RPG online – NEWs

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Depois de um tempo tenso no 2ic com o problema do login mencionado aqui na matéria: RPG online – Desaparecidos e bugs, o todo poderoso do programa J Mamixus com a ajuda de um colega conseguiu deixá-lo tinindo de novo, ou melhor, com os problemas que segundo seu programador master serão resolvidos em outubro com os dez anos do projeto.

A lerdeza no login foi tão grande há algumas semanas atrás que só eu e mais um jogador que sempre entra cedo na sala logamos, enquanto aguardávamos uma terceira jogadora carregar as salas e os demais entrar no programa, minha net piscou e sai sem poder voltar por toda a noite. Achando que o problema iria persistir comecei uma possível migração para outro programa do gênero chamado RPG Firecast.

Então hoje resolvi tratar de dois assuntos aqui, outro bug do 2ic – que já tinha dito que faria – em paralelo com os prós e contras dessa migração.

rpg online news

Primeiro vamos falar do RPG Firecast, ele é tão leve em efeito de memória para o PC quanto o 2ic, tem a opção de fazer um cadastro e loga direto se abrir o programa sem precisar dar enter para aqueles que deixam login e senha preenchidos na tela do 2ic.

Firecast

Aberto o programa tem uma fonte um pouco menor que 2ic. Logado você tem as seguintes opções: no seu nick alterar status que vão dos simples (online, ausente e invisível) o 2ic tem mais opções ligadas à busca de jogadores e narradores. Só que a troca de nick e login aqui é mais fácil que no seu concorrente. Posso usar essa palavra, por que em tempos de vacas magras que o Firecast saiu do ar por algumas semanas, seus jogadores fizeram a migração temporária para o 2ic e mostraram a verdadeira panelinha que era, banindo usuários comuns do 2ic só por entrar em suas salas – que poderiam tranquilamente ser trancadas.

Outras opções na parte de usuário vão da qualificação gold (com recursos extras diversos), status e configurações. Dali nós vemos nossos amigos num esquema bem semelhante ao 2ic e depois as salas.

usuários firecast

Nessa parte tem como escolhas: procurar mesas, minhas mesas, favoritas e criar mesa. Podendo criar uma só mesa como usuário de reputação baixa ou que não seja gold.  Completando temos o serviço de busca.

Dentro da sala propriamente dita temos o que acredito ser um dos motivos que me afastam do Firecast que é ter uma única aba para conversar, no 2ic temos a parte de bate-papo e perguntas e a sala de aventura com a interpretação de personagens, dessa maneira os tais pvts offgames aumentariam ou os próprios offs dentro da aventura, seria uma sujeirada de log geral.

sujeira log

Ainda nessa parte de aventura temos outro problema, textos com vários parágrafos com algum tipo de marcação ou simplesmente copiados e colados são enviados em blocos, cada parágrafo uma vez, e cria um efeito de cascata flood sem que essa fosse à intenção.

E ainda tem a fonte rosa para descrever ação. Por que isso?

'AÇÃO'

Fora isso a rolagem de dados me parece melhor que a do 2ic, por dar mais liberdade de lançar diferentes dados e colocar modificadores distinto-separados na mesma rolagem.

E comandos que fazem falta no seu concorrente: como o de alterar nick na sala, mute, cegar, que é excelente para colocar ações que só sejam para um pc ver sem chamar pvt desnecessário.  Além da opção de deixar alguém como mestre temporário, arriscada, mas útil se bem utilizada.

Para tentar melhorar um só log temos a mesa moderada, onde só quem está apto pode participar, mas aí os outros jogadores ficam só observando sem poder comentar algo útil, que até pode ser interessante o mestre saber. Nada impede que ele fale aquilo em pvt, mas acredito que dois logs seriam melhores.

O tamanho que mencionei ontem é um ponto positivo na parte de arquivar. Por que pcs e npcs ficam todos ali no canto esquerdo da tela sem prejudicar ver se os jogadores estão digitando ou se há um intrujão online como no 2ic.

Biblioteca

Na parte de falar normalmente, como narrador e npc é um misto simples do 2ic, que as vezes também fica confuso se deixar muitos npcs na sala e ativar “ Fs” infinitos.

Voltando ao ponto de partida desse comentário, a migração foi só passando material de backup para lá, no dia seguinte o 2ic já funcionava quase normalmente e continuei em meu lar atual, mesmo que tantas reclamações.

Falando em reclamações o bug de hoje é a respeito da barra de hp/mp, por algum motivo desconhecido se zerado qualquer uma das duas, mesmo depois de restaurada, o que aparece para os jogadores e suas fichas de personagem ainda é a barra zerada, só corrigindo o erro se a pessoa entrar e sair da sala. Algo prejudicial se estava acompanhando o log ou dependendo da hora que acontece.

Bug dos pvs

Um recurso caseiro que uso para resolver a situação é deixar sempre o jogador com um de hp/mp e marcando os pontos negativos em outra parte da ficha, mas aí demanda a atenção deles para não tomar susto.

Até a próxima matéria onde continuo com os resumos da primeira aventura online e os problemas encontrados.

2 comentários em “RPG online – NEWs”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s