Resumo da obra – nº 32

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

24 Horas sendo 24 Horas, um capítulo com tensão a todo instante e Jack Bauer em ação já é bom por natureza, em compensação a concorrência é desleal e esmaga “cabeças”.

Com spoilers

Resumo da Obra

Game of Thrones 4×08 – The Montain and the Viper: A fama da série foi sempre trazer o “boom” no penúltimo episódio. Foi assim com Black Water na 2ª temporada, o Casamento Vermelho na 3ª temporada e usar o último ato para encerrar tramas menores e preparar o terreno para o futuro.

Dessa vez foi diferente tivemos o Casamento Roxo logo no 4×02, se desdobrando no julgamento de Tyrion antes da pausa e seu julgamento por combate nesse antepenúltimo episódio que chutou portas nos Sete Reinos e além.

Antes de chegar ao final vamos pincelar outras tramas exploradas, começando com Theon Greyjoy/Fedor que conseguiu convencer seus antigos companheiros da Casa Greyjoy a sair do cerco a Fosso Cailin em troca de uma viagem segura para casa, outra armadilha de Ramsay que aproveitou para esfolar todos e tomar o lugar e ainda de brinde recebeu do pai uma carta para deixar de ser o bastardo e se tornar oficialmente o herdeiro do Norte como um Bolton.

Mindinho encara o julgamento dos Senhores do Vale pelo suicídio suspeito de Lisa Arryn, só que Sansa que poderia colocar a corda em seu pescoço se revela uma Stark e a loucura da tia que a levou a cair do Portão da Lua. Usando sua influência após a inocência Lorde Baelish convence os Senhores a levar Robin Arryn para uma jornada pelas casas irmãs com o intuito de conhecer o mundo que está sob seu domínio – Finjo que acredito nele – e Sansa com o Mindinho em suas mãos, se transforma numa bela dama manipuladora e entra no Jogo dos Tronos de vez.

SANSA NEW

Nos portões do Ninho de Águia, Arya e Cão de Caça chegam para receber a recompensa pela menina e recebem a notícia da morte da Senhora do Vale há três dias. Arya começa a gargalhar sentindo o desdém com a tia que não conhecia e a desgraça de sua jornada. Parece que não irá haver cruzamento entre as irmãs, lembrando que Brienne e Podrick também estão a caminho do Ninho.

Em Meereen Sor Barristan descobre por um pergaminho misterioso que Sor Jorah era um espião da Aranha e que havia recebido perdão real, Daenerys repudia seu primeiro cavaleiro e o torna novamente um exilado, sem reis ou companheiros.

Próximo a Muralha, os Selvagens atacam a Vila Toupeira e Ygritte por pouco salva Gilly e seu bebê da matança generalizada, com novas perdas os Patrulheiros agora sentem que o ataque de Mance Ryder pelos dois lados do Castelo Negro está muito próximo.

Todas as peças se movendo, com exceção de Stannis e Bran que não deram as caras e tampouco fez falta.

Depois de um conversa metafórica sobre matanças de besouros, chega o momento de Oberyn Martell lutar por Tyrion e por sua irmã e sobrinhos mortos pela Montanha. Sem proteção ele é advertido pelo Duende, mas não escuta, fala que seu estilo é exatamente esse e mostra leveza ao entrar na arena de combate.

FIGHT

Contra todas as chances, seus golpes de lança cortam pontos chaves na armadura da Montanha, removendo seu elmo e o levando ao chão, na velha história de David e Golias, só que o ódio no coração, à vingança declarada, faz com o que o Princípe Dornês não se foque no combate para terminar rápido e vencer. Ele precisava de uma confissão, só que a mesma veio tarde.

Seu descuido o leva ao chão, a ficar com a boca desdentada com um simples soco, ao ter os olhos pressionados pelo Titã de Cersei até ter sua cabeça esmagada, deixando Cersei com um sorriso no rosto, Tywin satisfeito por ver o neto vingado e o filho que despreza com a cabeça a prêmio, um James absorto com o que aconteceu e Tyrion com o olhar de que foi tudo em vão, sobre os gritos de Ellaria Sand.

Com esse gosto agridoce nos despedimos de Oberyn Martell na série, juro que sentirei mais falta dele que de Ned e Robb Stark, que erraram a sua maneira, só que confiando nas pessoas erradas, o motivo da morte de Oberyn vem da família em si, coisas que os Stark deixaram de lado, quando Catelyn abandonou os filhos menores a própria sorte e libertou James colocando a cabeça de Robb em risco.

Que venha o 4×09.

24: Live Another Day 9×06: A metade da temporada nos revela que Jack Bauer queria ser a ponte entre o traficante de armas de Margot Al-Harazi, por trabalhar para ele há dois antes, desmantelando seus negócios como um Justiceiro agora sem vínculo com a América ou qualquer outro país.

Depois que a CIA é atacada, o presidente Heller de mãos atadas e cobrado pelos ingleses autoriza Jack Bauer a fazer o que bem entender para descobrir o paradeiro de Margot e seus drones assassinos, resultado Jack convoca Kate Morgan que volta ao campo depois de ser demitida uma segunda vez.

Utilizando a moça como isca, a deixando inconsciente para ganhar a confiança do traficante e conseguir devolver um dinheiro que roubou para acessar sua conta bancária e com a ajuda da super hacker, Chloe.

KATE RULA

Só que no meio disso tudo, os ingleses são alertados do Alzheimer de Heller e com receio de suas tomadas de decisões colocam um esquadrão para perseguir Bauer, descobrindo Kate Morgan no porta-malas e pensando tudo errado. Eles acabam salvando a garota de ter uma furadeira perfurando seu olho enquanto viva. Que tipo de tortura é essa? Morte.

Só que o traficante acaba dando um de lunático e se explode com uma granada, Jack ainda consegue concluir a transação que localiza o celular de Simone Al-Harazi.

Enviada pela mãe para matar a cunhada e a sobrinha para que seu plano de destruir Londres para punir o presidente dos EUA não tenha mais falhas, o lado humano da ruiva com uma testa protuberante (sim eu fico reparando nisso) fala mais alto, só que a burrice de sua cunhada a leva a morte, com sua filha de testemunha. Correria começa com Simone atrás da menina e termina com a filha de Margot atropelada por um ônibus.

Nos minutos que sobraram, Mark recebe uma pressão dos russos sobre o acordo que falsificou para trocar Jack Bauer após a prisão que não deu certo e Navarro se revela um espião de um inimigo ainda desconhecido, que forjou provas contra o marido de Kate para retirar o seu da reta.

SONSOInfelizmente o analista da CIA pegou o erro nos relatórios e está fazendo pesquisa sem autorização e colocando o dele na reta, provavelmente daí teremos uma virada de mesa. Afinal 12 episódios só com essa história de Margot acabariam enrolando a trama de um jeito ou de outro.

Fora isso tem um detalhe no ar. A temporada foi vendida como se passando num período de 24 Horas para manter o nome da série e até agora cada episódio teve o tempo de uma hora certa. Em algum momento haverá um salto temporal?

Continua em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s