Pecadores & Pensadores

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Para não começar com a ladainha sobre os mangás que não estão nessa review, temos Fairy Tail em primeiro pela facada no peito que foi o capítulo da última semana, Toriko logo depois (nem vou falar de segundo lugar) com dois só concorrentes e por último uma análise do TOC da issue 28 da Jump da semana passada.

Com spoilers

Pecadores & Pensadores

FAIRY TAIL (referente ao capítulo 334):  Um nome de capítulo para nos enganar, com a cara de Ultear que terminou o capítulo passado pensamos que ela iria atacar Rogue sem pensar duas vezes, mas foi exatamente o contrário, a personagem realmente está redimida após o arco da Ilha Tenrou e o timeskip e viu que iria matar um inocente e pensou nas consequências saindo em disparada e evitando que Gerard morresse também para pagar por seus pecados.

FT 334-01

Outro personagem que se redimiu e morreria nas mãos de Milliana para pagar pela escravidão das crianças e principalmente pela até então “única” morte de fato do universo de Fairy Tail: Simon. É bom lembrar disso com o final  do 334 que nos deixou de boca aberta. Ultear assume a culpa por tudo e fala que se alguém deve morrer é ela, só que todos ali entram em acordo antes de decidir por culpados e mortes derrotar os aliens em forma de dragão com uma união forçada.

Rogue recebe a “ajuda” de Sting, que traz seu dragão juntos para usar a técnica dos Dragões Gêmeos, será isso de fato uma vantagem?  E um dos dragões inimigos falou de matar “todos” os humanos, estaria ele disposto a matar Rogue do presente para ficar livre?

No cenário de batalha onde estão Gray, Juvia e Leon, naquele clima de amizade antiga e paixonite chega Meredy procurando por Ultear que fugiu e causa uma distração que parecia uma piada somada ao fanservice básico de Mashima, quando Gray fala que precisa dizer algo para Juvia, que pensa ser uma declaração e com a guarda baixa vai ser atingida por um raio e Gray salta na frente.

O que se segue é uma facada no coração, por que vemos até onde sabemos o verdadeiro Gray morrer perfurado por vários raios e uma sombra de um raio atravessando sua cabeça? Seria ilusão? Uma visão? Um cenário onde Ultear poderia pagar por seus pecados se sacrificando para trazer Gray de volta? Ou é mesmo a morte de um personagem do grupo principal numa ousadia tremeda de Mashima?

FT 334-02

TORIKO (referente ao capítulo 236):  Para começa Starjun não foi derrotado só com o primeiro golpe da Última Rotina de Toriko, o que melhora muito o mangá, por que a técnica criada pode ser uma grande armadilha se não for bem aplicada.

Vimos um outro Mansam com cabelo que foi derrotado pelo presidente e se levantando para continuar o combate contra Shigematsu. E os pequenos recortes das batalhas continuam.  Setsuno derrubou Kuribou e Zebra continua sem arranhões e brincando com os Nitros. Grinpacht sai do buraco, será que Coco foi derrotado?

Toriko 236-01

Toriko funde o Kugi Punch com o Fork usando a imagem que projeta para a derrota de Starjun que usa suas técnicas de fogo para anulá-la e revela que também pode criar imagens, o que parecia óbvio, se Toriko pode, o inimigo poderia também e aí como fica?

Toriko 236-02

Especial Table of Contents ou mais conhecida como TOC – Issue 28 da Shonen Jump 2013

TOC 28

Títulos e Mangakás

1. One Piece (Capa e Páginas Coloridas) – Eiichiro Oda

2. Kuroko no Basket – Tadatoshi Fujimaki

3. Toriko –  Mitsutoshi Shimabukuro

4. Assassination Classroom (Páginas Coloridas)- Yuusei Matsui

5. Naruto – Masashi Kishimoto

6. Smoky B.B. – Hanasaka Ikkyuu

7. Shokugeki no Soma (Páginas Coloridas) – Tsukuda Yuuto

8. Mutou Black – Nonoue Daijirou

9. Nisekoi – Komi Naoshi

10. Soul Catcher(S) – Shinkai Hideo

11. PSI Kusuo Saiki – Asou Shuuichi

12. Nigashiya (Páginas Coloridas e One Shot) 

13. Gintama – Hideaki Sorachi

14. Haikyuu!! – Furudate Haruichi

15. World Trigger – Daisuke Ashihara

16. Beelzebub – Ryuuhei Tamura

17. Sket Dance – Kenta Shinohara

18. Bleach – Tite Kubo

19. Kochikame – Osamu Akimoto

20. Cross Manage – Kaito

21. Koi Suru Edison –  Watanabe Kizuku

Como não teve nenhum grande destaque essa semana, alguns mangás da trinca mais nova nem cheguei a por os olhos: Soul Catcher (S), Mutou Black e Smoky B.B. e minhas atualizações de mangás está um pouco atrasada beirando capítulos 4 e 5 de mangás com 20 a 40 capítulos e pausado no 40+ de mangás como Kuroko achei melhor fazer um breve comentário do TOC dessa semana no lugar do Pequenas Pinceladas.

Começando com o topo, lembrando que os mangás novos com menos de 8 capítulos mencionados acima, one-shots como Nigashiya na 12ª posição e aqueles que ganham as páginas coloridas na semana não tem a posição definida pela votação popular e sim pelo editor da revista.

Portanto o nº  1 no caso seria Kuroko no Basket, quem diria que um mangá que ficava ali no Bottom 5, depois de um anime alcançaria grandes posições a ponto de ser o mais votado essa semana, mesmo considerando OP se não tivesse páginas coloridas, o segundo lugar já é muito honroso para o mangá de basquete que teve um resenha do anime publicada aqui pelo companheiro de blog Robert.

Toriko em 2º. Mais do que justo, o mangá de Shimabukuro, por mais que tenha corrido um risco com uma técnica fincada numa ideia que se não na amarrada com rédeas pode por tudo a perder – como comento acima e noutros reviews – está numa “Grande Guerra” de fato. Com destaque para os principais personagens e outros que surgiram a pouco tempo mostrando o brilho do seu poder. Onde trocar o foco só nos deixa mais ansioso pelo que irá acontecer com a batalha que ficou para trás. Palmas.

Medalha de bronze para Naruto. Nem vou gastar mais linhas dizendo só que não concordo. Com as regras acima Nisekoi fica em quarto, o que muito bom para um mangá que está prestes a ser animado e não perdeu o gosto popular.

Injustiça a parte foi a queda de Haikkyu que não vou julgar, mas o mangá pode ter encontrado obstáculos na popularidade de Kuroko. Sket Dance que espalham boatos que parece no fim, será? De qualquer forma por tudo que li e vi (no anime) acredita que deveria ter posições melhores, mas até dou crédito aos japoneses nessa parte por que são muitos mangás para poucos votos.

A parte injusta continua com Beelzebub e Bleach que andam excelentes há muito tempo, ou seja, o momento que estão sendo julgados e mesmo assim estão na lanterna. Seria só pelo salva-guarda que ambos tem na Jump que não tem votos? Ou não foi feito uma campanha adequada para que leitores que abandonaram a segunda obra voltem e ler e votar.

World Trigger só teve o gosto da vitória por uma semana e está lá no fundo de novo acompanhado de Cross Manage (o mangá de lacroose) e Koi Soru Edison (um gag mangá). Se a Jump se apegar a um gag só manterá PSI que anda melhor das pernas e logo cancelará Edison.

Fora isso até agora como tivemos estreias recentes, os mangás devem ter um respiro para dar tudo de si e aqueles sem estabilidade como Shokugeki no Soma e Asssassination Classroom possam ter um lugar ao Sol.

Até a próxima

 

Uma consideração sobre “Pecadores & Pensadores”

  1. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s