Mangás: Obras Concluídas

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Como é início do ano tem alguns mangás que tiveram pausas de Ano Novo como Fairy Tail e outros que ainda não tiveram capítulos traduzidos em inglês como Magico, então hoje vou aproveitar para comentar sobre outros mangás.

Aqueles que já se despediram. O que acho ser “a faca de dois gumes” dos mangás, afinal as obras terminam, mas deixam uma saudade.  Sendo assim ao falar de Fullmetal Alchemist – que já mencionei em outra matéria sobre Silver Spoon, da mesma mangaká- mato a saudade e ainda apresenta para quem não conhece.

Boa Jornada

Fullmetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi, lit. Alquimista de Aço) foi uma série de mangá criada por Hiromu Arakawa e serializada na revista mensal Shonen Gangan desde Agosto de 2001. Recebeu uma adaptação para anime com 51 episódios pelo estúdio Bones, exibidos entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004, e o longa-metragem Fullmetal Alchemist o Filme: O Conquistador de Shambala em julho de 2005.

No Brasil o mangá é publicado pela Editora JBC. Em Abril de 2009 começou a exibição de uma segunda adaptação de Fullmetal Alchemist que foi feita pelo mesmo estúdio que concebeu a versão anterior e se chama Fullmetal Alchemist Brotherhood. Foi encerrado em 4 de julho de 2010 contando com 64 episódios e foi anunciado um novo longa-metragem que será lançado em 2011. A segunda adaptação é fiel ao mangá, enquanto a de 2003 tem um final original.

Capa do Volume 01 da JBC

A história começa em uma pequena cidade do interior, chamada Resenbool, onde vivem os irmãos Edward e Alphonse Elric, filhos de Van Honenheim e de Trisha Elric.

Quando eram pequenos, o pai misteriosamente abandona a família. Algum tempo depois, Trisha adoece gravemente e acaba por morrer. Desde então, Edward, o mais velho dos irmãos, passou a culpar o próprio pai pela morte da mãe. Arrasados pela morte de quem tanto amavam, tentam ressuscitá-la, utilizando uma técnica proibida da qual tomaram conhecimento lendo um dos livros que Hohenheim havia deixado em casa, sobre Alquimia.

Diz a Alquimia que pode se conseguir qualquer coisa, desde que se pague o que se deseja tanto com um valor equivalente. É a lei máxima da Alquimia, a “Troca Equivalente”. Transmuta-se um objeto reorganizando e recombinando as substâncias químicas que compõem o objeto. Pondo esta teoria na prática, os irmãos utilizam a receita do livro para trazer a mãe de volta à vida, e, como último ingrediente, acrescentam uma gota seu de sangue, que carrega as lembranças genéticas da mãe.

Assim, é quebrado o maior tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto, os irmãos conseguem reviver apenas o corpo da mãe, sem alma. E por terem praticado a transmutação humana, são levados até o Portão, onde o preço do corpo da mãe é cobrado: Edward perde sua perna esquerda, enquanto seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Edward então sacrificou o seu braço direito em troca da alma do seu irmão, que ele selou (utilizando um selo de sangue) em uma antiga armadura.

Edward passa a usar Automails (próteses mecânicas) implantadas no lugar dos membros perdidos, então os irmãos Elric partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um alquimista e através dela, fazendo com que possam ignorar a lei da troca equivalente, de modo que eles poderiam de alguma forma, recuperar seus corpos.
Porém, eles não são os únicos interessados no artefato, os Homunculus (seres humanos artificiais), também estão atrás da pedra.

Edward tem sua perna e braço reconstruídos devido às próteses mecânicas implantadas por uma velha amiga da família e Winry Rockbell, a melhor amiga dos irmãos. Agora, com o novo sonho de obter seus corpos de volta, eles farão de tudo para obter o conhecimento necessário para tal. Eles se alistam no exército para se tornaram Alquimistas Federais.


Apenas Ed consegue passar, pois Al foi aconselhado por Roy Mustang, um ardiloso Alquimista Federal que ajuda os irmãos, a não continuar, pois corria o risco de descobrirem que sua armadura era vazia no exame médico. Edward aprende a fazer alquimia sem usar o círculo de transmutação (um símbolo que deve ser desenhado para que ocorra a reação) e com isso é aprovado no exame de qualificação para Alquimista Federal; e então passa a ser conhecido pela alcunha de “Alquimista de aço” (Fullmetal Alchemist em inglês, Hagane no Rekinjutsushi em japonês).

Eles ainda cruzam o caminho de Scar, um sujeito de poderes misteriosos que busca se vingar de todos os Alquimistas Federais que encontra pela frente. Em sua jornada, os irmãos Elric descobrirão conspirações e ligações entre o exército e os homunculus.

Scar

Arakawa tem uma habilidade incrível para criar personagens críveis ao mesmo tempo que incríveis. Se por um lado Ed tem um ataque cada vez que é chamado de baixinho, em seus 15/16 anos ele é capaz de entender a vida como gente grande. Al é um garoto de 14/15 anos preso em uma armadura metálica sem poder sentir absolutamente nada, sem lembrar-sedo toque do irmão ou do perfume de sua mãe, ele é triste ao mesmo tempo em que continua a ser uma criança.

Roy Mustang é aquele cara calculista que parece que não liga para ninguém, contudo ele se preocupa até demais com todos. Maes Hughes é um militar totalmente atípico, fascinado pela mulher e pela filhinha, chegando ao ponto de irritar seus amigos quando fala ou mostra fotos delas o tempo todo.

Roy e Hughes

Isso tudo rendeu muitos prêmios à Fullmetal Alchemist. O mangá entrou na lista dos livros mais vendidos da América de ficou lá por muito tempo.

Para quem não leu o mangá e ficou curioso corre lá são ao todo 108 capítulos distribuídos em 27 volumes, os capítulos por serem mensais são um pouco maiores que o usual, mas o mangá é tão bom que isso tudo vai passar batido.

Boa Leitura a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s