Explosões & Novidades

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Um post curto, por que achei que teria capítulo de FT essa semana e faria uma dobradinha clássica só com os dois, mas até agora nada. Então uma resenha rápida do capítulo 231 de Toriko.

Até que resolvi algo que sempre comento aqui e mostrar como anda os mangás que faço review nas duas sessões de mangá. Com exceção de Silver Spoon e Fairy Tail que são de outras revistas e ST&RS que já foi encerrado há algum tempo.

Com spoilers

Explosões e novidades

TORIKO (referente ao capítulo 231): A platéia longe e “salva” por Zebra, que pode ir com tudo. Num universo com cara de Hokuto no Ken, os golpes do último rei celestial revelado no mangá lembram ainda mais a destruição causada pelo lendário Kenshiro. Se não conhecem Hokuto no Ken gastem seu tempo lendo todo o excelente mangá inspirador.

Zebra é o cara. Ele chama os Nitros para o embate, enquanto muitos correriam e dá uma senhora surra nos inimigos, pedindo que eles se levantem para continuar sua “diversão”.

Toriko 231-01

E voltamos as “aulas” nas batalhas que se seguem com Chiyo x Setsuno. A vovó cozinheira baixa a pressão do ar ao redor dela, aumentando a velocidade da adversária que em compensação sofre as conseqüências de “alta” altitude.

Pensando se tratar de um mano a mano, a baixa pressão a impede de perceber a chegada da Utopia da Nova Comida que deseja aproveitar e matar Setsuno, que pode impedir seus planos.  Zaus, Kousairou e Kuribou se juntem imobilizando-a, drenando suas calorias e a cortando com precisão do nº 1: Zaus.

Independente do cenário a mais assustadora ali é Setsuno e sua cara de “vou matá-los antes que respirem de novo”.

Toriko 231-02

Especial Table of Contents ou mais conhecida como TOC – Issue 22-23 da Shonen Jump 2013

New TOC

O que seria isso? Antes de mais nada já comentei a respeito, mas é algo tão distante que é melhor explicar em poucas palavras – vou tentar – o TOC seria um rank de popularidade do mangá, quem compra a Jump lá fora pode escolher três das histórias que mais aprecia e votar, e esses 1º, 2º e 3º lugar contam pontos que dão destaque ou colocam no fundo do poço os mangás/mangakás que vão vingar ou não.

Esse rank passa a ser a ordem que os mangás são publicados na revista, os tops em primeiro lugar, onde normalmente que folheia uma revista – será que deixam folhear revistas no Japão? – fica aí a dúvida – olha e pela cara do produto compra.

E aqueles sem pontuação ficam no final e estão em constante ameaça de cancelamento. Peraí, isso não é exatamente assim, tem obras que são bastiões e mesmo caindo de lugar, já estão tanto tempo no ar ou vendem volumes fechados ou produtos que ficam na revista independente disso. Já outras parecem escudos por um tempo, ficando lá embaixo e dando sobrevida a quem não tem essa proteção.

Título e Mangaká

1. One Piece – Eiichiro Oda

2. Assassination Classroom – Yuusei Matsui

3. Naruto – Masashi Kishimoto

4. Moon Walker LTD II (Oneshot e Páginas Coloridas) –

5. Kuroko no Basket – Tadatoshi Fujimaki

6. Medaka Box (Fim de Série e Páginas Coloridas) – Nisio Isin e Akira Akatsuki

7. Shokugeki no Soma – Tsukuda Yuuto

8. Toriko – Mitsutoshi Shimabukuro

9. Gintama – Hideaki Sorachi

10. Nisekoi – Komi Naoshi

11. PSI Kusuo Saiki – Asou Shuuichi

12. Tetokuchi (Oneshot Prologo e Páginas Coloridas) –

13. Beelzebub – Ryuuhei Tamura

14. Haikyuu!! – Furudate Haruichi

15. World Trigger – Daisuke Ashihara

16. Bleach – Tite Kubo

17. Sket Dance – Kenta Shinohara

18. Kochikame – Osamu Akimoto

19. Cross Manage – Kaito

20. Koi Suru Edison –  Watanabe Kizuku

21. Rookie Policewoman Kiruko-san – Hirakata Masahiro

22. Hungry Joker – Tabata Yuuki

O Top 3 é comentado aqui, mas assim como muitos fanboys brasileiros, o apreço por Naruto no Japão é muito maior que o meu pela obra, eu gosto de Naruto, só que acho que a série se perdeu com uma trama de proporções gigantesca e seus infinitos personagens que nunca morrem.

Já sobre One Piece, com pequenas exceções eu concordo dele sempre aparecer no topo, isso mesmo, o recorde de 1º lugar quase todos os últimos anos é do mangá de Eichiro Oda. E Assassination Classrooom é a sensação do momento lá fora não é toa que escolhi o mangá para cobrir o cancelado Katekyo Hitman Reborn e o pausado Hunter x Hunter.

Oneshot são capítulos únicos com duas funções, divulgar o trabalho de determinado mangaká ou testar uma história e sua popularidade para ver se a mesma deve ser publicada ou não.

Kuroko está na quinta posição, o anime da série ajudou ela a sair da zona de perigo da revista, Medaka não teve o mesmo efeito e se despede essa semana da revista com 192 capítulos.

Medaka Box

Eu li o início do mangá que me lembro um pouco Reborn e Sket Dance. O primeiro por que começa como um mangá escolar e desponta como um Battle Shonen e o segundo por exatamente a proposta de Medaka nos seus primeiros capítulos. Sendo que esse tipo de tema de grupo escolar é tão comum no Japão como as séries Policiais no EUA.

Toriko em 8º. O mangá de Shimabukuro já esteve em posições melhores e com o mega evento que acontece na história deveria estar numa posição melhor, mas a mudança de foco da luta ou a chegada da Utopia da Nova Comida pode ter embaralhado a cabeça do pessoal e ele caiu posições. Beel é outro em 13º lugar, e olha que o arco atual que já começou nessa análise – que na verdade representa os capítulos de 7 semanas atrás – está excelente.

Bleach em 16º é outro mangá que devido as suas batalhas longas e o arco do Fullbringer vem sendo injustiçado, mas fazer o que, ele é o que chamei de bastião e só será cancelado quando Kubo o finalizar.

Outros dois que não comento aqui e merece destaque é Kochikame que está no capítulo 1801, não escrevi errado não, ele é o BASTIÃO como disse, o mangá mais antigo da Jump e um dos mais antigos ainda em publicação no Japão.

Kochikame 1800

E outro que preciso comentar é Hungry Joker que era minha opção inicial a comentar no lugar de AC, só suas posições no TOC me mostraram que ele seria um novo ST&RS cancelado prematuramente, com ou sem razão, por que acabei lendo só os 3 primeiros capítulos.

É isso aí. Uma novidade para não ser só uma simples resenha.

Continua na próxima matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s