POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS
Um novo tesouro jamais esquecido para ser desenterrado hoje, na segunda matéria da sessão enquanto as séries voltam lentamente lá nos EUA, vamos falar de…
The X-Files conhecido aqui no Brasil como Arquivo X e exibida na TV Aberta entre trancos e barrancos pela Rede Record, o que por si só já é a maior das incoerências, porque X-Files em sua essência era um série sobre mistérios e entre eles tratou muito bem de temas relacionados a religião.
A série criada por Cris Carter – que posso dizer que foi o homem de um só sucesso suas séries posteriores nem de longe chegaram ao sucesso de X-Files, que estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002 com 9 temporadas e 1 filme, e posteriormente em 2008 teria um 2º filme.
X-Files foi um sucesso para a emissora FOX e os as personagens e slogans, por exemplo, “The Truth Is Out There” (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen – Os Pistoleiros Solitários, que só teve 13 episódios.
Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gilian Anderson) são investigadores de Arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade , enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder.
Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória (denominada “mitologia” pelos produtores), e passam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.
A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998 , chamado The X-Files: Flight The Future ou apenas X-Files The Movie como ficou conhecido. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Como fã depois de ver este filme fiquei decepcionado, a série é uma obra prima e o primeiro filme dentro da trama da conspiração do governo em relação ao contato alienígena é fantástico, este filme é um fiasco em todos os sentidos. Mesmo assim torço para o terceiro filme este ano, porque 2012 tem tudo haver com o final da série e acho que este sim pode ser um filme que represente um pós-final digno a X-Files.
Nas duas últimas temporadas, Gilian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia muito pouco a opção foi dele que queria cuidar da carreira – a pergunta que fica no ar é: O que David fez neste período de relevante? Nada.
Novos personagens foram introduzidas: os agentes John Dogget (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish) , enquanto o chefe de Mulder e Scully, o diretor assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi) passou a receber créditos na abertura da série, o que é um total incoerência, antes disso o personagem parecia bem mais relevante, a saída de Mulder, foi o final antecipado da obra que mesmo com casos da semana interessante de vez em quando estava longe de ser o X-Files que era com Duchovny.
Além disso a série tinha as mensagens no final da abertura que como uma espécie de Easter Egg as vezes alternava de acordo com o episódio exibido uma lista da mensagens diferentes abaixo:
A maior parte dos episódios de Arquivo X exibiu a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora (The Truth is Out There).
- Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask), com a mensagem Não confie em ninguém (Trust no One)
-
A Ascensão – Parte 2 (Ascension), com a mensagem Negue Tudo (Deny Everything)
-
Anasazi – Parte 1 (Anasazi), com A Mensagem principal mostrado em língua navajo: EL ‘AANIGOO ‘AHOOT’E (A Verdade está lá Fora)
-
O Falso Alienígena – Parte 2 (731), com a Mensagem Desculpar-se é política (Apology is Policy)
-
Procura Incessante – Parte 2 (Herrenvolk), com a Mensagem Tudo Morre (Everything Dies)
-
Teliko (Teliko), com a Mensagem Iludir, Enganar, Obstruir (Deceive, Inveigle, Obfuscate)
-
Terma: A Pedra da Morte – Parte 2 (Terma), com a Mensagem Mas isso se move (E Pur Si Muove) (dita por Galileu Galilei antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permanece parada)
-
A maior das mentiras – Parte 1 (Gethsemane), com a Mensagem Acredite na Mentira (Believe the Lie), que rendeu o título de um álbum da banda inglesa, Oasis chamado Don’t Believe The Truth
-
A Paciente X – Parte 2 (The Red and the Black), com a Mensagem Resistir ou Servir (Resist or Serve)
-
Triângulo (Triangle), com A Mensagem principal mostrada em língua alemã: Die Wahrheit ist irgendwo da draußen (A verdade está lá fora)
-
O Antinatural (The Unnatural), com a Mensagem No Grande Turno (In the Big Inning) (termo relativo a beisebol, que é o tema do episódio)
-
A Sexta Extinção – Parte 3 (The Sixth Extinction II: Amor Fati), com a Mensagem Amor do Destino em latim (Amor Fati)
-
Libertação – Parte 2 (Closure), com a Mensagem Acredite para Entender (Believe to Understand)
-
Nada Importante Aconteceu Hoje – Parte 2 (Nothing Important Happened Today II), com a Mensagem Nada Importante Aconteceu Hoje (Nothing Important Happened Today)
-
Não Confie em Ninguém (Trust No One), com a Mensagem Eles Estão Vendo (They’re Watching)
-
Improvável (Improbable), com a Mensagem Deus te ama em latim: Dio ti ama
X-Files vem sendo exibido pelo canal por assinatura TCM, vale a pena conferir. Comentar mais sobre a série e seus personagens pode estragar sua experiência. Boa jornada.
Continua na próxima matéria de série.