RPG online – PVT: solução ou armadilha?

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Pegando um assunto mencionado rapidamente na última matéria dessa sessão, os chamados pvt ou private, são os turnos solos com os jogadores.

RPG ONLINE solo

É um excelente recurso a ser usado no RPG online com sabedoria, mas que no RPG de mesa e só mais um momento para deixar um monte de jogadores de lado para dar um destaque, ou espaço, ou cobrir a história de determinado personagem. Ou passar uma informação para ele compartilhar ou não, etc.

No RPG online o pvt pode servir de introdução para jogadores novos, para sentir o seu modo de jogo, sua vontade de jogar e de certa forma testá-lo antes de colocar na mesa e o mesmo desaparecer.

Jogador isolado

Usando esse recurso de respostas rápidas, só o mestre como narrador ou npc, ou um misto dos dois e o jogador, tudo costuma fluir melhor, os jogadores dão um máximo de si, é quando sinto que eles “se superam”, muito se perde quando é necessário colocá-los em grupo. Dá para sentir a “quebra” logo que faço isso. Então por que fazer?

Aventura solo com todos, só se tivesse dois ou três jogadores, com mais que isso imagina só coordenar isso mentalmente e não deixar ninguém no vácuo por muito tempo. Fora que a condução comum de uma aventura é em grupo então o objetivo é esse.

Deixando os tais momentos que mencionei no RPG de mesa, quando a história se foca em determinado player pode se usar o pvt, ou para dar informações pessoais, leituras de cartas, pergaminhos, visões ou sonhos.

Lendo pergaminhos

Nessa maré o pvt é muito útil. Agora vem outro problema o pvt forçado pelo jogador que pode acontecer de duas maneiras, in game ou off game. O in game é quando ele no meio da aventura, em momentos às vezes de decisão importante, ou que estão aguardando o retorno de tal personagem, o personagem resolve sair para explorar uma cidade, comprar equipamento x, dormir, fazer item, as opções são as mais diversas.

O jogador não deve ficar 100% preso aquilo, RPG é para dar liberdade aos jogadores, só que tem os seus momentos, imagina em 24 Horas – a série – se Jack Bauer resolvesse parar de salvar o EUA para comprar um aparelho de barbear, tem hora que é isso que o pessoal faz nos pvts in game.

JB de barba

Off game costuma acontecer quando o jogador não quer usar o chat do 2ic para falar algo e tudo pergunta por pvt, às vezes é algo importante – a porcentagem é bem pequena, às vezes é só desvio do caso importante como acima. É um pvt que não precisava ter e só rouba atenção e tempo.

Um recurso bom em doses certas. Outro recurso que utilizo o pvt é quando não queria fechar o chat da sala e duas pessoas agiam num grupo e a maioria no outro. O grupo maior ficava com a aventura, ou como chamamos no 2ic, o F2. E o menor trocava mensagens comigo por pvt e eu enviava ao outro que respondia e vice-versa.

Algumas vezes em casos especiais com jogadores mais acostumados os deixava conduzirem um pvt entre si, me passando o resultado final da conversa para resposta, condução da ação deles ou só arquivar mesmo junto aos logs da história.

Que os pvt sejam usados das mais diversas formas, quando for útil.

As experiências online continuam na próxima matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s