Uma sala de aula de matar

LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Aproveitando que fora Fairy Tail que só saiu por ter vazado antes do tempo, vou apresentar um novo mangá para entrar no grupo de mangás comentados junto com OP, Bleach, Naruto e Beel só que dessa vez por ser um mangá mais novo vou apresentá-lo hoje falando dos capítulos 1 ao 5 e fazer avaliação de 5 em 5 capítulos até chegar ao capítulo atual.

Sala de aula de matar

Assassination Classroom (no original Ansatsu Kyoushitsu)

AC 01

A história desse mangá é umas das mais bizarras pelo menos dentro do que já li, começamos com um monstro vestido de professor, ele parece um smile gigante com corpo humanoide e vários tentáculos que funcionam como pés e mãos. Ele avisa que vai começar a aula na primeira página e já vemos humanos “até então comuns” assistindo, ao virar a página todos estão armados atirando no professor.

AC 02

Que desvia das balas como se não fosse nada e aproveita o tempo para fazer a chamada, assim começa um mangá que já se tornou um boom no Japão e teve a melhor estreia desde Dragon Ball e One Piece, com anúncios por prédios em Tokyo e com vendas excelentes de seu primeiro volume, o segundo saiu no final de dezembro.

Vou confessar que capítulos iniciais normalmente por ser mais longos são arrastados é difícil pegar o capítulo 1 do mangá e fazer uma avaliação de que irá vingar ou não, ou se vamos continuar lendo só com ele. O último que tive essa sensação foi Enigma, que pretendia até comentar aqui, mas a tradução ficou atrasada e aí o mangá começou a mudar de foco e perder seu brilho até o cancelamento eminente.

Tanto que tinha duas ideias de mangás para comentar um anda correndo risco e tem menos capítulos vou esperar um pouco até por que daqui a pouco ST&RS deve se despedir da outra sessão quando os capítulos finais forem traduzidos e teremos outro espaço vago.

Capítulos iniciais são baseados em one-shot e não sei qual é origem do one-shot da série que simplesmente estreou substituindo Nurarihyon no Mago.

Voltando ao foco do capítulo 1… a velocidade de Match 20 do professor, um extraterrestre que veio a terra, destruiu 70% da lua a deixando sempre crescente e pretende destruir a Terra daqui a um ano – resta saber como será a contagem de tempo no mangá – vide 5 minutos de Dragon Ball, 3 min de Katekyo e até os 16 anos de ST&RS que passaram em 20 capítulos.

AC 03

Só que ele fez um acordo com o governo virar o professor de uma classe formada por assassinos e proibido de matá-los, treiná-los para que eles o matem e impeçam a destruição da Terra. Viu agora quando disse que era bizarra a trama.

Vamos tendo pequenas pistas dos poderes do até então professor sem nome, mas no final ele fica conhecido como Professor Assassino Duro de Matar ou Korosensei. Sua face muda de cor conforme certas emoções, ele pode regenerar quase que automaticamente e a munição usada para atingi-lo não é capaz de matar humanos. Presumindo que ele que deu tal munição, e não os cientistas que criaram isso. De nada adianta com sua velocidade e a habilidade a história vai ser longa.

Outros dois destaques do capítulo 1 são a personagem humana Nagisa, que deve ser a narradora da história que tenta esfaqueá-lo quando ele está com uma expressão feliz e depois explode uma granada cheia de balas que só afetam o Korosensei. Resultado ele troca de pele na hora – outra habilidade bizarra dele e salva a garota de qualquer dano da detonação, já que as balas não a matariam e a elogia pela tentativa, já aqueles que incitaram ela a ser a cobaia são ameaçados, pelo menos suas famílias, já que pelo acordo que o professor parece seguir não pode feri-los.

AC 04 - explosão da granada

E numa marca na mesa da sala ele tem um flashback com uma humana falando que ele daria um bom professor, algo talvez que seja sua motivação para ensinar as pessoas ao mesmo tempo em que elas tentam matá-lo.

AC 06 - Flashback

Agora comentários referentes aos capítulos 2 ao 5

Pelo menos já no início mantiveram o nível de excelência com o professor lendo um jornal americano que pegou no Havaí antes de dar aula – lembrando-se de sua velocidade é Match 20 – e tomando coquetel, quando Nagisa com Sugino um jogador de beisebol que lança uma bola especial com várias balas anti Korosensei.

Resultado ele surge atrás dele, mas antes mostra em câmera lenta, ele vendo a bola, indo no armazém de esportes, pegando algo, arrumando uma placa e voltando com uma luva de beisebol para pegar a bola protegido. Ri alto com a abertura do capítulo 2.

AC 07 - Câmera Lenta

Isso leva o professor numa viagem à Nova York só para ajudar Sugino a melhorar como jogador de beisebol. E continuamos vendo Nagisa como a personagem guia da história sempre com os envolvidos na aula da semana, por assim dizer.

Sabemos que os tentáculos de Korosensei tem habilidade de analisar qualquer coisa e respondendo a Nagisa por que era professor se ia destruir a Terra. Fala que fez uma promessa e voltamos a ver parte do flashback do capítulo 1 com seus tentáculos segurando o que parece ser uma mulher.

No terceiro capítulo o ritmo diminui e a comédia que já era evidente mesmo falando de assassinato aumentou com Korosensei destruindo o jardim para mostrar sua velocidade enquanto tentava ser esfaqueado por facas de borracha – que por alguma razão podem causar dano nele – ainda me pergunto se é o próprio professor que passa essas informações.

Depois ele restaura o jardim e deixa ser amarrado numa árvore para ser esfaqueado, parece que pela primeira vez a turma chega perto quando ele se arrebenta no chão, mas ainda não é suficiente. Outras duas novidades desse capítulo é que o Ministro da Defesa se torna assistente da Classe E e que um novo aluno até então suspenso é apresentado.

Karma é o nome do personagem misterioso do capítulo 3, suspenso por violência numa turma de assassinos, o que será que ele fez? E já chega causando dano no professor colando pedaços de facas de borracha – que realmente o fere na mão. Do mais parece que a turma pode crescer quando o assistente Karasuma fala que no contrato de Korosensei havia a possibilidade de ter professores para outras matérias, como Educação Física que o ministro leciona agora, enquanto o ET fica na caixa de areia como um bom menino fazendo um castelo japonês com sua habilidade perfeita.

A suspensão de Karma é explicada no capítulo 5, parece que não é Matsui Yuuseide deixar furos, ele usou de violência com os alunos da escolas/classes normais.  E menciona matar um professor de verdade, por o que o outro morreu sozinho. Acho que essa que morreu sozinha é a pessoa que Korosensei fez a promessa e o guia a se manter como professor.

O novo aluno cria um dilema com o professor que não pode fugir da linha e encontra um aluno esperto que arma para ele de novo e quase o mata, já que segundo o acordo não pode ferir os alunos. Como escapar de Karma, quais novas armas e poderes Korosensei terá de usar?

AC 08 - Ataque de Karma

Não é cedo para ter alguém que possa enfrentá-lo? Tem certas armadilhas que vamos procurando em mangás que eles mesmo tentando manter o nível alto, com exceção do capítulo 3, todos os outros foram excelentes, que o mangaká acaba atirando no próprio pé, mas ele deve ter contornado isso por que o mangá continua com altas posições nos TOCs.

Até a próxima sessão comum de review de mangá quando eles retornarem da pausa

AC 05 - Dark Teacher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s