SS8

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Com o final da temporada e bastante tempo de espera para a próxima. É hora de analisar todos os episódios mitológicos e fazer conexões entre o princípio e o fim – ou melhor – THE ROAD SO FAR.

Com spoilers só para quem não viu toda a temporada

SS8

 

Supernatural 8×01: We Need to Talk About Kevin –  Primeira pergunta a se fazer, se as Tábuas eram um engodo como chegaram às mãos dos Winchesters e cia? A resposta no primeiro episódio no encontro de Kevin Tran e os irmãos, Crowley conseguiu a Tábua e achou que traduzi-la seria o melhor para evitar o que aconteceu com Dick e os demais Leviatãs, só que deu ouro para os bandidos e o profeta conseguiu descobrir uma armadilha para afastar demônios, e fugiu do cativeiro.

Não lembrava que Crowley tinha sido enganada com a porta do falso portão, o que até explica ele ser novamente no Season Finale quando achou que faria um bom negócio recuperando a Tábua e parando os testes.

Agora vem a pergunta. O que Kevin leu na Tábua sobre fechar os Portões do Inferno realmente é o certo? Ou apenas outra armadilha de Metraton? Existiam os testes de fato que eram diferentes do feitiço da Tábua dos Anjos, que ninguém teve tempo de ler e só expulsavam os Anjos do Paraíso? E voltando um pouco mais, quem deu a Tábua a Crowley, em nenhum momento isso é citado, parece que a trama por trás disso estava sendo armado ali, com informações falsas, ou parcialmente falsas sendo jogadas em nossa cara.

Kevin Tran 8x01

E para completar, uma frase de Benny que pode dar uma pista “O Purgatório já foi puro antes”.

Supernatural 8×02: What´s Up, Tiger Mommy? –  O episódio do leilão de Plutão só no mostra de relevante as armadilhas de Crowley que incorpora na Tiger Mommy e Samadriel, o anjo vestido de atendente de lanchonete que é torturado por Crowley e descobrimos sobre o HD celestial.

Supernatural 8×06: Southern Comfort –  Não exatamente dentro da análise, mas esse episódio mostra que Garth é o novo Bob, a princípio os Winchesters são do contra, só que a eficiência do mais excêntrico entre os Caçadores mudam sua opinião.

Supernatural 8×07: A Little Slice of Kevin – Eventos demoníacos e o retorno de Castiel, com um bônus da apresentação de Naomi, que como mencionei na última matéria parecia um personagem com uma função a se desempenhar até os 46 do 2º tempo.

O episódio nos mostra os futuros Profetas, que irão assumir o seu lugar quando Kevin morrer, um dos possíveis Profetas assume o cargo e para adiantar a tradução da Tábua, Crowley pega todos eles.

Kevin e sua mãe tentando fazer mais bombas anti-demônio acabam confiando na bruxa errada e sendo sequestrados, torturados.

Castiel consegue usar seus poderes bloqueados e partir a Tábua dos Demônios em dois, resgatar Kevin que passa a ficar sobre a guarda de Garth num navio super protegido por muitos episódios traduzindo a Tábua.

Supernatural 8×10: Torn and Frayed – Com a aproximação de Crowley da existência da Tábua dos Anjos, Naomi pede que ele e os Winchesters resgatem Samadriel.  Mesmo com o anjo bloqueado a tortura o obriga a recitar em enoquiano o que causa fenômenos que chamam a atenção de Dean e Castiel.

Esse episódio marca a descoberta da segunda Tábua, a tábua dos anjos, que foi responsável pela grande virada do Season Finale.

Supernatural 8×12: As Time Goes By –  Uma nova marca na mitologia surge aqui com Henry Winchesters, a descoberta que os Winchesters e sua história com os caçadores não começou com John, a família formada entre os Winchesters e os Campbell. Além é claro dos Homens de Letras, Abbadon, o Cavaleiro de Lúcifer e a chave da base. Que criou alguns poucos ganchos nos episódios seguintes, mas terminou com um grande foco aqui no Season Finale e da informação necessária que a “Bat Caverna” deu a respeito do terceiro teste – a Cura do Demônio.

Henry Winchester

Outro pequeno detalhe, só nesse episódio nós ficamos sabendo que a faca de Ruby é uma arma antiga dos Curdos, graças ao conhecimento de Henry.

Supernatural 8×13: Everybody Hates Hitler – Esse episódio serve para mostrar que a mitologia nova dos Homens de Letras não foi algo de um episódio nos apresenta um braço da organização, a Iniciativa Judaica e seu inimigo a Sociedade Thule com seus necromantes.

Também conhecemos um Golem de Barro e seu tutor não por vontade própria, sobrinho do rabino que era o membro remanescente da Iniciativa, que são personagens que podem retornar, também incluindo os inimigos Thule.

Golem de barro

Em paralelo somos apresentados a Base dos Homens de Letras.

Supernatural 8×14: Trial and Error – Numa das melhores sequências de episódios da temporada, só perdendo para os 3 episódios finais, conhecemos o primeiro teste, matar um Cão Infernal, se banhar em seu sangue e recitar versos enoquianos.

Numa vibe meio Dallas, encontramos uma família de fazendeiro com três pactos com demônios, quer dizer com um demônio Crowley e o prazo se encerrando, Dean tenta vencer o Cão do Inferno, só que é seu irmão que começa e precisa continuar realizando os testes.

Trama que vai se conduzindo daqui até o final da temporada.

Supernatural – 8×17: Goodbye Stranger – Com uma cena inicial que mostrava um confronto entre amigos é nesse episódio que temos o retorno de Meg, descobrimos o paradeiro da Tábua dos Anjos guardada na tumba de Lúcifer, que como disse escondeu a tábua por que sabia que ela tinha o feitiço de expulsão e estava protegendo seus irmãos anjos de alguma forma.

Despedimos-nos de Meg, aparentemente – em Supernatural pode não ser oficialmente – morta por Crowley e Castiel fugindo com a Tábua depois de escapar do controle de Naomi.

Meg

Numa cena aqui sabemos que Crowley e Naomi se conhecem, mas isso não deve ter grande desenvolvimento na próxima temporada, com a eliminação da personagem.

Supernatural – 8×19: Taxi Driver – O segundo teste, resgatar uma alma do Inferno e levá-la ao céu, já não parecia simples e ainda Sam teve que fazer sozinho com a ajuda do ceifeiro morto por Crowley.

É o episódio da despedida de Benny, de Sam confiando nele após salvá-lo do Purgatório, do aparentemente buraco entre o Inferno e o Purgatório aberto que até o momento não teve uma continuidade e o melhor de tudo de ver Bob de novo, nem que seja por alguns minutos.

Foi também nesse episódio que Kevin começa a ter alucinações sendo sequestrado por Crowley, o que só se confirma no 8×21, juntamente com a informação da morte da mãe do profeta.

bob

Naomi dá as caras ajudando os Winchesters e invadindo o navio, só que as suspeitas sobre a “anja” nessa parte não cabiam.

Supernatural 8×21: The Great Escapist – Hora de conhecermos Metraton, que mudou o que imaginávamos ser o final da temporada.

Castiel sendo encontrado e torturado por outros anjos a mando de Naomi e tendo a Tábua dos Anjos roubada por Crowley.

Kevin mostrando que mudou muito nessa temporada e desafiando e enganando Crowley e seus demônios sendo salvo por Escriba de Deus do cativeiro e revelando o terceiro teste – curar um demônio.

Nesse capítulo eu destaco um diálogo de Sam com Metraton que além de abrir os olhos do Arcanjo parece ser o estopim para sua solução para o problema do caos e sofrimento, expulsando os anjos do céu no Season Finale.

“ Quanto sofrimento você leu? O sofrimento da humanidade. E quando isso esteve nas mãos da sua espécie?

Quer uma história? Tente a história de Kevin Tran.

Ele era só uma criança. Uma criança muito boa. E ele ficou preso nessa porcaria de negócio de Anjos, e virou um profeta da Guerra de Deus. Seu profeta.

Você devia tê-lo procurado, mas não! Você ficou aqui, escondido, lendo livros.

Ele está morto agora, por sua causa.”

A única coisa ainda não clara nos diálogos de Metraton é a referências as consequências de fechar o Portão do Inferno, com a descoberta que era necessário o sacrifício de Sam imagino que ele não seja fechado a não ser que outra pessoa esteja apta a realizar os testes. Só que aí vem a pergunta? Alguém pode iniciar os testes com Sam no meio deles? A nona temporada deve abordar esse problema.

Supernatural – 8×22: Clip Show – O arquivo dos Homens de Letras ajuda a descobrir como “curar um demônio” auxiliado por antigo padre que prestava serviços para a ordem.

Os Winchesters eram em usar Abbadon no processo, o mesmo se regenera e foge com a informação de que Crowley governa o Inferno.

Castiel e Metraton começam uma parceria com o intuito de realizar os “testes” da Tábua dos Anjos, na verdade um feitiço, e mais uma vez nosso querido anjo Cass é enganado achando fazer o bem.

A pergunta que fica. Metraton é imune ao feitiço por um ser um Arcanjo, ou por realizar a parte final, ou ele está preso a Terra também e o céu estava “vazio”.

The Great Escapist

Supernatural – 8×23: Sacrifice – Comecemos com Crowley, o quão ele foi “recuperado” no terceiro teste, o personagem mudará nesse mundo com anjos andando pela Terra ou será o mesmo, o que ele ganhará com isso?

Realizar os tais testes com a palavra do Escriba foi o erro de todos, afinal não havia motivo para ele os enganar e era exatamente isso que ele fazia. O erro de confiar em quem parece confiável a princípio. Aprenda com Arquivo-X e não “confie em ninguém”.

Outra pergunta a se fazer. É qual será o papel de Kevin como profeta? Poderia ele descobrir o verdadeiro propósito da Tábua dos Anjos, talvez reabrir os Portões do Céu caso os anjos fossem mandados a Terra. Ou algo do gênero. E o personagem pegaria isso como missão ou não, por que no final das contas ele voltou a ficar revoltado com tudo que fez e que não valeu de nada no final das contas.

Metraton menciona que foi expulso do Paraíso pelos Arcanjos, o que torna um Anjo Caído como Lúcifer, quem sabe o motivo dele não ser afetado pelo feitiço é que ele já teria sido expulso antes. Só prestei atenção nisso agora ao ver trecho importantes do episódio para fazer esse esboço dos principais detalhes da temporada.

E no final a queda dos anjos nós entendemos o motivo, mas o que foi todo aquele alarde na base dos Homens de Letras, o que ele representa, será que isso estava programado de certa forma, ou uma situação de contingência para uma queda massiva de Anjos?

As respostas para tantas perguntas a partir de 1º de Outubro, até lá vamos quebrando a cabeça para tentar entender as pistas deixadas nesses episódios chaves.

GIF anjos caindo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s