Insira Aqui uma Legenda

POR JOSÉ ALFREDO

Bem pessoal, como estão? Hoje vim aqui para falar sobre algo sério que vem me preocupando há um bom tempo (e creio que muitos de vocês). Até então ficava mais na conversa entre amigos, piadas corriqueiras e coisas do tipo, mas sinto que deveria prever que isso um dia ocorreria. Sim, estou falando do fim dos filmes legendados no cinema.

MATÉRIA LEGENDAS JÚNIOR 

No dia 07/08/2014 foi anunciado nas redes de cinema daqui da região que para o filme Guardiões da Galáxia só haveria sessões dubladas. Isto foi uma surpresa, pois este filme, tanto eu como meus amigos, estávamos ansiosos para vê-lo. Desde seu anúncio 2 anos atrás ficamos no aguardo para sua estréia.

Não que tenha sido pego de calças na mão, pois dias antes já buscava no site oficial informações quanto ao filme sobre os horários das sessões e já garantir o ingresso. O temor começou quando vi que filmes anteriores só possuíam sessões dubladas, mas imaginava que era devido já estarem para sair da programação. Fiquei meio encucado quando um amigo disse que o novo filme do Planeta dos Macacos só possuía desde a estréia sessão dublada, mas a ficha não caiu na hora.

É bom deixar claro que aqui em Barra do Piraí/RJ ficamos sem cinema por quase 2 décadas (se me lembro bem o último filme que vi no antigo cinema fora Rei Leão e foi naqueles cinemas típicos cinemas antigos e imensos que tínhamos no passado), logo para apreciarmos um bom filme no cinema tinha sempre que ir a cidade vizinha. Bem, finalmente tendo um cinema por aqui via como a oportunidade de poder assistir a filmes no momento que eu quisesse.

O primeiro filme que passou por aqui fora John Carter e só havia sessão dublada. Como estava com minha mãe vi o filme, mas tão logo cheguei em casa mandei um e-mail para a gerência para saber se havia a intenção de aqui em Barra passar filmes legendados. A resposta que eu tive era que mesmo que a preferência do grande público sejam filmes dublados ao menos a semana de estréia haveria uma sessão legendada. Isso eu poderia entender e aceitei totalmente. É uma lástima ver que o motivo do público brasileiro preferir filmes dublados não é pelo patriotismo de ouvir o filme no seu idioma de origem ou muito menos porque buscam homenagear os ótimos dubladores que temos por aqui (ditos como os melhores). O motivo é porque ler e ver ao mesmo tempo cansa. Sabe ler é difícil quando tem imagem acompanhando…

Nem vou ficar debatendo sobre isso. Se você usa a Internet deve ter visto a quantidade de analfabetos funcionais (e porque não dizer analfabetos completos) que aparecem em redes sociais.

Ao saber que só teria sessão dublada por aqui em Barra do Piraí fomos logo procurar se nas cidades da região haveria uma sessão legendada. Negativo. Mesmo em cidades cujo filme teria 3 horários de exibição por dia só haveria dublado.

Um amigo até meu passou o endereço de outra rede de cinema que há na região e lá também só tinha filme dublado.

Então como bons nerds, meus amigos e eu exercemos nosso direito de loprarmos eloquentemente via e-mail para a gerência para sabermos o motivo da mudança. Dias depois a resposta veio. A razão foi simples: filmes dublados têm muito mais públicos que legendados.

Sério? É claro que tem mais público. Por isso mesmo eu achava ótimo a idéia anterior. Normalmente quem vai aos primeiros dias do lançamento de um filme são pessoas que estão ansiosas para vê-lo. Não apenas vão pelo filme em si, mas por causa dos atores. Acho que isso é óbvio, não? Preciso explicar que parte importante de um filme são seus atores? Mas aparentemente isso não é óbvio para todos. Deve ser por isso que atualmente basta colocar na tela um monte de rostinhos bonitos que sabem fazer caras e bocas que é o bastante para o filme ser um sucesso. Independente de ser legendado ou dublado. Talvez Crepúsculo funcione como filme mudo.

Não posso debater aqui sobre os números que determinaram essa posição da rede de cinema, logo só tenho minha experiência pessoal como base e através dela eu digo que durante a semana de estréia, qualquer dia que fosse sempre tinha um bocado de gente. No dia de estréia então nem se fala. Filmes de super heróis como Vingadores, Batman e Superman estavam tão lotados que a fila se estendia até fora do shopping. Ah sim, lembre-se que estou falando sobre um cinema que fica numa pequena cidade. Nos dias de estréia tinha tanta gente que antes de implementarem o sistema de cadeiras marcadas eu tinha que chegar ao cinema com mais de 1 hora de antecedência para pegar um bom assento.

Bem, o importante é que neste mesmo fim de semana, após nossas insistentes críticas, fomos informados que haverá sim o retorno das sessões legendadas. Uma pequena vitória, pois não será em todos os cinemas da região o que ainda inviabiliza para muitas pessoas assistirem devido à locomoção. Não podemos, portanto, darmos por satisfeitos.

É bom deixar claro que eu adoro filmes dublados. Ora bolas, nasci nos anos 80, então praticamente toda minha infância e adolescência fora assistindo a desenhos e filmes dublados. Tenho um carinho e admiração imensos por vários dubladores como Garcia Junior (dá voz aos personagens do Arnold Schwarzenegger e o PicaPau), Carlos Seidl (voz do Seu Madruga), Letícia Quinto (voz da Saori), Élcio Sodré (voz do Shiryu), Orlando Drummond (lendário) e tantos outros, mas isso não significa que devo perder minha opção de escolha.

Normalmente um filme fica em cartaz de 6 a 8 semanas. Será que é tão prejudicial ficar 1 semana passando legendado sabendo que ainda haverá sessão dublada?

O motivo principal de eu ir ao cinema é para usufruir 100% do que o filme pode dispor. Aproveitá-lo da forma como foi concebido. Posso muito bem depois vê-lo dublado na TV, na telinha do computador numa qualidade inferior, mas quando vou ao cinema eu quero assisti-lo da mesma maneira que o diretor do filme o fez. É pedir muito?

Resposta: Aparentemente, é.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s