REContando nº2

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Há algum tempo fiz uma matéria falando de algumas séries que vão terminar no final desta temporada e de outras que já deveriam ter terminados, hoje volto a uma delas, do primeiro grupo.

A série em questão é Desperate Housewives que teve suas duas primeiras temporadas exibidas pela Rede TV, que por si só não ajuda, a série mesmo com este nome é uma excelente Dramédia – une o que podemos chamar de “Criminoso da Temporada” com comédia que excelente nível.

E está agora na 8ª e última temporada é só sobre a trama em questão até o episódio 9 que vou comentar aqui, se não assistiu não leia por que haverá spoilers.


Para explicar a trama desta temporada tenho de voltar um pouco até o final da última, elas estão intrinsecamente ligados. Depois da resolução da trama da última temporada que incluía a volta de Paul Yong, personagem recorrente nas temporadas que passaram na Rede TV, as duas primeiras, que acaba sendo preso pelo crime que cometeu de fato e tinha sido libertado, crime este lá da primeira temporada da série, mas como o foco é da 7ª e 8ª vou deixar os detalhes para lá.

O pessoal resolve fazer um Jantar Progressivo que começa com a entrada na casa de uma das donas de casa do bairro e vai para outro para o prato principal e assim por diante.  Em meio a isso um personagem que ia aparecendo recorrentemente no final da temporada revela ser o padrasto de Gaby Solis que a violentava quando criança.

Ele acaba invadindo a casa de Gaby que sem querer revelar sobre seu passado a todos sofre calada de um novo ataque de Alejandro quando Carlos Solis – seu marido – acaba derrubando o padrasto com um candelabro, resultado o mesmo morre e as pessoas estão chegando para a última fase do jantar.

As três outras personagens principais: Bree, Lynette e Susan acabam chegando antes e pegando a cena no flagra, e o desfecho é tipico de Desperate Housewives (DH daqui para frente) eles resolvem guardar o corpo num baú deixar o jantar correr normalmente e depois levam todos juntos o corpo para um floresta, cavam e o enterram.  Falando assim parece a coisa mais ilógica do mundo, é um pouco, mas em DH isto é um pouco comum não envolvendo as protagonistas e sim os secundários, este seja talvez o diferencial da história utilizada na última temporada.
Corpo enterrado, escondido, caso fechado.

Seria fácil demais assim, Susan é a primeira a sentir a culpa de nem poder contar ao marido Mike Delfino sobre Alejandro.  E para redimir da culpa primeira começa a cometer crimes para receber serviços comunitários forçados, chegando até a ser presa e libertada por Carlos Solis.

Carlos é o segundo mais afetado ou até o primeiro, pelo menos até o episódio que terminou a temporada em dezembro, ele começou a ter pesadelos com Alejandro, não conseguir mais fazer sexo com a esposa – que é o maior dos pecados para Gabi – que num dos episódios contrata um dançarina de pole dance para animá-lo.

O Sr. Solis acaba se arrependendo de não ter se entregado para a polícia e ter  envolvido todos as Housewives na história, mas o medo de deixar a família na miséria novamente como já aconteceu antes na história e o fato de já ter sido preso por causa de trabalho escravo em sua empresa anterior o fez aceitar acobertar o crime, resultado ele se tornou um alcoólatra.

Susan e Carlos os mais sentidos com o ocorrido se ajudam até que Mike desconfia que estão tendo um caso e Carlos abre o bico sobre o crime, transformando Mike em outro cúmplice do assassinato.

Lynette e Gabi nem parecem afetadas de fato pelo que aconteceu. Já que a primeira começa a se divorciar de um casamento de mais de 20 anos com Tom, que já tem até outra pessoa uma médica, mas quando a história toma dimensões maiores ela também acaba contando a verdade impedindo que Tom viaje com sua nova namorada para Paris.

Bree no início leva tudo numa boa, até ter seu primeiro baque ela que tinha começado um relacionamento com o detetive Chuck no final da temporada passada, começa a desconfiar que é o detetive que lhe enviou um carta igual a que Mary Alice recebeu na primeira temporada, revelando que sabe sobre seu segredo obscuro.

Chuck Vance

Ela termina com o detetive quando o mesmo ia pedi-la em casamento, o tornando uma outra pessoa disposta a tudo para se vingar de Bree.

No final da temporada, o personagem novo Ben Falkner construtor resolve fazer uma obra no local escolhido para desovar Alejandro e as DH vão tentar evitar o pior o desenterrando, o que já havia sido feito. Bree confessa sobre o crime a Ben – que tinha desenterrado o corpo e escondido para que as obras não fossem paradas – que resolve pedir que Mike esconda o corpo na base da obra.

Ben Falkneur

Mesmo assim Chuck fica com o caso do desaparecimento de Ramon Sanchez que mais tarde descobre ser o nome falso de Alejandro e em sua vingança chama todos as Housewives a delegacia, Gabi fica perdida com Carlos numa Clínica de Reabilitação, Lynette com medo de ser preso conta a verdade a Tom e Susan pensa em fugir, já que foi uma das suas obras na nova Escola de Arte que pode ter aberto os olhos de Chuck para a verdade sobre Alejandro.

Quadro de Susan

No último episódio, Mike fala que não vai fugir com Susan, Carlos escapa da clínica, Chuck é atropelado – o que lembra o final da 2ª temporada quando Orson na época namorado de Bree e mais tarde seu marido atropela Mike Delfino e Bree brigada com todas suas amigas pelos infinitos segredos durante a temporada ameaça o suicídio pós conversa com Mary Alice, é bom lembrar que a mesma é a narradora da série numa vibe Beleza Americana já que ela morreu numa das  primeiras cenas da série.

A série continua no dia 8/01 próximo domingo.

Até lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s