RESUMO DA OBRA – Nº 56 – VERSÃO POCKET 4

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Eis que da minha lista curta de série restou só Supernatural e Game of Thrones.

Com spoilers

Resumo da Obra

SUPERNATURAL 10×21 – Dark Dysnaty e 10×22 – The Prisoner: Se tivesse comentado só o episódio 21 nessa review reclamaria infinitamente da morte de Charlie. Afinal sempre pontuei que era a última personagem viva e que o roteiro não distorceu e já tinha aparecido duas vezes na 10ª temporada.

Aí vem os Stynes, na verdade a Família/Clã dos Frankenstein e Charlie que estava andando por aí sem entrar no radar dos inimigos com corpos de quebra-cabeças sai do refúgio seguro com Castiel e Rowena, que estava lhe enchendo a paciência com o papo das duas serem semelhantes e da relação com os Winchesters um perigo a todo o momento.

Só que a morte da queridíssima personagem parece ser a válvula de escape necessário para os roteiristas darem uma verdade a Dean e sua Marca de Caim. Esse era o Dean que eu esperei quando seus olhos piscaram totalmente negros no final da temporada passada. Alguém vingativo que precisaria ser parado por Cas e Sam, não o galã festivo companheiro de Crowley.

DEAN SANGUE NOS OLHOSOs Stynes parecem exterminados, como mitologia acho que é uma grande perda se nenhuma outra parte do clã em outro país vir tirar satisfação com os Winchesters na próxima temporada. Como monstro da semana, eles não tinham nenhuma grande novidade. Um detalhe que a série tem perdido bastante nos seus fillers infinitos é a prova que seus monstros mitológicos estão desgastados. Precisa de muita farinha para um episódio de vampiro, lobisomem ou fantasma não dar sono.

Voltando ao plot que provavelmente encerrará o ano, o Livro dos Condenados, a hacker antes de morrer quebrou o código do código, Sam ia desistir de curar o irmão, mas bastou a bruxa “mãe do ano” falar que agora o trabalho estava no papo que ele voltou atrás. Pedindo para que Sam cumprisse sua parte.

A quase morte de Crowley foi bem fuleira, cair no telefonema falso de Dean, ir para um galpão sozinho, tomar um tiro e ter seu final com um saquinho de feitiço e a lenga lenga de Sam sobre o quão vilanesco ele era. O desenvolvimento foi fraco, o retorno de um Crowley vilão pode ser um tempero e tanto para a continuação.

CROWLEY OLHOS VERMELHOSE Castiel tomando uma surra de Dean, mesmo incrivelmente forte pela Marca de Caim, o anjo deixou o coração falar mais alto, não usou nenhuma de suas habilidades recém recuperadas e por muito pouco não tomou uma punhalada fatal. Seu discurso antes da luta foi um textos mais sensatos ditos no seriado nessa temporada.

O texto em si do episódio 22 tinha o frescor dos primeiros anos de Supernatural, cheio de referências na cena de apresentação de Cyrus, aquele que pagou por nascer na família errada.

Que bons ventos soprem na semana que vem com o Season Finale.

Eles são praticamente deuses aqui.” policial

É… Eu mato deuses. Dean

GAME OF THRONES 5×05 – Kill the Boy e 5×06 – Unbowed, Unbent, Unbroken: Como acumularam dois episódios vou comentar dos cenários de modo geral, nessas semanas alguns núcleos ficaram de fora para que outros tivessem mais destaque, trocando na semana seguinte.

Porto Real

Cersei ainda está vencendo seu jogo menor por trás do Trono. Apoiada pela Fé Militante conseguiu provas para prender Loras Tyrell e sua irmã a Rainha Margaery num golpe e tanto. Onde uma simples frase mentirosa a enviou a prisão por fazer falso testemunho ao Sete.

A Rainha dos Espinhos retornou, só que suas ameaças ainda não tiveram efeito contra a Rainha Mãe. Tommem continua um paspalho sem reação, só esboça mesmo como homem na cama.

Dorne

Essa temporada está dividida, porque a audiência da série continua nas alturas, só que os fãs dos livros estão desgostando de algumas adaptações feitas. Na verdade é difícil saber o que é adaptação e o que é futuro. Afinal os dois produtores da série sabem muito mais sobre os livros que nós leitores.

A transposição de Dorne é a parte que menos funcionou. A alteração dos personagens ok. Jaime indo para lá ao invés de Correrio, certo. Só que esse encontro envolvendo a dupla de invasores, Serpentes de Areia, exército de Dorne com Areo Hotah ainda sem personalidade alguma com duas ou três frases em seis episódios, simplesmente não deu liga na tela da TV/PC.

As Serpentes são os outros personagens que a série parece não querer dar espaço para criar o contato. Só considerar que elas são fruto da vingança por Oberyn, esse sim super querido não basta.

E ainda tem a ferida em Bronn, imagino que servirá para matar mais um personagem ainda vivo na obra. Por mais que tenha sido afastado da história, esse não teve o caixão comprado.

Winterfell

Sansa coitada voltou a viver os dias de cão do passado. A felicidade dura pouco em Westeros.

Descobriu um Theon/Fedor vivo e servo de seu marido Ramsay Bolton, começou a ser torturada já na mesa de jantar ao saber que entraria para casar aquele que matou seus dois irmãos menores (até onde ela sabe).

CASAMENTO DE SANSATeve os olhares tenebrosos e a proximidade de uma punhalada fatal no encontro e banho com Miranda. A amante de Ramsay.

E por fim o casamento. Foi difícil dizer sim e ainda mais difícil terminar estuprada pelo marido e ainda com Theon assistindo a tira-colo.

Três noivos e um final horrível. Se não houve morto no casamento, já é o segundo nessa temporada, o desfecho não poderia ser dos melhores.

E mesmo não acontecendo em Winterfell. Mindinho contou “quase” tudo que sabe para Cersei. Sobre o paradeiro de Sansa, seu casamento, a investida de Stannis para conquistar o Norte e ofereceu os homens do Ninho de Águia para tomar o lugar após o combate entre Baratheons e Boltons.

A Muralha

Stannis parte com toda sua comitiva incluindo mulher, filha e Melisandre, não pode ser um bom sinal levar as três para um confronto armado. Sinal de outras mortes a caminho.

Jon é obrigado a ir contra os Patrulheiros e negociar com Tormund um aliança Patrulha/Selvagens contra os Caminhantes Brancos.

Até seus companheiros mais antigos como Edd não aceitam a ideia. O que isso trará de dor de cabeça ao jovem Comandante?

Oceano

Jorah e Tyrion precisam se benzer para ontem. Primeira sua passagem por Valíria, a antiga terra dos Targaryen só serviu para a quase morte do anão e a contaminação de Jorah pela Escamagris. Lembra das pistas e da pergunta que fiz na última matéria ao ouvir a história da origem da doença de Shireen?

Depois são pegos por mercadores de escravos liderados pelo Mr. Eko (Lost manda lembranças) e para não ter um destino pior, Jorah consegue negociar sua participação nas arenas recém abertas da Baía dos Escravos. Ganhando uma carona para Meereen.

Meereen

Barristan Selmy realmente partiu, Martin estava certo ao dizer que personagens vivos nos livros não teriam o mesmo destino na trama e o contrário também aconteceu (até agora).

Verme Cinzento ainda vive para ter suas cenas românticas tão criticadas com Missandei.

Dany é tomada pelo ódio ao perder mais um dos seus conselheiros e tortura os antigos donos de escravos, colocando um para queimar e se tornar comida de seus dois dragões cativos.

Por fim resolve seguir conselhos de Missandei e armar um casamento com um desses líderes que era mais próximo e reabrindo as arenas para evitar novas mortes do seu exército enfraquecido.

Braavos

Arya cansada de ficar ali sem saber de nada e do Jogo das Verdades, acaba incorporando outra pessoa, afinal segundo Jaqen H´gar ela ainda não estava preparada para ser “Ninguém”. Numa bela cena consegue que uma pequena garota beba da água dos poço e descanse, como recompensa encontra a sala com milhares de faces recolhidas aos Homens Sem Rosto.

ARYA E AS FACESSeu verdadeiro treinamento parece que irá começar.

Continua em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s