ESPECIAL DA SEMANA

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

GOT – 5×01 – The Wars to Come e 5×02 – The House of Black and White: Finalmente depois de quatro anos consegui ler os cinco tomos (até agora) que compõe a saga literária das Crônicas de Gelo e Fogo. Num momento bem equivocado uma temporada que flutuará muito mais fora daquelas páginas porque por opção de adaptação, personagens e arcos precisaram ser cortados.

Resenhas continuarão sendo dos episódios, só o olhar será levemente diferenciado, e falarei daquelas histórias que são inéditas para quem leu e/ou assiste.

Com spoilers

ESPECIAL DA SEMANA

A 5ª temporada começa com uma leve lembrança a Lost. Duas meninas numa floresta, personagens e cenários desconhecidos, visitando uma bruxa/advinha. Pistas revelavam mesmo a só que assiste quem poderia ser. Embora a opção de não usar flashbacks até aqui possa ter confundido.

Previsão sobre a rainha que será removida de sua posição por outra mais jovem (Margaery) servem para pontuar toda a vontade de Cersei de manter sua posição seja como viúva do antigo Rei ou mãe do atual: Tommen.

Porto Real

É difícil saber se a loira lamenta por alguém mais que seus filhos. Afinal houve luto por Joffrey, ódio pela ameaça da Serpente com o colar de Myrcella que veio de Dorne, e proteção própria e pela última cria sobre suas asas Tommen. Como também é fato que foi só encenação o tempo que pediu para ficar com o pai. Ela tinha tanto ódio por aquele homem quanto Tyrion. O único problema é o irmão não estar ali para pagar pelas mortes e alegrá-la.

Dorne é um dos cenários principais do quatro livro – O Festim dos Corvos, posso dizer que a melhor parte da trama se passa nesse lugar sem sombra de dúvida. Embora, o que irá ao ar eu não faço ideia. Primeiro Jaime não vai para lá com Bronn. O recém graduado cavaleiro e braço direito de Tyrion por um longo tempo na verdade tem sua história encerrada nos livros quando recebe sua noiva e título para não ser o campeão de Tyrion.

Já o líder dos Mantos Dourados ruma para um cenário que ao mesmo tempo que foi apresentado na 3ª temporada da série, foi enterrado junto com Robb e Catelyn Stark. A sede da House Tully e a cabeça de Brynden Tully, irmão mais velho de Catelyn que fugiu do Casamento Vermelho são os plots principais de Jaime nos dois livros que seguem a Tormenta da Espada.

O retorno de Lancel foi bem sutil, só que o primo de Cersei sabe de alguns de seus segredos, até onde isso pode pesar contra a Rainha Mãe, com o tio e pai de Lancel querendo que ela desça do pedestal que se encontra com a morte do pai.

Dorne

Tivemos uma única cena nesse novo cenário da 5ª temporada, além da mensagem de Ellaria Sand para Cersei, é uma pena que o governante Doran Martell, irmão de Oberyn não tenha a mesma sede de sangue da viúva ou das filhas do irmão, as Serpentes da Areia.

Myrcella ainda vive em paz nas terras dorneses. Até quando? Qual é o plano de Jaime de ir lá e não causar uma nova guerra entre o governo e os Martell?

DORNEMuralha

Selvagens, Patrulheiros e a comitiva de Stannis de baixo do mesmo teto pós acontecimentos da Season Finale passada e o Rei Stannis finalmente revela seus motivos de ir tão longe para ajudar a Patrulha. Ele deseja ajuda dos Selvagens e de Jon Snow para recuperar o Norte de Roose Bolton e seu bastardo.

É uma pena que sua marcha até agora tenha sido em vão. Essa é uma vingança que eu compro fácil sendo verdadeira ou com segundas intenções. Jon recusou a chance de se tornar um Stark de fato e o herdeiro de Winterfell e acaba vencendo a disputa para o novo Comandante da Patrulha com o voto decisivo do Mestre Aemon. Outra derrota para Alliser Thorne.

Mance Ryder não aceitou os termos de Stannis e foi para a fogueira, só não morreu da pior forma possível porque Jon (antes de assumir o posto de Comandante) resolveu dar um flechada de misericórdia. Não seria diferente em se tratando de Jon Snow.

Meereen e Pentos

Porque colocar o lar atual de Daenerys e sua primeira casa na trama juntos? Por um cruzamento inédito mesmo nos livros.

Tyrion chega a Pentos no mesmo caixote que saiu de Porto Real e dessa vez Varys não fala só por enigmas, fica claro que sempre lutou para o retorno dos Targaryen ao Trono de Ferro e que deseja Tyrion aconselhando a Mhysa. A contragosto o anão resolve seguir com Varys, só que antes vão em Volantis, ainda com um objetivo misterioso.

Em Meereen, Dany derruba a Harpia que é símbolo da cidade, e começam a matar Imaculados longe de seus postos, como em prostíbulos procurando por carinho. Os inimigos se intitulam Filhos da Harpia e desejam o retorno do regime escravocrata de antes, para tentar apaziguá-los os conselheiros nativos pedem que a Mãe dos Dragões reabra a Arena. Ela é do contra.

DANYUm dos Conselheiros acaba matando um prisioneiro Filho da Harpia que aguardava um julgamento justo e Dany de mãos amarradas é obrigada a decapitá-lo por traição a rainha. Recebendo a revolta dos libertos, dos antigos senhores e também dos dragões que não a respeitam como antes. O que será da última Targaryen?

Bravos

A trama de Arya andou muito pouco. A Stark espadachim só apareceu no episódio 2 chegando a Casa de Preto e Branco que dava nome ao capítulo e não conseguiu sua passagem de entrada. Jogando a moeda que a levou até ali no Mar.

Moeda essa que voltou junto ao misterioso guardião local que ao tocar no rosto revelou ser alguém conhecido (até certo ponto) Jaqen H´ghar. Adoro o personagem e gostei que substituíram alguns genéricos que acompanhariam Arya nessa nova jornada por um rosto conhecido do público.

Por Westeros

Os quatro personagens importantes restantes ainda estão na estrada. Brienne sem rumo depois que Arya recusou sua proteção acaba se deparando com Sansa e Mindinho, o guerreiro das palavras derruba a gigantesca moça, ficando fácil para Sansa recusar sua oferta afinal Brienne não protegeu nem Renly, nem Catelyn, seus antigos senhores.

Inconformada ela segue a dupla com seu escudeiro Podrick.

Essas duas dramas serão totalmente novas para os leitores. Sansa já alcançou seu último POV (Ponto de Vista) como são chamados os capítulos pela visão de personagens de George R. R. Martin. Sua jornada na 5ª temporada é completamente nova.

SANSA E MINDINHOBrienne tinha um encontro com alguém que foi removido da adaptação, não entrarei nesse mérito. E portanto, seu encontro com Sansa e o que virá a seguir será como acompanhar uma obra aberta sem vínculos. Talvez aproveitando um detalhe ou outro.

Nos vemos na próxima semana em Westeros e além…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s