RPG online – Análise Taulukko

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Recentemente tive um comentário na matéria RPG online – NEWs pedindo para falar a respeito do Taulukko: (http://www.taulukko.com.br).

Sendo bem sincero conhecia poucos “programas” para joga RPG online além do 2ic que utilizo e do RPG Firecast mencionada na matéria citada e já vi uma vantagem de cara ao acessar o link que me foi passado.

O Taulukko não é um programa a parte no seu PC, é apenas uma aba no seu browser, tornando-o ainda mais leve que seus concorrentes. Usarei essa palavra por falta de uma que seja adequada.

TAULUKKO

Cadastro super simples, com aquele clássico e-mail de confirmação e aí é só aguardar os anões colocarem suas cotas de malha, uma ótima frase de carregamento para um programa do gênero e pronto chegou a sua tela inicial.

print 02

No canto esquerdo no alto se localiza um dado e o Botão Início que voltam à página inicial do seu perfil e um arquivo de fichas prontas, incluindo fichas feitas pelos próprios usuários para utilização universal.

Essa parte de ficha tem opções de mais utilizadas, com mais estrelas (uma categoria clássica) e a opção de criar o próprio modelo Começando com nome e duas descrições, seguindo de até 5 folhas separadas como desejar e por último a publicação em si do seu modelo.

print 01

Só que há um, porém nessa história, na hora da criação da ficha, os tais comandos não são tão simples quanto um noob em certas áreas da informática como eu gostaria e no final não consegui pegar a ficha que já uso e simplesmente replicá-la. Primeiro ponto negativo depois de ótimas primeiras impressões.

print 03Seguimos com a parte do profile, as duas primeiras opções parecem deixar e-mail para contato e depois se está disponível ou não para aventuras. Seguida de nome, descrição, opção de troca de senha, avatar e tutoriais.

Logo abaixo tem o nível que não sei qual é o critério para ganhar experiência.

Na parte do jogo em si o Taulukko dá três opções: criar uma campanha, procurar uma já existente ou procurar jogadores para a mesma.

print 04

A opção de busca em si é bem detalhada com diversas as opções de busca avançada o que ajuda muito quem está chegando ao programa agora, independente da história curta ou longa com o RPG.

Ainda na tela base temos a Loja Taulukko, o Buteco que é uma área conhecida como Tavernas em outros programas semelhantes, onde se joga conversa fora sobre jogo ou outros assuntos genéricos.

Há também o Mini Taulukko que seria uma propaganda compartilhada entre o seu site o próprio programa de RPG.  E temos a modalidade de jogo rápido, como à ideia da matéria era só fazer uma demonstração do programa não quis interferir em campanhas ou jogos prontos por falta de casar o tempo.

Voltando a parte de criação de campanhas, só um adendo aqui campanha é qualquer conjunto de aventuras de RPG, é sempre bom lembrar que existem marinheiros de primeira viagem lendo o conteúdo do VVE também.

A campanha teste em si tem todas essas descrições abaixo e sub-menus com opções de Início, Jogar, Editar, Logs, Anexar Modelo, Lista negra e Denunciar.

print 05Ao acessar “Jogar” aparece dentro da sala que assim como no RPG Firecast só tem uma aba de chat, com o nome da pessoa e sua descrição, embora a fonte seja maior e permita mais de um parágrafo ao mesmo tempo sem causar o efeito flood do concorrente citado. Um único problema é que a parte onde insere a mensagem seja muito pequena para edições.

print 06

Em compensação achei outro ponto positivo que é mesmo saindo da sala enquanto não apaga com o botão Vassoura das Ferramentas seu texto fica salvo ali. O 2ic teve que criar um auto-log para evitar um dos seus maiores problemas perda dos Logs.

Ainda sobre o jogo falar das outras ferramentas, há uma bomba para chamar a atenção dos jogadores, sinais sonoros são sempre bem vindos à internet. Os macros que alteram nicks, rolam dados, marcam horas. O programa tem os recursos clássicos de rolagem de dados, notas, off-topic (que seria o pvt do 2ic), imagens, o grid (ao mesmo tempo em que é simples ajuda facilmente a localizar os personagens) e por último o botão de desativar o som.

print 07

Os demais sub-menus mostram o arquivo dos logs, lista de pessoas banidas, anexam modelos de ficha a sala, ajudando muito o mestre a ganhar tempo.

O Taulukko se prova muito bom para jogos rápidos, senti falta de ferramentas para jogos mais longo como NPCs explicativos nas salas, a ficha mais simples de montar. Só que o saldo final é super positivo.

Uma consideração sobre “RPG online – Análise Taulukko”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s