Pequenas pinceladas

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Primeira vez que o meu inimigo não é o tempo. Como podem ver cumpri a minha promessa pessoal de postar uma matéria nova todo dia do mês de abril. Sim é promessa pessoal e um empurrãzinho para cumprir o TOP 3 abaixo.

Na programação que se seguia fui pego por um processo prolongado e um feriado e não falo do dia 1º de maio, o dia dos trabalhadores, aproveitando a deixa parabéns a todos os trabalhadores.

Pequenas pinceladas

O processo no caso é de uma legenda que atrasou impedindo que faça uma matéria de série programada para hoje, ficará para sexta ou domingo tal matéria. Não reclamo dos legenders, por que sei que é trabalho cruel e não pago, só feito por que é fã mesmo e tem seus imprevistos é mais para explicar o que porque disso.

Já o feriado que mencionei é o Golden Week, uma semana com 5 feriados no Japão com poucos dias de diferença entre eles, que é como se fosse uma semana de feriado começando no dia 29 de abril e indo até 5 de maio, portando não haverá mangás essa semana a não ser que alguém da produção vaze conteúdo inédito como já aconteceu algumas vezes, lembrando que caso isso ocorra é semana que vem que não haverá conteúdo pelo adiantamento.

Agora o foco da matéria em si. Fiz um TOC junto à última matéria de Toriko comentando de mangás que comento aqui no blog, ou alguns que mereciam referência incluindo Naruto, Bleach, One Piece, Beelzebub, Toriko, Assassination Classroom, Kuroko no Basket, Medaka Box (encerrado), Kochikame e Hungry Joker e hoje vou aproveitar esse momento para falar de outras 5 publicações daquele TOC.

Uma mistura de resumo e primeiras impressões. Com pequenos spoilers das obras.

Gintama (9º colocado no TOC): Sakata Gintoki é um preguiçoso ex-samurai que faz qualquer c oisa por dinheiro. Junto com Shimura Shinpachi, um garoto que almeja ser samurai e Kagura, membro do clã mais poderoso do universo entram em grandes encrencas, aceitam qualquer trabalho para fazer do mundo melhor… e para pagar o aluguel.

O resumo diz muito pouco e fiz o processo ao contrário li e assisti muitos episódios de Sket Dance comentado abaixo e o mangá em questão é feito por um antigo assistente de Hideaki Sorachi mangaká de Gintama.

Ambas a história apresentam um trio de pessoas dispostas a ajudar os outros fazendo “qualquer tipo” de trabalho. Os personagens Shinpachi e Swicth são parecidos até em visual. Os óculos característicos de alguns personagens japoneses são parte de Gintoki e Bossun.  A diferença crucial é que os personagens de Gintama não fazem seus trabalhos só por diversão, o que inclui é claro, mas sim para arrumar dinheiro num universo mega alternativo, onde o Japão Feudal foi invadido por aliens.

Isso mesmo que leu, os samurais caíram e por outros motivos além do histórico, e assim Gintoki teve que procurar algo mais para fazer e acabou levando Shinpachi  com ele, personagem que na verdade seria o caso do capítulo 1 com um dojô abandonado e endividado.

gintama

Nisekoi (10º colocado no TOC): Suas famílias atualmente estão em guerra por causa da rivalidade nos negócios: a família do garoto é da Yakuza enquanto a da garota é composta por criminosos. Os líderes dos dois grupos gostariam de acabar com essa situação, porque se a guerra não acabar certamente haverá muitas baixas. O problema é que seu subalterno não vão os escutar, então eles decidem algo que os farão cooperar. Eles querem que Ichijou e Kirisaki se tornem noivos, desta forma suas famílias voltaram a se entender.

Uma comédia romântica com lutas, um pouco Shakesperiana, onde um garoto faz uma promessa de amor eterno para uma menina (Love Hina feelings) e quando cresce e volta ao seu país de fato é acertado por uma misteriosa personagem com biótipo americano, que logo começa um conflito com a mesma, até descobrir que deverá casar com ela para por fim a uma guerra entre a Yakuza e outros grupos criminosos. E a promessa como fica? Quem é a garota misteriosa sua amiga Onodera, Kirisaki que ele já conheceu antes, ou outra pessoa?

Nisekoi é um tipo mangá Harem com um protagonista cercado de mulheres, li um pouco no início quando fazia questão de ler tudo que saía traduzido da Jump e depois o mangá decolou conseguindo boas posições e ganhando certa vida longa na revista, hoje se encontra no meio do caminho.

Nisekoi

PSI Kusuo Saiki (11º colocado no TOC): Saiki Kusuo tem uma vasta gama de poderes ao seu comando, inclusive telepatia e telecinese. Isso talvez soe como sendo algo incrível, mas, segundo Kusuo, ter superpoderes não é algo tão bom quanto parece ser. Ele tenta levar uma vida normal, a despeito de seus poderes, junto com seus excêntricos pais.

Minha primeira impressão de fato do mangá veio do crossover com AC, que cheguei a comentar nos post sobre o outro mangá.

Eu acreditava que pelas antenas que usa e não percebi que era um acessório metálico, o personagem era um ET, mas não ele é um psíquico que nasceu com tais poderes de ler mentes, telecinese, teleporte, com pais que não ligara muito para as diferenças do filho que tiveram e o deixaram seguir para uma vida “triste” nas palavras do protagonista que tem o aspecto de Emo supremo.

O pai de Kusuo tentando usar o filho para algo maior é o que qualquer pensaria, com tantos poderes por que ele viveria uma vida normal, tudo bem que usar os poderes para roubar não seria o mais correto do pai pedir ao filho.

Depois vemos o amor dos pais se tornando ódio e o filho corrigindo isso transmitindo os pensamentos de um para outro, só para poder comer em paz.

Pelo que vi em AC esperava mais de Psi. Quem sabe no futuro.

Psi

Haikyuu!! (14º colocado no TOC): Hinata Shouyou, ao ver uma partida de voleibol, fica fascinado com “o Pequeno Gigante”, um habilidoso jogador de vôlei, decidindo-se juntar ao clube de vôlei de sua escola, no entanto ele é o único membro do clube. Após 3 anos ele finalmente completar o time e ruma para a disputa do Torneio de Primavera. Seu primeiro oponente de cara é o preferido das finais.

É neste momento que ocorre o encontro de Hinata com Kageyama Tobio, o “Rei do Alto da Quadra”. Embora tenham perdido a partida, Shouyou ainda está determinado a tomar o título de Kageyama, e ser aquele que permanece na quadra. Ao entrar na escola secundária, ele surpreende-se, agora ele e Kageyama, antes adversários, estão agora na mesma escola e clube!

Num passado não tão distante assim passava longe de mangás esportivos até que me deparei com Kuroko, não sei se era por que gosto de basquete e tal me encantei. Daí li um pouco de Kurogame – sobre kenjutsu que também gostei e agora abro as cortinas de Haikyuu ou HQ, o mangá de voleibol, para as primeiras impressões dessa matéria.

Um protagonista tão determinado que vai de único membro do clube de vôlei masculino, treinando sozinho e sem espaço na quadra até montar um time com alguns amigos e novatos da escola. Em sua primeira e única partida no ginásio mesmo perdendo de 3×0, ele dá um banho no chamado Rei do Alto da Quadra.

Dois personagens de lados opostos na quadra que claramente se completa. É assim que começa a trama de Haikkyu. E no encontro final do capítulo 1 ali na mesma escola alguns anos depois a trama mostra sua força.

Um mangá que também conseguiu boas posições e hoje está um pouco abaixo, por que o jogo de cadeiras da Jump é complexo com tantos mangás com mais de 200/300 capítulos que certamente conquistam posições maiores com mais facilidade.

Haikyuu!!.240.1344825

Sket Dance (17º colocado no TOC): É a história de um clube escolar com uma atividade peculiar: ajudar as pessoas que precisam. Os membros são Bossun, o líder, que possui habilidades dedutivas e capacidade de observação muito boa; Himeko, a menina que é a força bruta do grupo; e Switch, o garoto que tem a melhor rede de informações da escola e fala através de um computador.

Habilidade dedutiva? Força bruta? Falar pelo computador? Qual o motivo para eles serem assim? Só lendo o mangá para descobrir.

Mangá de comédia, drama, vida escolar com uma pitada de investigação.*

* (Descrição da Quadradim Scan que era o sub por onde pegava e lia os capítulos)

Uma excelente história, personagens cativantes, num mangá meio “caso da semana”, e que é mais incrível com uma trama triste para os três protagonistas que são super divertidos hoje só que tem um passado tenso.

O anime que já comentei aqui é um dos melhores que vi sua primeira temporada com 51 episódios é redondinha, a segunda eu vi só o início começou mais devagar, mas depois voltou a ter episódios excelentes, o mangá eu ainda não alcancei essa parte do anime. Da história dos protagonistas que são contadas numa série de capítulos só peguei a parte de Swicht, o primeiro e Himeko.

Altamente recomendado.

 Sket dance

2 comentários em “Pequenas pinceladas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s