POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS
Para não começar com a ladainha sobre os mangás que não estão nessa review, temos Fairy Tail em primeiro pela facada no peito que foi o capítulo da última semana, Toriko logo depois (nem vou falar de segundo lugar) com dois só concorrentes e por último uma análise do TOC da issue 28 da Jump da semana passada.
Com spoilers
FAIRY TAIL (referente ao capítulo 334): Um nome de capítulo para nos enganar, com a cara de Ultear que terminou o capítulo passado pensamos que ela iria atacar Rogue sem pensar duas vezes, mas foi exatamente o contrário, a personagem realmente está redimida após o arco da Ilha Tenrou e o timeskip e viu que iria matar um inocente e pensou nas consequências saindo em disparada e evitando que Gerard morresse também para pagar por seus pecados.
Outro personagem que se redimiu e morreria nas mãos de Milliana para pagar pela escravidão das crianças e principalmente pela até então “única” morte de fato do universo de Fairy Tail: Simon. É bom lembrar disso com o final do 334 que nos deixou de boca aberta. Ultear assume a culpa por tudo e fala que se alguém deve morrer é ela, só que todos ali entram em acordo antes de decidir por culpados e mortes derrotar os aliens em forma de dragão com uma união forçada.
Rogue recebe a “ajuda” de Sting, que traz seu dragão juntos para usar a técnica dos Dragões Gêmeos, será isso de fato uma vantagem? E um dos dragões inimigos falou de matar “todos” os humanos, estaria ele disposto a matar Rogue do presente para ficar livre?
No cenário de batalha onde estão Gray, Juvia e Leon, naquele clima de amizade antiga e paixonite chega Meredy procurando por Ultear que fugiu e causa uma distração que parecia uma piada somada ao fanservice básico de Mashima, quando Gray fala que precisa dizer algo para Juvia, que pensa ser uma declaração e com a guarda baixa vai ser atingida por um raio e Gray salta na frente.
O que se segue é uma facada no coração, por que vemos até onde sabemos o verdadeiro Gray morrer perfurado por vários raios e uma sombra de um raio atravessando sua cabeça? Seria ilusão? Uma visão? Um cenário onde Ultear poderia pagar por seus pecados se sacrificando para trazer Gray de volta? Ou é mesmo a morte de um personagem do grupo principal numa ousadia tremeda de Mashima?
TORIKO (referente ao capítulo 236): Para começa Starjun não foi derrotado só com o primeiro golpe da Última Rotina de Toriko, o que melhora muito o mangá, por que a técnica criada pode ser uma grande armadilha se não for bem aplicada.
Vimos um outro Mansam com cabelo que foi derrotado pelo presidente e se levantando para continuar o combate contra Shigematsu. E os pequenos recortes das batalhas continuam. Setsuno derrubou Kuribou e Zebra continua sem arranhões e brincando com os Nitros. Grinpacht sai do buraco, será que Coco foi derrotado?
Toriko funde o Kugi Punch com o Fork usando a imagem que projeta para a derrota de Starjun que usa suas técnicas de fogo para anulá-la e revela que também pode criar imagens, o que parecia óbvio, se Toriko pode, o inimigo poderia também e aí como fica?
Especial Table of Contents ou mais conhecida como TOC – Issue 28 da Shonen Jump 2013
Títulos e Mangakás
1. One Piece (Capa e Páginas Coloridas) – Eiichiro Oda
2. Kuroko no Basket – Tadatoshi Fujimaki
3. Toriko – Mitsutoshi Shimabukuro
4. Assassination Classroom (Páginas Coloridas)- Yuusei Matsui
5. Naruto – Masashi Kishimoto
6. Smoky B.B. – Hanasaka Ikkyuu
7. Shokugeki no Soma (Páginas Coloridas) – Tsukuda Yuuto
8. Mutou Black – Nonoue Daijirou
9. Nisekoi – Komi Naoshi
10. Soul Catcher(S) – Shinkai Hideo
11. PSI Kusuo Saiki – Asou Shuuichi
12. Nigashiya (Páginas Coloridas e One Shot)
13. Gintama – Hideaki Sorachi
14. Haikyuu!! – Furudate Haruichi
15. World Trigger – Daisuke Ashihara
16. Beelzebub – Ryuuhei Tamura
17. Sket Dance – Kenta Shinohara
18. Bleach – Tite Kubo
19. Kochikame – Osamu Akimoto
20. Cross Manage – Kaito
21. Koi Suru Edison – Watanabe Kizuku
Como não teve nenhum grande destaque essa semana, alguns mangás da trinca mais nova nem cheguei a por os olhos: Soul Catcher (S), Mutou Black e Smoky B.B. e minhas atualizações de mangás está um pouco atrasada beirando capítulos 4 e 5 de mangás com 20 a 40 capítulos e pausado no 40+ de mangás como Kuroko achei melhor fazer um breve comentário do TOC dessa semana no lugar do Pequenas Pinceladas.
Começando com o topo, lembrando que os mangás novos com menos de 8 capítulos mencionados acima, one-shots como Nigashiya na 12ª posição e aqueles que ganham as páginas coloridas na semana não tem a posição definida pela votação popular e sim pelo editor da revista.
Portanto o nº 1 no caso seria Kuroko no Basket, quem diria que um mangá que ficava ali no Bottom 5, depois de um anime alcançaria grandes posições a ponto de ser o mais votado essa semana, mesmo considerando OP se não tivesse páginas coloridas, o segundo lugar já é muito honroso para o mangá de basquete que teve um resenha do anime publicada aqui pelo companheiro de blog Robert.
Toriko em 2º. Mais do que justo, o mangá de Shimabukuro, por mais que tenha corrido um risco com uma técnica fincada numa ideia que se não na amarrada com rédeas pode por tudo a perder – como comento acima e noutros reviews – está numa “Grande Guerra” de fato. Com destaque para os principais personagens e outros que surgiram a pouco tempo mostrando o brilho do seu poder. Onde trocar o foco só nos deixa mais ansioso pelo que irá acontecer com a batalha que ficou para trás. Palmas.
Medalha de bronze para Naruto. Nem vou gastar mais linhas dizendo só que não concordo. Com as regras acima Nisekoi fica em quarto, o que muito bom para um mangá que está prestes a ser animado e não perdeu o gosto popular.
Injustiça a parte foi a queda de Haikkyu que não vou julgar, mas o mangá pode ter encontrado obstáculos na popularidade de Kuroko. Sket Dance que espalham boatos que parece no fim, será? De qualquer forma por tudo que li e vi (no anime) acredita que deveria ter posições melhores, mas até dou crédito aos japoneses nessa parte por que são muitos mangás para poucos votos.
A parte injusta continua com Beelzebub e Bleach que andam excelentes há muito tempo, ou seja, o momento que estão sendo julgados e mesmo assim estão na lanterna. Seria só pelo salva-guarda que ambos tem na Jump que não tem votos? Ou não foi feito uma campanha adequada para que leitores que abandonaram a segunda obra voltem e ler e votar.
World Trigger só teve o gosto da vitória por uma semana e está lá no fundo de novo acompanhado de Cross Manage (o mangá de lacroose) e Koi Soru Edison (um gag mangá). Se a Jump se apegar a um gag só manterá PSI que anda melhor das pernas e logo cancelará Edison.
Fora isso até agora como tivemos estreias recentes, os mangás devem ter um respiro para dar tudo de si e aqueles sem estabilidade como Shokugeki no Soma e Asssassination Classroom possam ter um lugar ao Sol.
Até a próxima
Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!