclusivo para PSP, que é uma espécie de prólogo do jogo original e “Advent Children”, continuação do jogo original em formato de filme que anos depois teve uma versão estendida adicionando o nome “Complete” ao título. E por fim, para mostrar o potencial gráfico do PlayStation 3, a Sony encomendou a Square um vídeo, que nada mais era que a cena de abertura refeita com gráficos mais atuais.

11406251_985030108198415_8697747448359799302_oApós esses acontecimentos, os pedidos pelo remake tomaram proporções avassaladoras. Os fãs piravam só de pensar na ideia. A Square chegou a dizer que seria muito difícil fazer um remake do jogo com a tecnologia atual e caso fosse feito, seria trabalho para anos. Chegou a falar também que só fariam o remake quando eles conseguissem fazer um Final Fantasy melhor do que o sétimo episódio. Ports do jogo original foram feitos com leves acréscimos como gráficos um pouco melhorados e sistema de conquista. PSN e Steam receberam e bateram recorde de vendas. Inclusive teve um anúncio ano passado de um port para o PlayStation 4 mas ninguém poderia imaginar o que foi mostrado nesta 2ª feira.

screen-shot-2015-06-15-at-10-18-10-pmPara você que estava hibernando, estava em coma essa semana ou cometeu o gravíssimo erro de ignorar, aí está o motivo de tamanha comoção.

Final Fantasy VII Remake E3 2015 Trailer

O trailer mostrado cujas frases ditas pelo narrador faziam tanto sentido para a história do jogo em si quanto para a saga de espera dos fãs pelo remake. Uma jogada GE-NI-AL da Square!

Confiram uma tradução abaixo:

“Há muito tempo atrás, olhamos para um céu trazendo mau presságio

A memória da estrela que ameaçou a todos queima eternamente em nossos corações

Em seu rastro veio uma era de silêncio

Ainda que com saudade sabíamos que aqueles encontrados não foram esquecidos

Que algum dia os veríamos novamente

Talvez não fosse nada além de desejo

Mas depois de uma longa calmaria há agora o início de uma agitação

A reunião em mãos pode trazer alegria…Talvez traga medo…

Mas vamos abraçar seja lá o que ela traga

Pois eles estão voltando

Finalmente, a promessa foi feita”

Sinceramente, melhor do que o trailer em si, foi ver a reação das pessoas ao redor do mundo. É hilário vê-las surtar, pirar e “passar mal” assistindo ao trailer. Eu mesmo “passei mal”, na cena do escorregador, eu levei um soco mental na boca do estômago. Não estava acreditando. Na cena com Barret e Cloud aparecendo, foi surto total. E no final, com a palavra “REMAKE” eu joguei dinheiro na tela. Recebi ligações à noite com pessoas gritando do outro lado da linha completamente piradas, li mensagens de gente que literalmente perdeu a linha. Vídeos na internet de pessoas chorando… Isso mesmo que vocês leram. Pessoas indo às lágrimas depois do vídeo. Conseguem imaginar? E tudo isso por causa da paz mundial? Por causa do fim da fome e da miséria? Por tortas de limão e paçoquinhas de graça? Pelo fim do “Esquenta”? (poderia ser facilmente) Não, é por causa de um único e simples jogo e eu sinceramente não me sinto nem um pouco mal por isso. Me desculpem. E honestamente eu não me importo. Eu me importo em estar vivo para jogar essa maravilha e zerar a vida.

Pessoas surtando

Tem mais…

Pessoal do GT surtando mais… Repare no cara de terno

Eu sei que cada pessoa foi impactada por este jogo de uma maneira diferente e única mas que causou marcas profundas para gerar manifestações tão emotivas e viscerais quanto as vistas na última 2ª feira. No meu caso, Final Fantasy VII foi o primeiro jogo da franquia que eu joguei. Tinha entre 14 e 15 anos quando comprei o PlayStation e em seguida, comprar o jogo após ler numa revista, uma matéria elogiando e muito o jogo. Me interessei e decidi dar uma chance. Mal eu sabia o que estava fazendo. Coloquei o primeiro CD no videogame, comecei a jogar e não conseguia parar. Assisti ao final, no mínimo umas três vezes em sequência, que eu me lembre. Quando o filme saiu, o assisti 3 vezes e mais 3 vezes quando saiu a versão “Complete” e tenho que me conter para não assistir mais vezes. Fico imaginando coisas do jogo feitas em HD como por exemplo, os Limit Breaks, as invocações de Bahamut Zero e Knights of the Round, a última batalha contra Jenova, as Weapons, a batalha final contra Sephiroth no Lifestream, “Supernova” de Sephiroth, a morte de Aeris… Enfim, e como remake, imagino também o que eles podem melhorar em questão de enredo. Detalhar certas partes, tampar os “buracos”… A expectativa não tem limites!

E3-FinalFantasyVIIRemake-03

E agora depois de 15 anos que se passaram desde a primeira vez que eu joguei essa maravilha, uma bomba que não estávamos sequer preparados foi jogada sobre nossas cabeças na noite do dia 15 de junho de 2015. Se vai demorar ou não, se Final Fantasy XV vai ser melhor do que VII ou não, se vão adicionar algo ou não, não interessa agora. Aproveitemos esse sentimento misturado de inércia, catarse, espanto, perplexidade, alegria e desespero. “Desespero!?”, você pode perguntar. E eu digo que sim pois após a confirmação de algo desse nível, vai ser desesperador esperar o jogo ficar pronto e tê-lo em mãos, passando por informações reveladas, novos trailers… É, vai ser uma longa espera mas já que esperei até aqui por algo que era apenas fantasia e sonho de milhões, agora que está mais do que certo, aguardar a realidade se concretizar vai valer a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s