O último a sair da loja

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Há quase uma semana – se este texto for publicado no dia certo – Chuck teve sua jornada encerrada, é chegada a hora de avaliarmos os 13 episódios da última temporada como todo fazendo um review especial dos dois últimos episódios que foram transmitidos juntos.

Lógico que haverá spoilers, se não viu pode ir ler outra coisa ou matar sua curiosidade.


A quinta temporada ao todo assim como a quarta falhou se considerarmos um arco central como da excelente terceira temporada, mesmo com Brandon Routh, que nem de longe é um bom ator, mas a história foi bem amarrada.

Na quarta temporada os eventos foram jogados até fazendo um certo sentido no final, mas meio desleixado. A quinta também pecou por isso, o Morgan com o Intersect não foi exatamente o alívio cômico como se imaginava, a trama do Intersect com defeito e tudo que ele causou ao amigo de Chuck foi a única coisa que durou até o final da temporada.

De fora ficaram a trama de Clyde Decker (o primeiro vilão), as participações especiais em excesso – mal aproveitadas por sinal, a personagem Gertrude (vivida por Carrie-Anne Moss), o retorno de Shawn, a história do bebê, os dossiês com Chuck no início da temporada não serviram para praticamente nada, foram jogados ali, resolvidas num episódio ou dois e bola para frente.

O verdadeiro vilão Quinn sou deu as caras no episódio 10 e mesmo com as emendas sobre o Intersect e os vilões de temporadas anteriores, pareceu superforçada a entrada dele na trama. Talvez se ele aparece deste o season premiere e se mostrasse responsável direto pela conspiração nos episódios tudo funcionasse melhor.

Além disso, tenho algumas ressalvas sobre o final, vou falar dele daqui a pouco. Vamos aos reviews em si, depois do apanhado da temporada como um todo.

Chuck – 5×12 – Chuck vs. Sarah

No final do episódio 10 Sarah e Casey caem numa armadilhas de Quinn e a espiã é obrigada a utilizar o óculos com a última (aham) carga do Intersect defeituoso. No episódio 11 descobrimos que quanto mais flashes a pessoa tiver com o Intersect mais rápido seriam os efeitos colaterais.

Sarah começa a perder memórias  e termina sequestrada por Quinn que usando algumas cartas holográficas que apagam memórias a transforma na antiga espiã que era no início da trama sem sentimentos ou lembranças de Chuck e companhia. Quinn afirma que Chuck é o grande vilão que matou os superiores e parceiros de Sarah e que a mesma  ficou infiltrada por 5 anos com Chuck deve roubar o Intersect e matá-lo.

Sarah acaba caindo na lábia de Quinn e volta como se nada tivesse acontecido, contando que vilão de verdade estava morto. Não gostei que nos últimos dois episódios  depois de trabalhadas as tramas sobre o que fazer depois de largar a espionagem, ter família e a casa dos sonhos, tirar  a memória de Sarah a transformando em pseudo-vilã de última hora. Como falei parece que muito tempo de tela foi desperdiçado.

Outros personagens vão tendo suas tramas encerradas, Devon e Ellie recebem uma proposta de trabalho em Chicago e depois de conversarem com Chuck resolvem aceitar, Casey volta a trabalhar com CIA até que Morgan o convença que de funciona melhor ao lado do Time Bartowski.

O grupo resolve como sua “última missão” – já que sempre que falam isso aparece outra, roubar o último protótipo do Intersect e destruir a Sala Branca da série. O plano parece funcionar até que Sarah se rebela e foge, mas Chuck já tinha percebido as mudanças da moça e troca os óculos.

Conhecendo o inimigo, Sarah pega Ellie como refém e Chuck acaba indo ao seu encontro, contra as ordens da General Beckman, a levando para a casa dos sonhos, lá Sarah percebe que a história era real, Quinn revela seu plano e foge com os óculos. Sarah fala que agora sabe da verdade, mas não é a mesma, não tem sentimentos por Chuck e resolve se vingar de Quinn.

Chuck – 5×13 – Chuck vs. Goodbye

A história das chaves, e as agências Fullcrum, Volkoff e a Aliança retornam a cena, quando Quinn precisa das chaves para restaurar o Intersect, mas Sarah segue no seu encalço dificultando sua tarefa.

Chuck é convencido por todos a correr atrás de Sarah e Morgan fala que ele deve dar um beijo nela que com a magia do amor poderia restaurar suas memórias.
Sarah , Chuck  e Morgan unem forças indo para Berlim, onde várias referências a série são mostradas, incluindo o restaurante mexicano, a dança do casal e Sarah vestida com o uniforme da Wienerlicious,  de nada adianta e Quinn pega a segunda parte da chave e continua.

O próximo alvo é General Beckman que recebeu de Orion – Stephen Bartowski – a parte da chave oculta em suas medalhas. Durante um concerto ela é ameaçada por Quinn com uma bomba ativada quando o som acabar, Jeff e Lester salvam o dia voltando com os Jeffester. E até recebem proposta para formar uma banda que agradaria homens e mulheres. Cruzes.

E o final só piora, Sarah consegue matar Quinn e com os óculos do Intersect com as chaves, a memória de Sarah poderia ter restaurada, não seria ótimo assim, não? Chuck novamente carrega o Intersect em si mesmo depois de uma temporada toda sem ele para desativar a bomba com um dica dada pela própria Sarah. Será mesmo que precisava do super computador.

Com isso Sarah vai embora e Chuck a segue, numa praia, ela pede para que conte a história, flashbacks vão mostrando cenas do passado, e Chuck resolve aplicar a ideia de Morgan sobre o beijo.

A resposta ao público. Créditos. Isso mesmo, a série termina ali, como eu disse mesmo com Quinn aparecendo as pressas gostei da trama até a parte das memórias de Sarah, quando poderiam consertar a cagada resolve deixar Chuck com o Intersect e o casal separado, até que se prove o contrário.

Gostaria de sorrir como Chuck com o final, mas não consegui

Esta parte de imaginar, deixar por conta é tão criticada, já que tiveram tempo de encerrar a série, porque não encerrá-la com um final feliz ao casal e não dúvidas depois de tudo isso.

Falha crítica para Chuck, de qualquer forma Adeus!

Continua na próxima matéria de séries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s