GoT – House Stark

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Aquela matéria com um resumo “básico” do que era Game of Thrones foi a apenas a semente parra voltar aqui toda semana e contar a trama até agora, pouco a pouco, para compensar a ausência da série pelos próximos 9 meses.

Ao invés de dividir por temporada, vou dividir essa narração entre as casas que mencionei na primeira matéria.

Para isso não tem como fugir de spoilers se não está atualizado e teme por saber mais do que gostaria do universo criado por George R. R. Martin se afaste agora ou a curiosidade será maior. Estão avisados.

HOUSE STARK

A história de Game of Thrones não nos define 100% quem são os protagonistas, heróis ou vilões, os personagens são trabalhados com tons de cinza, e cabe a cada um de nós escolhermos seus preferidos e torcer para que suas cabeças e entranhas fiquem no lugar. Afinal nosso adorável autor é sádico o suficiente para matá-lo nas próximas páginas e ameaçar aqueles que perguntam dos próximos livros, que matará mais um da House Stark ou de outra casa.

Evitei falar da House Stark na última matéria por que sua importância na trama é tão grande, que como queria fugir dos spoilers era difícil mostrar isso.  A família na série, além de vários vassalos e empregados – que se falar de todos ocupo toda a página atual do site – tem o seu patriarca Eddard “Ned” Stark, Catelyn Stark, sua esposa e 5 filhos.

O mais velho Robb Stark, Sansa, Arya, Brandon – conhecido como Bran e Rickon. E um bastardo de Ned Stark criado juntamente com a família, com a idade batendo com a de Robb, Jon Snow, o segundo nome é para mostrar que ele é um bastardo, durante a série vamos descobrindo que vários nomes representam os “bastardos”. E no último capítulo da temporada atual, Varys, um personagem ligado a Monarquia de Porto Real, menciona os personagens sem “segundo nome”, o nome de família, como ele mesmo e outros mais que conhecemos na série.

FAMÍLIA STARK

Ned Stark

Grande amigo de Robert Baratheon, o rei que inicia no Trono de Ferro na série, aquele mesmo que falei que morre e gera o estopim para toda a disputa pelo trono feito de lâminas derretidas.  Lutou com ele a guerra que tirou os Targaryen do governo dos 7 Reinos, sendo aquele que deveria estar ao lado do rei como sua “Mão”, um conselheiro, mas preferiu seguir os desígnios de sua família e se tornar o protetor do Norte – e sua terra principal – Winterfell.

Com a morte da antiga Mão, Jon Arryn, seu cunhado. Robert vai pessoalmente com sua comitiva convidar Ned para assumir o cargo que já deveria ser dele desde o final da antiga guerra pelo trono é nesse ponto que a história começa a ser contata lá nos primórdios da série, o primeiro episódio da 1ª temporada.

Ned contrariado descobre por uma carta da irmã de Catelyn, Lysa que Jon pode ter sido assassinado e mesmo sabendo dos riscos que corre resolve seguir com suas duas filhas para Porto Real. Seu maior erro.

Juntamente com o acordo, Arya iria parar de ser um “moleque” se tornar uma dama e Sansa seria escolhida como a nova rainha casando com o príncipe Joffey, o filho mais velho de Robert e Cersei Lannister, a rainha.

NED

Catelyn Stark

Um pouco antes de Ned partir, Brann que tinha mania de escalar os muros que cercavam Winterfell, cai de um deles, aparentemente por “falha” sua e sua mãe fica ao seu lado, com o filho em coma, prestes a morrer.

Só que só a queda não foi o bastante, logo que seu marido deixa a cidade, acontece um ataque, Verão, um lobo gigante que pertencia ao garoto impede que Brann e Catelyn morram e a matriarca da família resolve investigar a adaga usada no ataque.

Seguindo oculta até a capital por um atalho e sob a guarda de um soldado que ficaram em Winterfell. Lá descobre através de um amigo de infância, apaixonado pela ruiva, Petyr Baelish – conhecido Mindinho, o tesoureiro de Porto Real e dono de prostíbulo de luxo da cidade que a adaga era dele, só que tinha perdido em aposta em justos para Tyrion Lannister, o filho mais novo da casa Lannister, um anão.

Ele segue perseguindo o possível mandante do assassinato de Brann.

CATELYN

Robb Stark

No início apenas o filho mais velho de Ned, que numa caçada com o pai, o irmão bastardo, Brann e alguns empregados encontram uma loba gigante morta. Um animal raro que despertava com a chegada do Inferno.

É importante destacar que as estações no universo de Martin não são definidas por períodos de 3 em 3 meses, elas podem durar décadas e todos exceto o povo do norte teme a chegada do novo Inverno.

A loba deixa seis filhotes, 5 comuns e um albino. Coincidentemente a quantidade de filhos de Ned, entre oficiais e o bastardo.  Jon convence Ned a deixar os Starks terem seus lobos gigantes, o símbolo de sua família e aí ganhamos novos personagens: Sansa filha com Lady, Arya com Nymeria, Bran com Verão, Rickon com Cão Felpudo, Robb com Vento Cinzento e por último o lobo albino de Jon Snow, Fantasma.

Robb nessa fase narrada aqui, fica na cidade protegendo os irmãos mais novos, deixando a mãe investigar o ataque a Brann, o segundo já que nessa hora já pensavam que a queda não foi uma simples queda.

ROBB

Sansa Stark e Arya Stark

Com o pai em Porto Real, Sansa fica deslumbrada com a realeza, conhece seu esposo, que disfarça bem e finge ser um príncipe de verdade para ganhar o coração de Sansa.

Arya, bicho do mato que é, tem o sonho de ser uma guerreira, o que é proibido as mulheres, só que o irmão bastardo Jon Snow a presenteia com uma espada mais leve, chamada Agulha e o pai ao invés de condenar seu sonho, chama um Bravosiano, chamado Syrio Florel para treiná-la na arte da espada, uma arte diferente da comum, como uma dança. Já que Bravo é um povo diferenciado no mundo.

SANSA E ARYA

Bran Stark e Rickon Stark

Bran passa muitos episódios dessa primeira temporada em coma, sonhando com um corvo de três olhos, os represeiros vermelhos sagrados na religião antiga de Winterfell, os Deuses Antigos e seu lobo, até então sem nome que só passa a chamar Verão depois que ele desperta.

Brann precisa se acostumar com sua nova condição de paralisia das pernas que impede seu sonho de ser um cavaleiro e luta as batalhas de justas.

Rickon praticamente é um figurante em todas as três temporadas. Quem sabe no futuro tenha um papel importante.

BRAN E RICKON

Jon Snow

O bastardo que vivia ali sobre o olhar de desaprovação de Catelyn, resolve seguir o caminho do tio, Benjen Stark, e entrar para a Patrulha da Noite, quando Ned abandona Winterfell.

Os Patrulheiros da Noite é um destacamento formado em sua maioria por criminosos que ao invés de pagar suas penas presos tomam conta da Muralha no limite entre o Norte e as terras dos selvagens e seus mistérios.

JON SNOW

Na cena de abertura da série, conhecemos os White Walkers, morto-vivos do gelo, que transformam os mortos que assassinam em mortos andantes.

Isso e a continuação da tramas até aqui continua em breve. Como Game of Thrones é um emaranhado de tramas interligadas é preciso pincelar o passo a passo de cada um deles, antes dos momentos chaves.

“Winter is Coming”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s