GoT

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Assisti as três temporadas de Game of Thrones até aqui, deixei passar todo o rebuliço causado pelo episódio 3×09 que alcançou as redes sociais e fez a série ser comentada por sua ousadia mesmo por quem não a conhecia e só agora que venho comentar a respeito da série, por quê?

Como não li os livros sempre tenho cuidado pelo terreno que vou pisar, por que diferente de Walking Dead e True Blood, que também retornou e vou comentar da Premiere em breve, a série parece ter desvios da obra original, só que muito diferente do processo de transposição das outras séries derivadas.

Isso não é um simples REContando e nem resumo das três temporadas é mais uma espécie de comentário (com poucos spoilers) do universo da série, de personagens ricos e carismáticos criados num mundo que não é preciso só de sangue e magia para entreter. Onde uma conversa brilhante pode nos aguçar muito mais do que deveria. O texto da série é super bem amarrado, independente de ser apoiado ou não nos livros, a mídia é outra e David Benioff e D.B. Weiss merecem o respeito.

Game of Thrones

Ao começar pelo nome, a série de televisão resolveu utilizar como alcunha o nome do primeiro de cinco romances – do tamanho de Enciclopédias – Game of Thrones, no original é conhecida como A Song of Ice and Fire e aqui a Canção se tornou as Crônicas – pesquisei e não é outra tradução da palavra, apenas um recurso de tradução para torná-lo mais funcional. Lembra o exemplo, de Harry Potter e o Half-Blood Prince que foi traduzido ao invés de o Príncipe Mestiço para O Enigma do Príncipe, talvez para não gerar burburinhos sobre o “mestiço” no nome do livro para o público adolescente.

Cinco tomos

Mudando o rumo da prosa… não peguei os livros somente por falta de tempo, tamanho em obras literárias nunca me assustaram, principalmente se o livro é bom. Sobre esse pretexto prometo ano que vem estar atualizado quando a 4ª temporada começar. Vou ter tempo de sobra – será? – até lá.

Agora o que seria esse Jogo dos Tronos? Uma disputa a la Jogos Vorazes, onde possíveis reis competem por um lugar ao sol? Nada disso. Já devem estar perguntando que calúnia de matéria. Não fala nada do que se propôs, e parece para leigos, e quem disse que não é?

Apresentação de um produto sobre outra roupagem é muito importante, quem é do mundo das séries, dos romances, que acompanha comentários do recente episódio sabe do que se trata e quem não faz uma coisa ou outra? E sem querer caiu de paraquedas nesse site ou matéria é para isso que ela funcionará.

O Jogo dos Tronos se inicia – pequeno spoiler a vista – quando o atual Rei depois de uma longa guerra para ocupar esse posto morre e junto com ele um amigo (não foi falar mais que isso) o que causa uma revolta no continente de Westeros com o levante de 5 reis.

Aquele que seria o rei de fato, o filho mais velho do rei, mas há controvérsias nessa parte. O irmão mais velho do rei. O filho do amigo assassinado do rei? O irmão mais novo do rei. E mais um que teria de entrar em muitos detalhes, mas vê a chance de recuperar o que o império antigo lhe tinha tirado.

CINCO REIS

A série é representada por grandes Casas – famílias de nomes nobres – os Targaryen eram da família do rei assassinado na última guerra; os Baratheon, a família do rei que acabou de falecer e de seus irmãos, os Lannisters, a família da rainha; os Starks – uma importante família da história e outras como os Tyrell, os Tullys e os Arryn. Além de outras casas de destaque como os Greyjoys e os Martell.

OS BRASÕES

Por hoje é só isso que vou falar. Uma pequena introdução ao universo de uma série das mais badaladas dos últimos tempos. Voltarei em breve para aí sim entrar na trama de fato – da série – e em breve dos Tomos, digo Livros.

Um Lannister sempre paga suas dívidas.

P.S: Como não sou um Lannister farei o máximo para pagar a minha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s