POR FELIPE VALADÃO
Quem já viu desenhos como Caverna do Dragão, ou mesmo os filmes de Harry Potter já deve ter imaginado o quão seria legal ter uma capa da invisibilidade.
Mas o que parecia algo fora de realidade de certo modo existe.
Não se trata de bruxaria ou coisa do gênero e sim da boa e velha tecnologia.
Embora este vide faça todos acreditar que realmente podemos enxergar através da pessoa o efeito não tem nada mesmo com bruxaria.
A novidade desenvolvida pela Universidade de Tóquio e batizada de Tecnologia de Projeção Retro-refletida, é baseada em um material semelhante a vidro que tem a capacidade de refletir a luz em uma única direção, ao invés de refratá-la em várias outras direções.
Mas o grande segredo da “capa da transferência”, é que ela possui uma câmera posicionada em suas costas para capturar as imagens que estão atrás do usuário. Então esse registro é processado em um computador e enviado ao projetor que faz com que o cenário que foi filmado atrás do usuário possa ser visto. Ainda com o auxílio de um pequeno espelho, a luz é direcionada de maneira a passar a sensação de invisibilidade.
Mas afinal para que serve essa capa?
A ideia inicial não é ter um item mágico, mas sim desenvolver soluções para evitar que a presença de um objeto dificulte a visualização.
Por exemplo, no caso de aviões que poderiam ter o chão “invisível”, para que os pilotos pudessem ter uma maior visibilidade na hora de pousar a nave.