RPG online – Precisa-se de novos critérios

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Antes de escrever a matéria dessa semana procurei em todo o arquivo do RPG online com suas observações, resumo da Season 1 e 2 e outros temas algo que deixei passar em branco. Ou até um complemento ao que gostaria de fazer hoje, e não achei nada satisfatório para tocar nesse assunto. Detalhes logo abaixo.

NOVOS CRITÉRIOS

Em matérias passadas discuti todos os critérios que usei para recrutar jogadores para as três campanhas online de SIF no RPG 2ic, desde o básico aviso de vagas, a avaliação de fichas, compromisso (aparente?), interesse demonstrado com perguntas do sistema, mundo de campanha (Inpergoh) ou até mesmo da trama. E todos foi bola fora.

O tempo passa muito se muda, novas obrigações, que vão afastando naturalmente um grupo menor do jogo de faz de contas chamado RPG, tornando essa seleção cada vez mais difícil.

OBRIGAÇÕESCom isso em mente pensei o que usar de critério para a seleção de próximas aventuras, além de poucos interessados em cada universo (RPG de mesa ou online) que conheço. Que tal os atuais jogadores indicarem pessoas, alguém que tenha ouvido algum detalhe do jogo, do sistema e tenha tido curiosidade. Não importa se já jogou ou não, nunca tive problemas em mostrar o caminho das pedras.

Isso não é de maneira nenhuma despejar a responsabilidade da seleção sobre os outros e apenas um novo recurso, que também se soma a dois fatores extras para essa seleção do Season 4 online.

SEASON 4O primeiro deles é uma pré-aventura, uma espécie de introdução que dará cara de como será a aventura para todos, se desgostarem é a chance de abandonarem o navio antes do início e voltarmos ao processo de seleção. Pode ser demorado para quem deseja jogar sem grandes pausas, mas é necessário para que as aventuras fluam melhor, que gastar um gigantesco tempo pensando em como remover fulano ou beltrano do jogo.

O segundo novo critério é o período de inscrição evitar os meses de dezembro a fevereiro e julho, se for possível, é quando os marinheiros em férias cumprem tudo que se espera de um bom jogador, só que é temporário, já aconteceu duas vezes e me deu conta tardiamente. Um deles até pediu para retornar nas “férias”, só que era o exato momento que o personagem dele tinha voltado com um papel essencial, e que fosse entregue nas mãos dele mudaria o rumo da trama.

Tive que puni-lo de certa forma, evitando seu retorno e mantendo-o como NPC para que continuasse com a ideia de antes. Fato esse que ainda não se concretizou por problemas pessoais meus e dos outros jogadores, o ritmo em si diminui nas últimas semanas.

Mesmo não sendo do tema “online” até que prove ao contrário, o próprio playtest está passando por dificuldades “técnicas” do mesmo nível que precisará ser ajustada em breve.

Boa sorte com os novos critérios e vida longa ao RPG em qualquer plataforma ou lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s