2012: O mundo em teoria já acabou…

POR FELIPE VALADÃO

 

Muitas pessoas esperam pelo fim do mundo, que na teoria ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2012. Porém uma série de fatores acaba passando despercebidos até mesmo pelas pessoas mais críticas e céticas.

Uma imagem começou a circular por blogs e redes sociais, demonstrando que se fossemos levar em consideração o calendário maia, o mundo já teria acabado.

De acordo com o criador da nova teoria, os maias não tinham conhecimentos sobre as diferenças orbitais que fazem com que seja necessário um ano de 366 dias a cada quatro anos. Sendo assim o calendário maia contou os dias sem considerar os anos bissextos, o que levaria ao fim do mundo sete meses atrás.

 

 

Os Maias contavam anos bissextos?

 

Segundos pesquisadores da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), os maias não consideravam todos os anos como iguais. Os quatriênios eram divididos entre anos do sul, leste, oeste e norte.

Em cada um deles, o sol nascia em horários diferentes (levando em consideração a posição da Terra em relação ao Sol).

Então a cada quatro anos, um novo dia era ajustado, porém para os maias não existia ano bissexto, já que para eles não era necessário aplicar um nome a algo que já estava enraizado em sua cultura. Tecnicamente então isso funcionava da mesma maneira que o dia 29 de fevereiro do calendário gregoriano (o que usamos).

Mas em termos práticos o que isso significaria? Se as teorias da UNAM estiverem certa, os mais realmente incluíram os anos bissextos em seus calendários. E a teoria que vem sendo espalhada pela internet seria falsa.

Porém isso não seria bom, já que isso significa que a data de 21 de dezembro de 2012 continua valendo…

 

Existe salvação?

 

Algo que deve ser citado, é que os maias em suas profecias não citaram qualquer coisa parecida com apocalipse. A única dica que eles teriam deixado para as sociedades do futuro são inscrições de datas que terminam no dia 21 de dezembro de 2012.

Nesse embalo são criadas muitas teorias sobre “fim do mundo”, “início de uma nova era”, e outras crenças maias como indica a BBC.

A única certeza que temos até agora é de que o mundo não acabou sete meses atrás, e que há grandes chances de que o mundo não acabe em 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s