RPG online – Fastplay

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Numa matéria chamada “Minha difícil vida de jogador” contei sobre as salas que joguei no 2ic e conversando nas últimas semanas com um jogador que tinha a sala de arena e agora criou uma de Sword Art Online nos mesmos parâmetros resolvi comentar de alguns sistemas vs. programas de jogo online.

Aventura comum, one-shot e o que vou chamar aqui de Fast Play.

SAO

O 2ic em teoria é um programa que aceita qualquer sistema, o narrador constrói o modelo de ficha que deseja, ou deixa a cargo do jogador, com fichas sem um padrão e tem dados que nem existem para usar no seu jogo. Vide role d5 ou d7 de alguns sistemas próprios dentro do programa.

d5

Só que tem certos sistemas que são tão complexos em suas fichas que montar no 2ic não atrairia o típico jogador que deseja ler pouco antes de começar a jogar, vide GURPS e algumas versões do D&D mesmo, como sua 4ª edição com seus poderes at will, utilitários, diários e por encontro que ocupam um grande espaço na ficha.

Sistemas simples como o próprio 3D&T do qual não sou grande fã tem vantagem em programas como esse e os sistemas próprios, tanto que estão em sua maioria,  estão páreo a páreo.

Ambos os sistemas funcionam também para fugir de campanhas ou aventuras mais longas e fazer o que chamamos de one-shots, aventura de um só dia, onde quanto mais demorado for o processo de construir personagem, menor a chance de reunir jogadores, por que aquele personagem é descartável, depois de terminada a aventura ficará salvo naquela sala sem movimento que só ocupará lugar no servidor e ajudará nos travamentos do 2ic.

E o fast play são aventuras, onde não há dias de jogo ou jogadores fixos, pelo menos não da maneira que conhecemos, entra na sala, lê npcs e história (nem sempre tem o npc – história) e já começa a montar o personagem, pode jogar hoje, amanhã, sempre, uma vez por semana, uma vez por mês, uma só vez e nunca mais voltar.

História

O sumiço desse jogador não altera a trama que se encaminha com quem está dentro, normalmente a regra é dois ou três jogadores e tem fastplay que é como aventura solo: mestre e 1 jogador.

Assim se resolve aquele gigantesco problema que contei aqui quando comecei a mestrar a aventura No Centro de Inpergoh e foi através de Fast Play que tentei jogar a sala Shonen Heroes, que só não deu certo pela incompatibilidade de horário entre mestre e jogador.

Shonen Heroes

Que joguei a Arena do Henrique que mencionei aqui Universe MMO, normalmente sozinho com o mestre e até com outros 3 jogadores.  Esse tipo de sala funciona com quem tem a vida atribulada e mesmo assim quer jogar ou mestrar.

Universe MMO

E nem sempre as salas tem sistemas tão simples, as vezes o narrador capricha mesmo nas regras, assustando uma pequena parcela da massa de jogadores, mas dando espaço aos interessados.

Se o tempo anda escasso dá uma passada no 2ic e tente localizar aventuras One-shots ou Fast Play (o nome não será esse) pelas descrições ou vai entrando na sala aberta e pergunte ou leia.

Importante também. Antes de fazer aquelas perguntas como “Tem vagas?” veja se isso não está escrito nos NPCs, descrição da sala ou nome da mesma, lá em cima, quebra um galho de todos e evita de levar um fora de pessoas sem paciência.

Bom jogo a todos nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s