RPG ONLINE – MARVEL AVENGERS ALLIANCE (MAA)

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Desde que comecei essa sessão ela serviu exclusivamente para falar de casos, aventuras e problemas do 2ic (meu principal condutor do RPG online) e outros programas ou sites relacionados ao hobby. Só que no meu tempo livre em dois períodos um mais curto e outro mais longo passei a me dedicar a um jogo que considero ser um RPG online e por isso dessa vez darei uma pausa no 2ic para cobrir outra vertente desse universo online.

MAA

Depois de ficar estagnado com meu Playstation 1 de três gerações passadas por um tempo, sem jogar infinitos jogos exclusivos ou não do PS2 consegui uma promoção e comprei o meu Playstation 3. Essa história já tem algum tempo e não existia sua versão 4.0. Logo depois disso consegui um trabalho que limitou o meu tempo útil, até hoje consegui concluir apenas dois jogos no meu “novo” videogame God of War 1 (isso mesmo que leu, afinal não joguei suas versões de PS2) e Metal Gear 4.

O segundo jogo emprestado do meu amigo Robert aqui do VVE, outro jogo que ele me emprestou no mesmo período foi Final Fantasy XIII. Série que sempre fui mega fã e pulei do FF IX para o XIII, sabendo alguns detalhes daqueles que cobriam esse período de tempo, embora não tenha jogado nenhum deles por tempo suficiente.

Final Fantasy XIII é visualmente perfeito, tem uma história complexa, mas a jogabilidade em si tem certos problemas. O jogo é praticamente em linha reta sem escolhas a ser feitas, o dificulta parar para evoluir e nem recomendaria isso porque sua evolução de personagem é muito lenta, chegando a ter que coletar 2000 pontos para ganhar HP+10 para um personagem que faz o papel de Guerreiro e não tem 2000 de HP num máximo de 9999.

FF XIIICom isso um fato simples se deu, eu comprei o jogo e entreguei o que me havia emprestado porque não gosto de ficar com nada dos outros por muito tempo principalmente sem usar e parei no capítulo 11 de 13 do jogo, o qual não conclui até hoje e olha que ele já tem 2 continuações.

Apresentação feita. Cheguei a comprar outros jogos e sem terminar aquele achei que algo estava incompleto e resolvi deixá-lo lá com uma bela coleção sem mexer. Só que estava muito a fim de jogar algo. No meu tempo no computador para fazer matérias, escrever e jogar no 2ic me aproximaram dos chamados jogos de browser e um deles foi o meu primeiro teste, um jogo do Facebook chamado Marvel Avengers Alliance.

A Marvel tinha causado aquele efeito místico nas pessoas, mesmos aqueles que nunca acompanharam quadrinhos (não é o meu caso) com seus filmes que levavam milhões de pessoas ao cinema e o jogo de jogabilidade simples, tinha uma história razoável e inédita para aquela plataforma. Você jogava com um agente da S.H.I.E.L.D e com heróis da Marvel.

HERÓIS DA MARVELNão só os Avengers como também X-Men, Inumanos, Guardiões da Galáxia, Quarteto Fantástico, e outros personagens do universo do Thor como, por exemplo, os Três Guerreiros: Volstag, Hogun e Fandral que eram personagens de quinta linha da Marvel, só que apareceram nos filmes do Deus do Trovão e ganharam seu lugar ao sol no jogo. E para a surpresa geral da nação eram ótimos, quanto mais dois deles juntos.

Começarei hoje a falar do início do jogo, como ele funciona desde o princípio. E voltarei a falar em outras matérias de como está hoje, seus principais eventos e o que me motiva a continuar jogando com o tempo que divido entre outras tarefas no computador e o MAA como é conhecido nos grupos e fóruns.

O início

Jogos de browser podem ser simples, com péssimos gráficos, travados em toda a sua extensão, visualmente estranhos; MAA não tem nenhum desses problemas. Logicamente que uma internet mais rápida acelera o carregamento do jogo, lutas e telas dentro do mesmo. Só que uma internet mais básica (no universo atual imagino que falo de banda larga não discada) já dá um senhor suporte.

Todos os jogos do Facebook pedem para ter acesso ao seu e-mail cadastrado, suas informações básicas e data de nascimento, isso é praxe e aqui não é diferente. Confirmando esse comando o jogo é carregado.

Atualmente nessa tela temos as seguintes opções: Presentes (envia presentes para seus aliados, em momentos do jogo é imprescindível essa opção como nas Specs que falarei mais a frente); Jogar (não preciso explicar); Aliados (convida pessoas, aceita, ou rejeita (a escolha é sua, muitos aliados principalmente ativos no jogo são sempre bem vindos), Comprar (a empresa responsável pelo jogo chamado Playdom precisa vender seu peixe e aqui está em forma de pratas e ouro usados no jogo – deixarei esse tópico para o futuro das matérias de MAA); Mensagens (aqui fica os presentes enviados, os pedidos de ajuda com aviões do Heliporto e etc) e por último Idioma (dos mais variados possíveis) e Ajuda (onde fica o Fórum oficial do jogo).

BARRA DO JOGOLogo após uma apresentação na forma de pequenos slides que permite que seu computador rode tranquilo, temos a primeira opção do jogo escolher que seu agente vai ser do sexo masculino ou feminino, como é um RPG desde o princípio, o sexo do jogador não interfere nessa escolha. Tem jogadores que RPG que jogam muito bem com personagens femininas e a recíproca também é verdadeira. No MAA isso vai ser só o visual do seu personagem, não influenciando em nada no decorrer do jogo.

Escolhido o sexo você pode jogar direto ou personalizar cabelo, pele do personagem e batizá-lo. As roupas vão variar conforme conseguir itens do decorrer do jogo. Novamente a opção de iniciar retorna e encara seu primeiro combate solo vs. uma Sentinela (vilão clássico dos X-Men).

A luta em si é um treinamento/tutorial com setas verdes gigantescas mostrando exatamente cada passo na batalha. Impedindo as pessoas de falar que o jogo era muito difícil em sua introdução e dropar antes mesmo de ganhar 1 de XP.

Dali o jogo apresenta a história do Pulso, uma onda de energia que atingiu a terra com pedras iguais a meteoro contendo uma substância chamada Iso-8 que são joias variadas que serve de motivadores para os vilões que vão surgindo, para a história em si, ao mesmo tempo que dá aquele upgrade no seu personagem.

O próximo passo já vem à primeira aparição de Nick Fury, Maria Hill e o Homem de Ferro, os dois primeiros são seus conselheiros do início do jogo até agora e o último o primeiro herói adicionado a sua coleção. Um primeiro susto para quem começa a jogar agora, afinal há 2 anos quando MAA surgiu ele tinha 28 personagens jogáveis incluindo clássicos como Thor, Hulk, Wolverine, Ciclope, Tocha Humana, Coisa. Hoje já temos 101 heróis recrutáveis no jogo. Nem todos liberados e alguns com um custo astronômico para quem inicia sua jornada. Só que ao gostar do que viu, esqueça esses obstáculos e aproveite, compre os mais baratos e vá em frente.

Introdução finalizada. Vemos a tela básica de jogo com seu agente, nível e experiência; a energia que é usada nas lutas uma barra com 60 que enche 1 ponto a cada 3 minutos e gasta 10 por batalha comum de jogo, e os principais componentes do MAA: prata usada para treinar heróis, fazer pesquisas, conseguimos prata nas fases e também voando no Heliporto com até 8 aviões que variam do nível 1 ao 6; ouro a grande moeda do jogo porque pode ser trocada por quase tudo, exceto prata (no início do jogo podia inclusive ser trocada por prata). São os dois únicos componentes que inicia o jogo com pelo menos 1 : 1000 pratas e 6 barras de ouro.

Além disso, temos o CP (Comand Points) usados para recrutar heróis que variam de custo entre 15 e 200 Pontos; os S.H.I.E.L.D Points também usados para treinamento e pesquisa; o Isos Especiais para as Specs que todo jogador ganha 440 quando se inicia uma Operação Especial (mais informação em breve) e funcionam igual à energia e por últimos as Caixas Fortes (usadas para recrutas alguns heróis que já foram vilões) essa aqui demanda de mais tempo para explicar.

SEGUNDA BARRANo cenário na parte inferior temos Tony nosso primeiro aliado genérico, a tela para conseguir aliados e por último a luta da fase que tem 4 tipos de ícones azul (ameaça baixa), amarelo (ameaça média), vermelho (ameaça alta) e os mini-chefes e chefes com o rosto do vilão em si.

A primeira ameaça da fase é vermelha com o auxílio da Viúva Negra que após a batalha será recrutada de graça para o seu grupo, somando 2 de 101 personagens. Só estou brincando ok. Há ícones próprios dentro da tela de batalha que falarei em outras matérias.

A terceira batalha traz o Capitão América, um aliado de nível superior que não poderá recrutar tão cedo (90 CPs) só para mostrar a diferença de níveis entre os seus heróis e agentes e o que aguardam recrutamento. Nessa batalha somos apresentados aos Chamados de Socorro, aliados que o ajudam no combate. Quando maior o nível maior a ajuda que eles podem proporcionar. Afinal posso ser nível 1 no jogo e ter um aliado de nível 300 (o máximo permitido).

Conquistando o nível 2 do jogo recebe acesso ao Convés, local para conseguir mais pratas e evoluir lentamente os seus heróis no tempo ocioso do jogo. Com voos de 3 minutos a dias. Junto ao convés aparece a área de Missões que já tem 2 temporadas e o espaço para as Operações Especiais. A primeira temporada com 12 capítulos de seis fases cada e a segunda com 6 capítulos até o momento com também seis fases cada. Um jogo infinito as suas mãos.

CONVÉSNo canto esquerdo aparecem pequenas missões extras que concedem pratas ou experiência extra conforme são concluídas. Fico por aqui hoje, porém volte em breve para continuar explorando todas as nuances do MAA.

Até breve agentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s