Desenterrando Tesouros nº2

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Um novo tesouro jamais esquecido para ser desenterrado hoje, na segunda matéria da sessão enquanto as séries voltam lentamente lá nos EUA, vamos falar de…

The X-Files conhecido aqui no Brasil como Arquivo X e exibida na TV Aberta entre trancos e barrancos pela Rede Record, o que por si só já é a maior das incoerências, porque X-Files em sua essência era um série sobre mistérios e entre eles tratou muito bem de temas relacionados a religião.

 

A série criada por Cris Carter – que posso dizer que foi o homem de um só sucesso suas séries posteriores nem de longe chegaram ao sucesso de X-Files, que estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002 com 9 temporadas e 1 filme, e posteriormente em 2008 teria um 2º filme.


X-Files foi um sucesso para a emissora FOX e os as personagens e slogans, por exemplo, “The Truth Is Out There” (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen – Os Pistoleiros Solitários, que só teve 13 episódios.

Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gilian Anderson) são investigadores de Arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade , enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder.

Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória (denominada “mitologia” pelos produtores), e passam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.

A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998 , chamado The X-Files: Flight The Future ou apenas X-Files The Movie como ficou conhecido. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Como fã depois de ver este filme fiquei decepcionado, a série é uma obra prima e o primeiro filme dentro da trama da conspiração do governo em relação ao contato alienígena é fantástico, este filme é um fiasco em todos os sentidos. Mesmo assim torço para o terceiro filme este ano, porque 2012 tem tudo haver com o final da série e acho que este sim pode ser um filme que represente um pós-final digno a X-Files.

Nas duas últimas temporadas, Gilian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia muito pouco a opção foi dele que queria cuidar da carreira – a pergunta que fica no ar é: O que David fez neste período de relevante? Nada.

Novos personagens foram introduzidas: os agentes John Dogget (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish) , enquanto o chefe de Mulder e Scully, o diretor assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi) passou a receber créditos na abertura da série, o que é um total incoerência, antes disso o personagem parecia bem mais relevante, a saída de Mulder, foi o final antecipado da obra que mesmo com casos da semana interessante de vez em quando estava longe de ser o X-Files que era com Duchovny.

Além disso a série tinha as mensagens no final da abertura que como uma espécie de Easter Egg as vezes alternava de acordo com o episódio exibido uma lista da mensagens diferentes abaixo:

A maior parte dos episódios de Arquivo X exibiu a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora (The Truth is Out There).

  • Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask), com a mensagem Não confie em ninguém (Trust no One)
  • A Ascensão – Parte 2 (Ascension), com a mensagem Negue Tudo (Deny Everything)

  • Anasazi – Parte 1 (Anasazi), com A Mensagem principal mostrado em língua navajo: EL ‘AANIGOO ‘AHOOT’E (A Verdade está lá Fora)

  • O Falso Alienígena – Parte 2 (731), com a Mensagem Desculpar-se é política (Apology is Policy)

  • Procura Incessante – Parte 2 (Herrenvolk), com a Mensagem Tudo Morre (Everything Dies)

  • Teliko (Teliko), com a Mensagem Iludir, Enganar, Obstruir (Deceive, Inveigle, Obfuscate)

  • Terma: A Pedra da Morte – Parte 2 (Terma), com a Mensagem Mas isso se move (E Pur Si Muove) (dita por Galileu Galilei antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permanece parada)

  • A maior das mentiras – Parte 1 (Gethsemane), com a Mensagem Acredite na Mentira (Believe the Lie), que rendeu o título de um álbum da banda inglesa, Oasis chamado Don’t Believe The Truth

  • A Paciente X – Parte 2 (The Red and the Black), com a Mensagem Resistir ou Servir (Resist or Serve)

  • Triângulo (Triangle), com A Mensagem principal mostrada em língua alemã: Die Wahrheit ist irgendwo da draußen (A verdade está lá fora)

  • O Antinatural (The Unnatural), com a Mensagem No Grande Turno (In the Big Inning) (termo relativo a beisebol, que é o tema do episódio)

  • A Sexta Extinção – Parte 3 (The Sixth Extinction II: Amor Fati), com a Mensagem Amor do Destino em latim (Amor Fati)

  • Libertação – Parte 2 (Closure), com a Mensagem Acredite para Entender (Believe to Understand)

  • Nada Importante Aconteceu Hoje – Parte 2 (Nothing Important Happened Today II), com a Mensagem Nada Importante Aconteceu Hoje (Nothing Important Happened Today)

  • Não Confie em Ninguém (Trust No One), com a Mensagem Eles Estão Vendo (They’re Watching)

  • Improvável (Improbable), com a Mensagem Deus te ama em latim: Dio ti ama

X-Files vem sendo exibido pelo canal por assinatura TCM, vale a pena conferir. Comentar mais sobre a série e seus personagens pode estragar sua experiência. Boa jornada.

Continua na próxima matéria de série.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s