RESUMO DA OBRA – Nº 57 – VERSÃO POCKET 5 (ÚLTIMA DA TEMPORADA)

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

A sessão que reúne várias resenhas de série se despede temporariamente com o Season Finale de Supernatural. Semana que vem só teremos Game of Thrones.

Com spoilers

Resumo da Obra

SUPERNATURAL – 10×23 – Brother´s Keeper: O saldo do Season Finale de Supernatural dificilmente é negativo. Embora alguns pontos precisem ser destacados.

Depois da fúria de Dean pela morte de Charlie e da surra homérica que deu em Castiel realmente precisava daquele caso da semana e da morte de um caçador qualquer e um bando de vampiros para que o portador da Marca de Caim precisasse aceitar que a única forma de se controlar era contornar o feitiço que impedia sua morte. Invocando a personificação da mesma em pessoa.

DEATH

Crowley não voltou a ser o bad ass de antes, não adianta a cena da lanchonete com o tal Oskar, o verdadeiro amor de Rowena que a bruxa para pagar um dívida do passado deixou imortal. Trazê-lo para o sacrifício necessário ao ritual de desfazer a marca e aceitar ajudar os Winchesters depois do que disse no episódio passado foi a gota d´água. O velho Crowley morreu, precisamos aceitar isso.

O grande ponto positivo desse episódio foi a história da Marca de Caim ser uma fechadura para o mal maior do mundo, a Escuridão que Deus e seus 5 Arcanjos enfrentaram antes da criação da Terra e para variar não consta no Gênesis de Supernatural.

A fechadura da Escuridão primeiro corrompeu o maior dos Arcanjos, nosso conhecido Lúcifer (olha ele aí de novo), depois Caim e agora Dean. Quebrar a maldição seria libertar esse grande mal. Por isso nem mesmo a morte podia ceifar Dean, a ideia levá-lo para outro mundo (planeta) onde não faria mal a ninguém, um adendo Sam precisava morrer para não gastar todas suas energias buscando um meio de trazê-lo de volta.

E aí veio a briga que estava para explodir desde o episódio 10×01, Sam aceitando morrer pelo irmão e nas mãos do irmão, só que Dean é o guardião de Sam e vice-versa como diz o título do Season Finale. E numa grande provocação ele mata a Morte. Será mesmo? Imagina as consequências só disso.

Rowena desfaz a maldição e foge com Livro dos Condenados, Codex e tudo que pode jogando Castiel contra Crowley com o já clássico feitiço da besta. E a Escuridão desperta de dentro da Terra engolindo o Impala com os Winchester dentro.

Está preparado o terreno para uma temporada, que se bem cuidada nem precisa de fillers. Temos a Escuridão, a Tábua dos Demônios com Metraton, Rowena e o Livro dos Condenados, a possível volta dos Stynes, a morte da Morte. Olha só quanta coisa para explorar mesmo em 23 episódios já confirmados.

A esperança é a última que morre mesmo em Supernatural.

GAME OF THRONES 5×07 – The Gift: A quinta temporada além das críticas sobre os rumos tomados pela dupla de produtores da HBO com alguns personagens que já tinham alcançado suas tramas nos livros vem sido criticada também pela lentidão de suas histórias.

Esquecem-se que as principais linhas narrativas encontraram seus desfechos no 4×10 e novos caminhos foram sendo traçados: adaptações ou originais e isso leva tempo, quanto mais com o mar de personagens (e olha que falta dezenas, quiçá, centenas) que o universo de Martin possui.

Porto Real

Tommen tentou ser digno nesse capítulo, só que a mãe para variar o domou com um leãozinho, infelizmente Cersei para satisfazer sua vontade de manter sua substituta, segundo a profecia do 5×01, enjaulada acumulou inimigos.

Mindinho e a Rainha dos Espinhos que já confabularam para tirar Joffrey do trono armaram um novo esquema que terminou com a Rainha Mãe a mercê da Fé Militante que parecia estar sob seu controle.

Cersei se junta a Loras e Margaery na prisão do Templo dos Sete, e agora será julgada como um qualquer aos olhos dos deuses do Alto Pardal.

CERSEI NA CELADorne

Duas cenas lá e já vem polêmica e crítica. Não pode ser diferente com o tratamento dado a esse núcleo.

Para que serviu a conversa de menos de 100 palavras entre “Tio” Jaime e Myrcella? Absolutamente nada.

Doran Martell precisa aparecer mais tempo para salvar a última fagulha do núcleo dornês e tentar entender qual o papel de Jaime nessa invasão ao reino que governa.

Bronn pelo menos ainda viverá mais um pouco, era veneno, só que depois do momento “nudes” gratuita do episódio ele tomou o antídoto. Será mesmo? Ainda tenho dúvidas se as Serpentes não estão jogando com o Cavaleiro de Black Water.

Winterfell

Bastou Sansa observar por algumas noites o tratamento de cão dado a Theon para confiar naquele que matou seus irmãos como aliado para fugir do lugar que já chamou de lar?

Coitada, o cão Fedor foi bem treinado e acabou entregando todo o ouro, com direito a serviçal esfolada viva e a Brienne só observando sem muito a fazer na temporada.

Com Stannis próximo do campo de batalha espero que essa batalha sirva para dar o gás necessário a essa história e que o rei Baratheon não se curve a Sacerdotisa Vermelha e sacrifique a filha que tanto ama para tomar o reino dos Lannisters.

Meereen

O encontro do século aconteceu nos últimos minutos: Dany e Tyrion, o que sairá daí? Espero que algo bastante positivo desse novo episódio inédito na adaptação das Crônicas.

TYRIONFoi muito fácil o encontro de Jorah e Tyrion com a Mãe dos Dragões? Foi. Tudo arquitetado para caber num episódio depois de uma embromação desnecessária com o mercador de escravo, um Tyrion soldado por natureza e coincidência de Dany e o futuro marido em meio a uma arena pé de chinelo.

Muralha

Jon Snow partiu com Tormund. A última peça para essa torre de cartas cair quando e se ele retornar. Afinal os inimigos aumentam dentro da Patrulha como sor Alliser avisou a Sam Tarly.

Se não fosse por Fantasma, voltando a aparecer depois de zilhões de episódios além do Mestre Aemon perdíamos Sam e quem sabe Goiva depois de novo estupro a vista.

Para coroar de fato o casal, tivemos o prêmio de herói de Sam com a mulher que ama, mesmo vestindo o preto.

Qual será o destino do novo casal em meio ao Inverno que está chegando, e não é só o lema dos Starks como Stannis destacou.

Continua em breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s