Desenterrando Tesouros

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Como tinha avisado nesta pausa das séries no final do ano vou aproveitar o espaço para falar de diversas assuntos relacionados ao universo das séries que estão no ar ou que já se despediram de sua jornada.

Este é o caso dessa sessão. E a estreia é uma comédia – também, estou com um vibe de comédia, espero atualizar Community em breve e aproveitando o espaço continua a campanha Save Community – voltando ao assunto, Friends é aquela série que você pode pegar um episódio aleatoriamente colocar para assistir e mesmo já tendo visto ele dezenas de vezes ainda vai rir.

Friends foi uma série no formato conhecido como sitcom, uma obra original americana – afinal hoje o EUA adapta séries ingleses e de outros países, além de transformar livros em séries de TV quase sempre – criada por David Crane e Marta Kauffman, dois gênios, em resumo.

A série foi ao ar entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios divididos em 10 temporadas pela NBC. A trama girava em torno de um grupo de amigos – Friends – que viviam na área de Manhattan, na cidade de Nova York.

Kauffman e Crane começaram a desenvolver Friends sob o título de Insomnia Cafe em novembro de 1993. Eles apresentaram a ideia a Kevin Bright, com quem tinham trabalhado anteriormente, e juntos apresentaram o projeto para a NBC. Após várias regravações e alterações, a série foi finalmente nomeada de Friends e estreou no cobiçado bloco Must See TVda NBC.

As filmagens da série ocorreram no Warner Bros Studios, em Burbank, Califórnia , em frente de uma platéia ao vivo. Depois de dez temporadas no ar, o final da série foi promovido pela NBC. O final da série foi visto por 52,5 milhões de telespectadores , tornando-se o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão.

O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. Durante a 10ª temporada do seriado, este arrecadou sete Prêmios Emmy (incluindo um na categoria Emmy do Primetime para Melhor Série de Comédia) , um Globo de Ouro, dois SAG Awards , e 56 outros prêmios com 152 nomeações. Em 2002, a revista especializada em televisão TV Guide lançou uma lista com os 50 melhores programas da televisão, e Friends constava em 21º lugar.

Friends funcionou porque seus seis membros do elenco eram os melhores, química, humor, teatralização, tudo. Os seis:


Jennifer Aniston – Racher Green era uma mulher rica e mimada que, após abandonar o noivo no altar, foi morar com Mônica, uma amiga do colegial. O primeiro trabalho de Rachel foi como garçonete no café Central Perk, se tornando posteriormente uma vendedora na Bloomingdale´s e na Ralph Lauren, na quinta temporada. Vivia numa relação instável com Ross, na qual tiveram uma filha, Emma. Rachel apesar de ser de uma família rica, durante o seriado amadurece e passa a ser uma mulher decidida, amiga e responsável, que no último episodio da 10ª temporada passa a namorar novamente Ross.

Courteney Cox – Monica Geller irmã de Ross e chef de cozinha é obssesiva -compulsiva por limpeza e tem um espírito competitivo. Durante a adolescência era obesa, o que é motivo de lembranças ruins e neuroses. Todos os personagens gostam de se encontrar no seu apartamento. Apesar dos defeitos, ela é a anfitriã-mor da série. Começa a namorar Chandler e por fim se casa com ele na sétima temporada do programa.

Lisa Kudrow – Phoebe Buffay saiu de casa aos 14 anos, e foi moradora de rua antes de conhecer seus amigos. Excêntrica e vegetariana, sua mãe se suicidou, e seu pai abandonou a família. Ela e sua irmã gêmea, Ursula, se odeiam. Conheceu seu meio-irmão, Frank, e aceitou ser “barriga de aluguel” para ele. Trabalha como musicista (criando músicas como “Gato Fedorrento/Smelly Cat”) e massagista. Na temporada final ela se casa com Mike Hannigan, interpretado por Paul Rudd.

Matt LeBlanc – Joey Tribbiani é um ator ítalo-americano que se torna famoso por seu papel na telenovela Days of our Lives como Dr. Drake Ramoray. Tornou-se companheiro de quarto de Chandler. Dá em cima de toda mulher que aparece com sua famosa frase “How you doing?“, e nutriu um amor por Rachel que foi superado.

Matthew Perry – Chandler Bing foi um processador de dados (emprego esse desconhecido pelos seus amigos) e odiava esse trabalho, até que na 9.ª temporada ele finalmente teve coragem de se demitir para trabalhar com publicidade (trabalho que ele gostava de verdade). Ele é o mais cômico dos personagens, e conhecido por seu humor sarcástico,e por isso vive fazendo as piadas certas nas horas erradas. É questionado sobre sua sexualidade, e tem um pai travesti, o que aumenta ainda mais os rumores. Seu relacionamento mais longo, antes do casamento com Monica Geller, foi com a irritante Janice, eternamente conhecida pela velha e inconfundível frase: “Oh… my… God!“. O namoro finalmente acabou na 3.ª temporada.

David Shwimmer – Ross Geller irmão mais velho de Monica, é um paleontólogo que ama dinossauros e se divorciou três vezes durante o seriado: da lésbica Carol (que lhe deu seu primeiro filho, Ben), da britânica Emily (cujo nome ele trocou pelo de Rachel no dia do casamento), e de Rachel (casaram-se bêbados em Las Vegas). Rachel e Ross tiveram uma filha juntos, Emma. É muito inteligente e apaixonado por Rachel desde o colegial.

Os membros do elenco principal estavam familiarizados com os telespectadores antes de seu papel em Friends, mas não eram considerados estrelas. Cox tinha a carreira mais promissora entre o elenco principal, quando ela foi inicialmente lançada no seriado, tendo aparecido em Ace Ventura. Antes de seu papel em Friends, Kudrow já tinha interpretado Ursula Buffay em Mad About You e repetiu o duplo papel da irmã gêmea Ursula como um personagem recorrente durante vários episódios de Friends.LeBlanc apareceu como um personagem secundário na sitcom Married…witch Children , e como personagem principal de seu spin-offs , Top of the Heap e Vinnie & Bobby. Após o fim de Friends fez seu próprio spin-off, Joey , que foi cancelado após duas temporadas por baixa audiência. Aniston e Perry já haviam aparecido em vários pilotos de sitcoms mal-sucedidas antes de ser lançada em Friends.Antes de seu papel em Friends, Schwimmer interpretou personagens secundários em The Wonder Years e NYPD Blue. Durante a décima temporada, todos os atores já tinham alcançado o status de celebridade.

Em seus contratos originais para a primeira temporada, cada membro do elenco era pago com US$ 22.500 por episódio, chegando a míseros US$ 1 milhão por episódio nas nona e décima temporadas. O elenco também recebeu royalties de sindicatos na quinta temporada.

O criador da série, David Crane, queria que todos os seis personagens fossem igualmente importantes e a série foi elogiada como sendo “o primeiro programa verdadeiramente conjunto”. Os membros do elenco fizeram esforços para manter o formato do conjunto e não permitir que um dos membros dominasse a trama; eles entraram nas mesmas categorias para os prêmios de atuação, optaram por negociações coletivas, em vez de salários individuais, e pediram para aparecerem juntos em fotos de capas de revistas da primeira temporada.

Os membros do elenco se tornaram melhores amigos fora da tela também. O elenco se manteve como bons amigos depois do fim da série, especialmente Cox e Aniston, sendo Aniston madrinha da filha de Cox e David Arquette , Coco.


Friends, na série e na vida real.

Vida eterna a Friends, e a ainda tenho esperanças com um filme que faça jus a obra.

Até a próxima

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s