Batalha de mestres

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Toriko em alta novamente. FT com a conclusão da luta e uma revelação não confirmada sobre um personagem que conhecemos, ou só uma especulação minha. Magico tem 5 capítulos traduzidos, o que atrasou um pouco essa matéria que na verdade ia ter um só capítulo de cada. Silver Spoon nada ainda.

Com spoilers

Toriko (referentes aos capítulos 192 e 193): Depois de capítulos excelentes fiquei receoso com o que viria depois da luta, mas o capítulo não decepcionou.

Primeiro as frutas bolhas e a técnica da faca revitalizante explicada por Chiru praticamente ressuscitam o Mestre Chin, porque a técnica não funciona com os mortos.

Mestre Chin fala que essa é exatamente a motivação de Mestre Chiyo, procurar o 8º ingrediente do menu de Acacia, Hors D’ouevre capaz de trazer alguém de volta a vida e por isso escondido da história, até mais que o God.

Daí descobrimos que a pessoa que a mestre Chiyo queria trazer do mundo dos mortos era seu filho com o próprio Mestre Chin, a explicação maior para a versão de Toriko do Mestre Kame – modo Schwarzenegger ter apanhado da senhora tal fácil.

O mestre também diz que os membros do Biótipo “0” sabiam desse ingrediente. Que será o assunto que fez o presidente da IGO invocar os personagens mais apelões de todos que já apareceram em Toriko e mais alguns novos para uma reunião exatamente no Biótipo “0”.

Essa saga parece que agora vai andar de fato, o problema é o que virá depois de uma Saga como essa. One Piece demorou bastante a entrar nos eixos depois da Saga da Batalha dos Mais Fortes/Marineford, todo mundo reclamou de Gyojin Island talvez mais ainda pelo fato do que vimos antes.

Toriko com o prelúdio da saga que está por vir desde o encontro de Ichiryuu (presidente da IGO) com Midora (líder do Bishokukai) pode cair nesse mesmo abismo. Espero que não.

Os mais fortes do Biótipo zero são todos apresentados no capítulo 193 que mantém a alta performance de Toriko, parece que eles serão os defensores direto do Mundo Gourmet na guerra contra o Bishokukai, enquanto Toriko e outros 3 reis celestiais terão de lidar com as 4 Bestas.

O grupo só não está completo ali, por falta o Mestre Chin. Mas conhecemos variados típicos, vou tratar dos que se destacaram. Tack o guerreiro da Tribo Goro parece ser aquele personagem com um código de conduta próprio que pode atrapalhar seu desempenho na batalha. Ao seu lado o assassino Megarodras, um perfil diferente e o Bando do Chefe Goblin, Ramon.

Aí temos uma curta tensão contra o presidente da IGO fala que a informação vazou devido à traição e Rapp acusa Ryuu, que é o último membro convocado por um cheio de moral, Yosaku, o Sanseya que recuperou o braço de Toriko.

Descobrimos que o ingrediente mencionado pelo mestre Chin, que pode trazer pessoas de volta a vida se chama Center, e o mesmo por mais irônico que seja escrever isso, é o centro da disputa entre a IGO e o Bishokukai, ambos querem completar o menu completo de Acacia.

Outros dois personagens de destaque são Rala, o astrônomo gourmet que diz que o tal Eclipse que revelará God, acontecerá em meio ano. O outro é Kousairou, o eremita gourmet que tem um papel importante no final do capítulo que proteger os chefes no Festival de Cozinha que acontecerá em um mês.

Outros ingredientes estão sendo preparados: Earth, Atom e Air.  Toriko está cheio de eventos, e dessa vez parece que engrenou mesmo, rumo ao extremo.

FT (referentes aos capítulos 288 e 289): Perto do que o Mashima apresenta achei que esse capítulo deveria ter algo mais, só a luta, mostrar que outra pessoa usa magia de God Slayer além do Zancrow, o que acho estranho, por que parece ser algo muito específico God Slayer do Ar, ou muito genérico, dependendo dos seus poderes.

O legal foi à quebra de tudo que pensamos que seria a batalha com as duas tropeçando ao entrar, Wendy no modo Shun de ser, preciso batalhar pela guilda, mas não gosto de lutar. E mostrando que além da evolução de Urtear, aprendeu um dos dois golpes que Grandine que lhe deixou Sky Drill.

Só que o golpe que poderia definir a luta, só mostrou o quanto Chelia é apelona levantando sem ferimentos, além disso, ela tem uma Magia Perdida e pode estar ligada a Zeref, segundo a fala final de Gerard.

Será? Como? Qual a relação essa garota poderia ter com o Zeref que conhecemos? É esperar o próximo capítulo, já que como disse antes esse passou batido, teve surpresas, mas o gancho final foi só uma confirmação do que já poderia ser suposto com o último.

Com os capítulos atrasados de Magico saindo em português, resolvi tratar de dois capítulos de FT e Toriko, mas mantive o parágrafo acima originalmente, o último da análise. Continuando.

A luta continuou sob a afirmação de Wendy de que precisava lutar pela guilda. Sheila vai com tudo, mas Wendy esquiva mesma toda ferida. A batalha continua até que chegamos a um empate, 5 pts. para cada lado e encerramos o 3º Dia dos 5 do Torneio.

Ainda não tivemos uma resposta de como vai ser daqui para frente sem a Raven Tail. Gerard tenta sair de fininho para procurar o dono da verdadeira aura maligna que buscava que permaneceu após o término da luta e acaba sendo parado por Dorabolt e Lahar. Resultado, talvez se disfarce já caia, porque o ex-Mest sabe que o verdadeiro Mystogan é de Edolas.

 

E o cenário para o próximo dia, além do disfarce revelado será cheio de surpresas para Mashima explorar.

Magico (referente aos capítulos 59 a 63): Sim. Hoje tem maratona de capítulos de Magico que poderiam ter ido por um caminho ruim, mas foram melhorando, para um triste final, o cancelamento anunciado na última Shonen Jump, um capítulo especial com o verdadeiro final será publicada ainda para concluir a história, além de alguns capítulos que ainda não foram traduzidos para o inglês/português e aparecerão aqui antes do fim.

Eu sei que o universo de Magico cresceu com mais de 60 capítulos é comum isso num mangá, mas acho que ele se perdeu, as batalhas pelo sorriso de Pizzal-sama, que criou a corrida pelos selos e os desafios mortais só para chamar a atenção dos outros e os matar, onde pensaríamos ver isso lendo os primeiros capítulos de Magico.

Não sei se as mudanças são para tentar pegar outro público, pelas posições ruins que o mangá tem na Jump, ou da mangaka apoiada pelo seu editor, afinal o mesmo é que define se esse é um bom caminho ou não. Eu analisando, digo que os dois se equivocaram. Mudaram o espírito da coisa que não era inocente desde a luta com os irmãos Magi, mas tem desandado cada vez mais.

A luta parece até ter acabado no capítulo 59 como eu gostaria, mas foi muito Dragon Ball além do que já mencionei acima, restava só Raven e sua adversária seminua.

O capítulo 60 trouxe o espírito de Magico de volta. Raven vendo que se apaixonou por Emma, mas que ela só iria sorrir para Shion mesmo, o protagonista defendendo Luu e a chamando de filha, Ain levando os tesouros restantes, mas deixando a Fênix Tripla e no final a mensagem de Anise que não foi esquecida por seus companheiros. Afinal Emma, Shion, Luu e Anise antes de tudo são uma família.

A mensagem mostra o universo de Magico crescendo ainda mais e agora sim para o bem, com a história dos Magos do Começo, de Anise ser uma Serva Daqueles que trazem a magia ao mundo, a “existência de fundação”.

Conhecimento Tifon Oz, o criador de Echidna. Que também criou todos os gatos pretos do universo, golens de Oz para encontrar e proteger a reencarnação de Echidna.

Ficamos sabendo mais sobre o Sephiroth que apareceu no torneio e até então não estava claro o que eram os mesmos sequestraram Emma e a mantiveram sob uma barreira, longe dos golens de Oz.

E o que foi o final. A lua é a cabeça de Echidna, Emma só o corpo que vimos naquele flashback e Anise pretendia trair Tifon Oz que acabara de despertar o matando para proteger sua família. Enquanto Shion se prepara para procurá-la, interrogando os gatos.

Pareço que o universo do mangá se expandiu e sinto que isso tem cheiro de cancelamento ou encerramento forçado próximo (outro parágrafo que escrevi antes de ser saber do cancelamento e resolvi deixar).  O que teve de personagem nesse episódio aparecendo, do Sephiroth, sábios mencionados antes e Shion e Emma chegando a Lua muito rápido e com cara de batalha final. Para o bem de Oz que agora poderá juntar o monstro que criou, corpo e cabeça.

A batalha de Shion e Oz pode ter protagonismo, mas eu sinto fé no personagem e apoio ele ter em pé de igualdade com o antagonista mostrado só agora e o final do último capítulo falando que o sonho dos dois é o mesmo.  E que a verdade por trás de Echidna será revelada.

Até os próximos capítulos.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s