A MAIS LONGA DAS NOITES

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

GAME OF THRONES – 5X10 – Mother´s Mercy: David Benioff e D.B. Weiss produtores de Game of Thrones não largaram suas foices até os créditos dessa temporada surgirem. Muito se criticou essa temporada que precisou fugir mais das obras originais.

A maior parte dos argumentos eram que eles pularam certos arcos e excluíram personagem. Infelizmente é comum em adaptação realizar o que se chama fusão, pegar dois personagens distintos do material original e colocá-lo como um só persona na tela. Até a também criticada franquia de Percy Jackson no cinema optou por isso, financeiramente não foi uma boa escolha, já a HBO com um recorde histórico de audiência pode se dar por satisfeita.

 Com spoilers

A MAIS LONGA DAS NOITES

Winterfell

Antes de entrar nos grandes (ou nem tão grandes assim) acontecimentos que cercaram a antiga terra dos Starks em Westeros é bom lembrar por onde anda Mindinho, o homem que tudo vê deu um presente para Olena Tyrell, ok. E realmente deixou Sansa naquele Inferno premeditadamente, nem isso foi confirmado com uma fala do personagem. Um dos pequenos mistérios que vamos ter de aguardar por quase 1 ano para ter resposta. E olha que o tempo é curto se pensarmos nas obras literárias sem previsão.

Os Boltons não tiveram sua terra devastada, a ação de Stannis lhe rendeu a neve derretida para que pudesse avançar, embora muitos de seus homens tenham aproveitado a melhoria do tempo somado ao ato de sacrifício de seu próprio sangue para fugir. Melisandre viu tardiamente que o herói lendário não era o último dos Baratheons e fugiu desolada pela fé que acreditava para Castelo Negro.

Stannis ainda perdeu a esposa que suicidou depois de deixarem queimar sua filha, sem ninguém da família ou suporte, o Rei Stannis avançou e não teve tempo de preparar nem trincheira sequer sua cova. Seus soldados foram massacrados, numa cena que ficou devendo como batalha. Eu nem critico isso não haveria batalha de qualquer jeito, só a morte do estandarte do Veado em Chamas.

Stannis ainda conseguiu escapar com vida, teve que fugir no final de tudo e Brienne que aguardava a vela se acender em Winterfell saiu segundos antes de Sansa conseguir aproveitar a confusão da guerra para finalmente chegar a Torre Quebrada. A Guarda Arco-Íris de Renly Baratheon teve a oportunidade de sua vingança tão declarada. Será mesmo que ela matou Stannis? O corte na cena deixou no ar a morte do Rei que nunca chegou ao Trono.

Sansa ao ver que o “Norte não se lembrou” resolve voltar aos seus aposentos, antes é pega por Miranda e Fedor, a amante de Ramsay com seu arco promete entregá-la viva ao marido, porém não inteira. Sansa aceita, não tinha mais porque fugir da morte, era melhor que tudo que passou nessas cinco temporadas, indo de um lugar ruim para outro pior. Até que uma luz desce sobre Fedor/Theon e o antigo aliado dos Starks mata Miranda e dá um salto de fé com Sansa, pulando da alta murada de Winterfell na neve. Outra cena que só veremos a continuação ano que vem.

Meereen

Estranho a transição da cena da luta para Jorah, Daario e Tyrion sentados próximos ao Trono de Dany, Os Imaculados finalmente mostraram o exército que deveriam ser e derrotaram centenas de Filhos da Harpia?

Dúvidas a parte, os três que não parecem se bicar resolvem se dividir em dois grupos, o de busca formado por Daario e Jorah que vão seguirão os rastros de Drogon e Dany e na retaguarda Verme Ciznento, Missandei e Tyrion que serão os governantes substitutos de Meereen. Tyrion será o cérebro, afinal ele só saber falar e beber vinho como especificou aos guerreiros. Verme Cinzento será a cabeça por trás da tradição e lealdade a Dany com sua amada ao seu lado. Esse romance continuará mesmo sob reclamações infinitas.

E para ajudar o grupo ressurge das cinzas, Vars que praticamente já está no Palácio. O poder do Aranha realmente é gigantesco. Fiquei me pensando se não seria ele o responsável pelas Harpias. Para Dany ser pressionada a investir no seu reinado de fato ao invés de ficar amarrada a Essos.

Dany essa que não teve ajuda de Drogon para voltar e encontrou seu passado cercada por um outro Khalasaar.

Braavos

Braavos teve uma dinâmica um pouco lenta essa temporada e pasmem isso se deve porque foi a mais fiel possível aos livros. Lógico que algumas peças e situações mudaram de lugar. A cegueira final da Arya é uma delas.

Que cena foi a da morte de Meryn Trant, com a Arya provando que aprendeu presumo que sozinha a ser uma assassina, porque Jagen só fala e ensina a mentir pelo que foi mostrado. Ela fez o cavaleiro se arrepender de todos os pecados dessa e de outra vida. Perfeito.

ARYA RULANa linha do tempo original dos livros, Arya fica cega muito antes, como parte do treinamento para se tornar um Ninguém, sem quebrar as regras ou usar as Máscaras. Pode ser apedrejado por isso, mas acredito que nesse ponto essa narrativa teve mais êxito em dar um motivo para sua cegueira.

Dorne

Dorne poderia ter encerrado sua história no episódio passado, porém se fosse assim para que teria servido a contratação de atores de peso para Doran e Areo, simplesmente nada.

Então os roteiristas vão lá, criam aquela cena do beijo de Ellaria Sand em Myrcella deixando claro que aquilo tinha algo de errado. Depois nos apresentam uma cena que é tão raro de ver em Game of Thrones, a filha aceitando o amor renegado do pai verdadeiro pela mãe, dizendo que sempre soube a verdade e o abraçando antes de morrer pelo veneno apresentado naquele fatídico episódio do Bronn e os peitinhos da Serpente de Areia.

No Mar, Tristane está com seus inimigos novamente declarados. Jaime e Bronn irão retornar de imediato para lutar pela filha ou antes passarão em Porto Real para declarar guerra a Dorne.

Porto Real

Cersei não aguenta toda a lamúria da cela, da fome e humilhação e resolve pedir a Misericórdia da Mãe, com meias verdades, confessando seus atos pecaminosos com Lancel Lannister e negando todo o resto.

O Alto Pardal e a Freira Gigante não perdoam facilmente, ela pode voltar para a Fortaleza Vermelha e ver o filho, só que antes teria que deixar tudo para trás, seus cabelos e suas roupas que não eram como antes e caminhar nua do Templo de Baelor até o Palácio Real. Humilhada e rebaixada aqueles que tanto odiou.

CERSEISeu tio Kevan e o Meistre Pycelle podem ter o prazer de ver aquela que os tratou igual lixo receber o troco pelo que fez, e Qyburn parece ser seu único aliado de fato com seu projeto de Frankenstein completo. Sir Robert Forte: Montanha + Walking Dead como o guarda-costas pessoal de Cersei.

A Muralha

Sam e Goiva escapam a tempo da Muralha, afinal depois da última cena eles com certeza seriam os próximos. O último amigo de Jon vai para Vilavelha se tornar um Meistre e proteger sua amada Goiva e o menino que tem seu nome.

Jon não tem sorte com suas convocação por ajuda, Davos retorna com péssimas notícias, Melisandre chega calada, o Rei Stannis caiu e não há mais ninguém disposto a reforçar as defesas da Muralha contra a investida dos White Walkers e seu exército de Zumbis.

Numa esperança com notícias de seu Tio Bejen, Jon acaba caindo numa emboscada de seus companheiros e literalmente apunhalado pelas costas por Alisser Thorne e Olly, dentre outros.

O Comandante cai de olhos abertos sob uma enorme poça de sangue e até onde sabemos encerra sua história no seriado.

JON MORTOPonto de maior polêmica porque nos livros paramos nessa exato momento, só que Martin já disse que a morte não é absoluta em sua obra, uma pista que Jon pode não ter partido. Os produtores e o próprio ator pensam ao contrário. Jon não estará mais aqui. Acho que só um golpe para dar gás nessa cliffhanger que precisa ocupar esse enorme buraco até meados de Abril de 2016.

Um longe inverno nos aguarda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s