POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS
Ainda existem muitas casas no universo de Game of Thrones, só que na primeira temporada da série o destaque se dá somente as três mencionadas nas matérias anteriores e a Patrulha da Noite.
Então mudemos o foco para as histórias que se encerram com a segunda metade da temporada.
Com spoilers
Em Porto Real Ned entrava para o Conselho do Rei como a Mão de Robert e descobria tudo que corria por debaixo dos panos e a grande dívida da coroa, só que o Rei Baratheon deseja com todas as forças realizar um torneio em homenagem ao amigo.
Tal torneio nos apresentará Gregor Clegane, irmão do Cão de Caça, o guarda-costas de Joffrey; Loras Tyrell, o Cavaleiro da Rosa, exímio espadachim que só perderia para os Clegane, se o torneio não tivesse um final diferente. E um personagem que por mais que seja coadjuvante tem sua relevância aumentada juntamente com a de sua casa no decorrer das temporadas.
Em paralelo a isso, Ned descobre um livro que Jon Arryn lia durante sua morte e acredita que ele pode ser a chave para a descoberta que levou o antiga Mão a morrer.
Na Muralha, surge Samwell Tarly, outro personagem que iria crescer com o tempo, um gordinho que não era um criminoso e sim um pária ao seu pai e foi mandado para aquele lugar e forçado a abandonar o nome da família e se tornar um guerreiro a força.
No momento que marcará essa primeira temporada, Ned e Robert brigam pelas decisões em torno de Daenerys Targaryen, enquanto o rei deseja sua morte, Ned acha que ela pode ser culpada pelos crimes da família e deve ser deixada em paz, já que está muito distante de qualquer golpe contra o trono dos Baratheon, o que é uma verdade nesse momento da história.
Robert abandona o reinado e vai caçar contra a vontade de todos e acaba envenenado pelo escudeiro da família Lannister, e ferido mortalmente por javali. O que leva a sua morte, ao retorno de Ned a corte na tentativa de controlar a situação quando descobre o segredo de Cersei e James, a relação incestuosa dos dois e que Joffrey não é o rei legítimo.
Juntando vários traidores incluindo Mindinho e o próprio James, Ned tem todos sob sua tutela mortos, incluindo Syrio Forel, que consegue que Arya fuja a tempo, é preso e depois na emblemática cena da 1ª temporada, tem sua cabeça cortada pelo carrasco do rei sob os olhares das duas filhas.
Sansa é obrigada a continuar com a futura rainha mesmo depois da morte do pai e Arya consegue fugir junto com um bando de criminosos que seria levado a Muralha, que inclui algumas crianças entre elas Gendry, um bastardo de Robert e Torta Quentes, um ajudante de padeiro.
Robb volta a ação e junto com a mãe se alia aos Frey, das Torre Gêmeas, prometendo tomar uma das filhas/netas do velho como esposa se o mesmo ajudar no seu levante contra o novo rei Joffrey e a vingança a morte do pai e o cárcere das irmãs. Abandonando Winterfell com os vassalos e os irmãos Bran e Rickon.
Dividida a House Stark que começa a história com a família protagonista começa a desmantelar e isso era só parte do tormento por qual iria passar durante os 30 episódios exibidos até hoje.
Continua