POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS
Hoje vou apresentar uma série que está na 2ª temporada em sua versão americana chamada Shameless. Conheci a série antes de sua estréia devido a anúncios após os episódios de Dexter no Showtime, do tipo propaganda pesada mesmo que gerava curiosidade. Com o season finale de Dexter, Shameless começou e continuei assistindo e gostei muito do resultado apresentado.
A história gira em torno dos Gallaghers, uma família da classe média de Chicago que precisam lidar com a crise econômica americana. Frank –é um alcoólatra, pai de seis filhos, casado com uma mulher que o troca por outra mulher. A família se mantém unida graças à filha mais velha Fiona (Emmy Rossum, de Mystic River), jovem de 21 anos que se divide entre cuidar dos 5 irmãos, tentar manter o pai sóbrio e trabalhar para sustentar a todos.
Shameless é uma versão de uma série britânica de comédia/drama. Muito da série é baseada na experiência do criador e produtor executivo, Paul Abbott, de ter crescido numa situação semelhante à da família Gallagher.
A comédia dramática é centralizada na cultura britânica da população muito desfavorecida e da classe trabalhadora, foi aclamada pela crítica. A série é um dos programas recentes mais bem sucedidos da TV Inglesa, uma comédia com ótimos roteiros e elenco para tirar o máximo partido de uma história alimentada por sexo, drogas e álcool.
Personagens e seus intérpretes na versão americana é sobre ela que a matéria focada afinal.
• William H. Macy como Frank Gallagher – o pai dos seis filhos Gallagher. Ele é um alcoólatra completamente egoísta e narcisista, que não tem feito outra coisa a ser fingir deficiência (ilegalmente) para ganhar ajuda do governo e beber durante anos. Ele começa um relacionamento com Sheila depois que ele descobre que ela recebe benefícios por sua agorafobia.
• Emmy Rossum como Fiona Gallagher – a mais velha dos irmãos Gallagher (21). É a responsável direta pela criação dos irmãos já que sua mãe fugiu de casa e seu pai não para sóbrio. Ela trabalha fazendo bicos em diversos empregos com salário mínimo para fazer dinheiro e gosta de sair para dançar com as amigas.
• Jeremy Allen White como Phillip “Lip” Gallagher – Depois de Fiona o segundo em comando na “responsabilidade” da casa com 17 anos. Ele é um estudante com notas brilhantes que ganha dinheiro fazendo o SAT (uma prova semelhante ao vestibular para os americanos) para os outros e marcando pontuação perfeita.
• Cameron Monaghan como Ian Gallagher – O terceiro filho com 16 anos.. Ele participa do Exército ROTC na escola e trabalha em um supermercado local. Ele é gay, mas apenas um punhado de pessoas – incluindo Fiona e Lip – sabe sobre ele. Ele não é o filho de Frank, mas de Monica (a mãe dos Gallagers) e um dos irmãos de Frank.
• Emma Kenney como Debbie Gallagher – Com 11 anos Debbie mostra uma responsabilidade sem igual. Ela está disposta a levar seu irmão caçula para a escola para mostrar e dizer quando não há mais ninguém para vigiá-lo, coloque um travesseiro sob a cabeça de seu pai quando ele está desmaiado no chão, e recolhe dinheiro para as contas da casa, trabalhando como babá.
• Ethan Cutkosky como Carl Gallagher – Carl tem 10 anos, ao contrário de Debbie é o garoto problema com mania de bater nos outras e explodir coisas no microondas. Ele divide o quarto com irmãos mais velhos Lip e Ian
• Brennan Kane Johnson & Johnson Alexander Blake como Liam Gallagher – O mais jovem dos filhos Gallager tem apenas 3 anos, e é negro, apesar dos pais serem brancos.

• Shanola Hampton como Veronica Fisher, vizinha dos Gallagher. Veronica está sempre disposta e capaz de dar uma mão e tinha a esperança de prosseguir uma carreira médica antes de ser demitida do hospital para roubar suprimentos médicos.
• Steve Howey como Kevin “Kev” Ball é o bartender em “The Alibi Room” (o bar onde Frank ainda não foi proibido de frequentar) é próximo dos Gallaghers Ele é um cara bom, que está disposto a dar bebidas Frank esperando que seus cheques de deficiência cheguem. É namorado e mora junto com Veronica.
• Justin Chatwin como Steve / Jimmy Lishman fica apaixonado por Fiona e tem grandes problemas para conquistá-la. O dinheiro que ele tem – bastante – parece vir de roubos de carro. Descobre mais tarde que ele vem de uma família rica e que não quis seguir a carreira da família e abandonou família e noiva para seguir com sua vida.
• Laura Slade Wiggins como Karen Jackson uma estudante que Lip serve de tutor e uma menina da vizinhança. Ela fica feliz de pagar as aulas particulares de Lip com favores sexuais, levando a uma complicada relação entre os dois. Sua mãe é um agorafóbica e seu pai é um homem religioso, que trabalha como motorista de ônibus e está longe de conhecer a verdade sobre a filha.

• Joan Cusack como Sheila Jackson é agorafóbica, com medo de germes, e com o marido saindo de casa acaba acolhendo Frank. Como é difícil para ela sequer sair de casa, gasta o tempo assistindo TV e cozinhando. E assim como a filha tem problemas sexuais com suas relações com Frank, usando de certos brinquedinhos para distrair o seu hóspede, mesmo que ele não os queira.
A série tem uma temporada de 12 episódios que passam rapidamente e tem 3 episódios da 2ª temporada, vou tentar fazer em breve resenhas destes episódios e durante as resenhas falar de assuntos da 1ª temporada, para não dar mais spoilers aqui, que são importantes.
Até lá.