Abrindo portas…Lugares para chamar de lar nº2

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Aproveitando a notícia da troca do CEO da CW que pretende retornar projetos cancelados ou arquivados na época da fusão entre a Warner e  UPN vou fazer a segunda matéria desta sessão sobre outro seriado jovem só que com perfil completamente diferente.

Falo de Veronica Mars e da cidade com um visual noir que une os ricos da Califórnia e os outros estudantes como a protagonista Veronica, Neptune.



Veronica Mars era uma série de  televisão americana criada por Rob Thomas  A série estreou em 22 de setembro de 2004 – coincidência a parte no mesmo dia que estreou Lost – sendo exibida pela UPN por dois anos e terminou em 22 de maio de 2007, depois de uma temporada sobre o sucessor da UPN, a rede The CW.

A série se passava na fitícia cidade de Neptune e girava em torno de pequenos casos investigados pela protagonista nas suas horas vagas entre o High School, Veronica era filha do ex-xerife da cidade que depois abriu uma Agência de Investigações e também atuava com sua secretária.

Neptune ficava na Califórnia e era incorporada ao condado de Balboa. Segundo a própria série a cidade não tinha classe média só a classe alta chamados 09ers, dos quais alguns de seus amigos de Veronica estavam incluídos e ela não. Seu namorado Ducan Kane e a amiga assassinada, Lily que era a história motriz da primeira temporada da série.

A cidade era uma comunidade costeira localizada entre San Diego e Los Angeles, na rota da California Pacific Coast Highway.  Muitos locais na Califórnia têm o nome de
Vasco Nuñes de Balboa, incluindo a Península de Balboa – momento wiki –  seção de Newport Beach, em Orange County.  Sim onde se passava outra série da CW, The OC.

O criador da série Rob Thomas declarou em uma entrevista que a Neptune estava localizado perto de San Juan Capistrano  em Orange County.  Cenas de Neptune eram geralmente filmadas em San Diego e exteriores de todos os locais mais notáveis da série são encontrados lá. Por exemplo, exteriores da residência Mars são filmados em Point Loma, e exteriores de Mars Investigation  são filmados na Adams Avenue. High School em Oceanside  funciona como o fictício Neptune High, e San Diego State University foi tratado como a Universidade Hearst, na 3ª temporada da série.

Mars Investigations

Todos os aspectos de Neptune, incluindo a sua política, são controlados pelo “09ers”.  Quando a série começa, o xerife é Don Lamb, que ficou com o lugar de  Keith Mars depois dos acontecimentos explicados na 1ª temporada da série.

No início da segunda temporada, o proprietário do time de baseball Woody Goodman  concorre e ganha a posição de Supervisor de Neptune.

O negócio de maior sucesso na comunidade, Software Kane é executado e operado por Jake Kane , pai de Duncan Kane e Lilly . A empresa detém a patente do streaming de vídeo através da Internet, e de acordo com Veronica é responsável pelo grande boom na economia local. Quando a patente foi aprovada, muitas pessoas na comunidade se tornaram ricos durante a noite. Outros “09ers” (como estrela de cinema Aaron Echolls e sua família) optaram por viver em Netuno devido ao seu clima quente e suas praias, contribuindo ainda mais para a sua economia. A poucos moradores se tornaram ricos através de empresas de serviços no boom criado pela outra “09ers”.

Neptune High

Neptune High é uma escola secundária de Neptune, sendo o grande cenário das tramas de Veronica nas duas primeiras temporadas. A escola é dividida em dois grupos, o “09ers” em um grupo, e todos os outros no outro, incluindo o Clube de Bicicleta PCH.

Neptune Grand

É um hotel de luxo, principalmente para atender às classes altas. Durante a segunda temporada, Logan Echolls vivia em uma suíte no Grand após um incêndio em sua casa. , ele foi morar com Duncan.

Hearst College

A faculdade onde passa a maior parte da série na terceira e última temporada  O nome foi escolhido na segunda temporada da série, quando um nome proeminente da Califórnia foi necessário,  Hearst tem o nome de William Randolph Hearst, um magnata das comunicações e editor dos principais jornais.

A Hearst College é mencionado pela primeira vez na segunda temporada, quando um dos jurados do companheiro de todas as horas de Verônica, Wallace é recomendado a  bolsa generosa.  Mais tarde na temporada, Veronica e Wallace vão a uma visita de final de semana a universidade. Durante sua visita, Veronica descobre que há uma estuprador em série que raspa a cabeça de suas vítimas. Ela consegue inocentar seu ex-namorado Troy, mas não é capaz de descobrir quem é o estuprador.

A terceira temporada começa com Veronica, Logan, Wallace, Mac (amiga meio hacker da protagonista), Dick (melhor amigo de Logan, que acaba se tornando o namorado de Veronica depois que Duncan sai da série), Piz e Parker (novos personagens) como calouros na Hearst College.

Veronica está estudando criminologia, e ainda vive em casa. Weevil da gangue PCH é o trabalhador da manutenção de Hearst, e ele faz amizade com Dean Cyrus O´Dell, o reitor. No início do semestre, Parker é estuprada pelo estuprador  em série de Hearst. Sentindo-se culpado por não ajudá-la, Veronica resolve capturar o estuprador. História esta que cobre a primeira metade da última temporada.

Duncan, Wallace, Logan, Weevil e Veronica

É isso um misto de resumo de Neptune que segundos algumas histórias nem parece um bom lugar para viver, só vendo a série para entender meus motivos de colocá-la aqui.

Quem sabe até o ano que vem tem notícias de um retorno de Veronica Mars só tenho que torcer para Houses of Lies – série em Kristen Bell aka Veronica – está atualmente não ter muito audiência. Só lamento para os fãs de House of Lies.

Continua na próxima matéria de série.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s