O Amigo da Vizinhança Voltou

Homem-Aranha 01

POR JOSÉ ALFREDO

Olá pessoal, cá estou voltando a comentar sobre filmes e como podem ver acima é sobre o Espetacular (ah, não é pra tanto) Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro!

Mania desse povo de colocar subtítulo em tudo. ¬¬

Antes de começar quero agradecer a Sony Pictures Entertainment por finalmente fazer valer eu usar a porcaria do óculos 3D. Ainda que não haja cenas realmente em 3D, o filme é praticamente feito com realidade aumentada (até nos créditos!) e isso deu uma emoção e adrenalina a mais ao assistir ao filme.

Tudo bem que todo estúdio hoje em dia quer enfiar nas nossas gargantas filmes 3D que de 3D não apresentam nem o título e para pessoas, como eu, que usam óculos, a experiência de ter 2 óculos na cara por 2 horas é horrível. Ao menos, neste filme a realidade aumentada ajudou a esquecer (parcialmente) este incômodo.

Acrescento aqui que aparecerão SPOILERS do filme então recomendo que vejam o filme antes.

Homem-Aranha 02

Enfim, comecemos?

Devo dizer que, após sair do cinema ao ver ao 1º filme há quase 2 anos, eu gostei um bocado. Talvez tenha sido o péssimo gosto na boca que o 3º filme da franquia anterior dirigido por Sam Raimi deixou ou tenha sido a magia do cinema, mas eu curti. Hoje admito que o filme dirigido por Marc Webb (que sobrenome sugestivo heim) apresentou dezenas de defeitos (especificamente são 53 como bem mostra esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wy-v4c4is-w) e em virtude disso, eu temia que o 2º filme não fosse dar certo.

Aparentemente, os responsáveis pelo filme também tiveram essa preocupação e fizeram questão que todas as arestas criadas no 1º filme fossem aparadas nesse.

Um dos plots exclusivamente criados para o filme anterior foi o envolvimento dos pais do Peter Parker quanto ao acidente que lhe concedeu os seus poderes. Todo um mistério foi feito e temos a conclusão no novo filme e digo que não poderia ser mais clichê.

Ah sim, já que estamos falando disso, mencionemos as várias subtramas que o filme apresenta. Como o próprio subtítulo diz, temos a apresentação do vilão Electro interpretado por Jamie Foxx (falemos da atuação dele e do elenco mais a frente) como também da situação atual do relacionamento entre Peter Parker e Gwen Stacy após os acontecimentos passados, além da aparição de Harry Osborn (Dane Dehaan, que cara estranho), amigo de infância (extremamente conveniente) de Peter e único herdeiro do legado de Norman Osborn (Chris Cooper), que em toda a mitologia do Homem Aranha sempre fora seu inimigo principal e nesta nova franquia eles sequer se conhecerem pessoalmente. Putz, já ia esquecendo do Rino (Paul Giamatti), mas ele só está no filme mesmo pra dar gancho para um possível filme do Sexteto Sinistro no futuro. Se não conhece, relaxa, pois logo conhecerá. Claro, se isso for pra frente mesmo.

Eu diria de todas as subtramas, a mais importante seria a do relacionamento entre Peter (Andrew Garfield) e a Gwen (Emma Stone *_*). Para quem lê ou conhece os quadrinhos sabe o quanto este filme influenciará a vida do Homem Aranha. Mesmo sendo um filme claramente de ação e dito com foco para o público infantil, gostei muito dessa atenção, pois também deu ensejo a um lado genuinamente humano do herói que até nos quadrinhos sempre foi uma das virtudes e características do Homem Aranha. Enquanto mesmo que estejam sem seus uniformes, normalmente os heróis são sempre mostrados lidando com situações cotidianas como se estivessem acima disso. Já a atuação de Andrew Garfield passou a impressão de Peter ser um adolescente típico dos dias de hoje sem soar clichê. Já Emma Stone foi excelente na sua performance.

Se vocês ainda não sabem, eu tenho um fraco por ruivas, mas Kirsten Dunst me fez ter raiva da fútil e escrota Mary Jane na trilogia anterior. Já Gwen Stacy é seu extremo oposto, não apenas apoiando Peter como querendo ajudá-lo sempre que pode. E ela não fica que nem uma barata tonta gritando histericamente a qualquer situação que nem a outra. No futuro, quem acabar sendo a Mary Jane, vai ter que fazer jus a lacuna que Gwen Stacy deixou… Você está perguntando como assim “lacuna”? Bem…

Um adendo: durante a produção do filme iria haver a participação de Mary Jane Watson interpretada pela atriz Shailene Woodley (atualmente como a protagonista Beatrice de Divergente), mas suas cenas acabaram sendo excluídas do filme como forma de evitar uma outra subtrama para o filme e que só o tornaria mais confuso. Eu agradeço pela decisão. Após ver o filme, eu imagino a dor de cabeça que daria se aparecesse outro interesse amoroso na história.

Continuando, para quem viu o 1º filme, antes de morrer, George Stacy (Denis Leary), policial e pai da Gwen fez com que Peter prometesse que este se afastaria dela para evitar com que ela corresse perigo. Eu diria que é até um pedido justo, mas tremendamente clichê. Neste novo filme, já deixa claro que o Peter até tentou manter a promessa, mas seus sentimentos foram mais fortes e ele continuou namorando a Gwen. Ele foi além e fez uma das coisas mais coerentes que já vi num filme de super herói: ele contou pra ela sobre a promessa! De boa, uma das coisas mais que vemos no cinema e TV é vermos uma pessoa impor a alguém uma promessa e este passar a continuação inteira sofrendo situações constrangedoras e imbecis por isso. Achei uma atitude extremamente sensata Peter revelar pra Gwen o voto que fez, mas dizer que não conseguiu se afastar dela. Ele, durante o filme, sofre por ter quebrado a promessa, mas ainda assim é uma conduta bem mais humana do que bancar o babaca e ficar afastando a mulher amada com desculpas esfarrapadas.

Homem-Aranha 03

O segundo relacionamento diretamente ligado ao Peter é com Harry Osborn. Quando o Peter apareceu dizendo que Harry é seu melhor amigo mesmo sem vê-lo por 8 anos eu já estava achando que a magia da conveniência iria fluir solta, mas as palavras “ele que me consolou quando criança quanto a morte de meus pais” deu a reflexão que eu precisava para aceitar essa amizade. A presença de Harry fora a proximidade e fatídica morte de Norman Osborn. Antes de partir e passar seu legado bilionário ao filho (o qual Norman afastou de si por todo esse tempo), ele diz ao filho que os Osborn possuem uma doença genética e este é o motivo de sua morte como é o motivo dos sintomas que Harry apresenta. Mais a frente Harry julga que apenas o sangue do Homem Aranha pode lhe ajudar e aí toda a tragédia acontece.

Dane Dehaan, intérprete de Harry Osborn, é um ótimo ator e tem uma presença naturalmente sinistra. Creio que o diretor se utilizou disso para sedimentar a mudança rápida de comportamento dele na película e a sensação que passou fora meio forçada, o que pode ter influenciado o filme e feito dele de uma atração mais juvenil para algo mais adulto, o que no caso não é muito bom para um filme de super herói.

Homem-Aranha 04

Meio que conflitando com isso, vem o vilão Electro, interpretado por Jamie Foxx de forma um pouco cartunesca. A sua atuação não compromete o filme, só traz um pouco de confusão com o que a Sony espera com a franquia do Homem Aranha. Se ela quer manter uma linha mais realista de forma similar ao que a Warner/DC tenta ou de forma mais fantasiosa como é vista nos quadrinhos que a Marvel tem se mostrado bem sucedida. Neste 2º filme, a Sony fica na coluna do meio e isso pode causar estranheza ao público de como ele deve lidar com o filme.

Saindo um pouco sobre atuação, os efeitos especiais foram soberbos. Quanto ao Electro, o efeito do seu poder sobre a eletricidade ficou bem impressionante e a forma como fora utilizado foi bem intimidador. Suas cenas causando caos foram bem utilizadas.

Quem me conhece sabe que sempre caçôo dos inimigos do Aracnídeo. A maioria deles não duraria minutos contra qualquer outro super herói de primeira linha da Marvel. O Electro, nos quadrinhos, além do ridículo uniforme é extremamente clichê em seus objetivos, mesmo tendo grandes poderes. Bem, no filme fica evidente o potencial que tem e a nova roupagem ajudou.

Homem-Aranha 05

Outra coisa que achei bem interessante fora a forma como ficou o Sentido Aranha. As cenas em câmera lenta revelam este poder em ação mostrando em detalhes como o Aranha enxerga a situação e justifica sua capacidade de esquivar de balas. É legal um momento em que o Peter anda tranquilamente pelo meio da rua em direção a Gwen enquanto diversos carros passam ligeiros.

Neste filme ficou evidente o título do Homem Aranha de ser conhecido como o Amigo da Vizinhança. Como já falei acima, essa é uma característica única dele. Mesmo sendo um super herói, ele se diverte com seus poderes, conta piadas bobas e principalmente, ele lida com todo mundo como se fosse um amigo. Entre os vários trailers que saíram para divulgar o filme há um que se foca nesse lado dele e digo que foi ele que me fez ter mais fé por esta continuação.

Homem-Aranha 06

Para encerrar, como já mencionei lá no início, todos que conhecem a história de Peter Parker e souberam que sua namorada na franquia seria Gwen Stacy já sabia como isso terminaria. Na revista The Amazing Spider Man#121 de 1973 (sim, há 41 anos), durante um combate mortal contra o Duende Verde, ela é jogada do alto da ponte em Nova York e numa tentativa desesperada de salvá-la, o Homem Aranha usando sua teia tenta segurá-la, mas a parada súbita da queda fora o suficiente para quebrar o seu pescoço e matá-la. Com certas alterações a parte, neste filme o resultado foi o mesmo.

Repito que adorei o filme. Mesmo empolgado pelos trailers que vi, até então não levava fé que a Sony conseguisse aproveitar de forma decente dos direitos autorais sobre o Homem Aranha e o filme fosse só mais uma tentativa de manter estes direitos em suas mãos, mas não, com este filme ficou claro que há sim a intenção de se aproveitar e expandir este mini universo focado no Aracnídeo.

Para quem puder, vale muito a pena assistir no cinema. Desta vez, há bem mais motivos para ver além da Emma Stone.

Ah claro, até mais.

Homem-Aranha 07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s