Abrindo portas…personagens

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Hoje vou começar uma sessão de apresentação de personagens de séries, uma espécie de histórico sobre ele que pode ajudar a entender certas referências em episódios mais recentes.

Para começar escolhi a força motriz de The Big Bang Theory: Sheldon Cooper

Eu não gosto do meu lugar no sofá… eu AMO meu lugar no sofá”

Sheldon é o melhor amigo e colega de trabalho de Leonard. Os dois também moram juntos. Seu nome e o de Leonard foram uma homenagem ao falecido ator/produtor Sheldon Leonard.

Originalmente da cidade de Galveston no no leste do Texas , Sheldon é um físico teórico que possui uma lousa branca na sala de seu apartamento onde ficam suas anotações de equações e teorias científicas.

Ele é o nerd-mor da história, magro, muito chato, cheio de manias, corrige todo mundo, é virgem pois é um ser assexuado. Quando fica doente, pede pra passarem Vick em seu peito cantando uma musiquinha chamada Soft Kitty

http://www.youtube.com/watch?v=kbP5iGteNLE&feature=related

Seus únicos relacionamentos foram com a mãe do seu amigo Leonard (que é tão intelectualmente esnobe e cheia de manias quanto ele), e com uma nerd que conheceu na internet, Amy Farrah Fowler e ainda usa uma calça especial pra andar de ônibus.

Fala sério sei que a intenção inicial da série é ter Penny e Leonard como protagonistas de fato e outros como coadjuvantes da história, hoje posso dizer que Leonard é o personagem mais desnecessário da série, Sheldon e Penny mandam na série, e sua interação – ou como costumam falar aqui – química é simplesmente a melhor. Raj e Howard também são personagens muito bons, porém desperdiçados em vários episódios.

Sheldon, assim como Raj e Leonard, possui PhD, e em alguns episódios gaba-se por tê-lo conseguido aos 16 anos de idade. Outrora, Sheldon diz a Penny que entrou na faculdade aos 11 anos, após completar a quinta série. Possui 187 de QI.

Esperto? Eu teria que perder 60 pontos de QI pra ser considerado esperto!”

É filho de Mary Cooper e irmão gêmeo de Missy Cooper (ambas já apareceram na série). Possui, ainda, um irmão mais velho que nunca apareceu na série. O nome de seu pai é George Cooper, citado no sétimo episódio da terceira temporada (“The Guitarist Amplification”) e sabe-se que ele já faleceu.

Sua mãe é mais um entre os personagens secundários de TBBT que quando chegam comandam o show, literalmente, todos seus episódios são muito bons e trazem piadas que aqui no Brasil hoje já teriam tirado o programa do ar, e lá é só mais uma piada. Outro personagem secundário muito bom que ainda aparece na série é o Stuart, da Comix Book.

Eu queria um grifo. Eu estava estudando recombinar tecnologia de DNA e eu estava confiante que eu podia criar um, mas meus pais não estavam dispostos a me fornecer os ovos de águia e o sêmen de leão. Claro que minha irmã conseguiu aulas de natação quando ela quis.”

Sheldon também possui vários sintomas da chamada Síndrome de Asperger , como problemas de interação pessoal, o que explicaria sua deficiência em entender sarcasmo, os comentários ofensivos que ele realiza sem intenção, etc. São também características da Síndrome de Asperger: linguagem peculiar, rituais e comportamentos repetitivos, além de um comportamento socialmente impróprio em algumas situações. Também possui características de portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo e hipocondria.

Eu não sou louco – minha mãe me testou.”

Sheldon possui uma maneira bastante peculiar de brincar. Geralmente, quando quer fazer alguma piada, usa a palavra “bazinga” para expressar sua ironia ou sagacidade. Outra característica marcante na personalidade de Sheldon é que, diferentemente dos amigos, ele não dá tanta importância às relações sociais. Ele impõe uma regra de convivência que chama de “STRIKES”; cada vez que alguém faz algo que vai de encontro a suas regras, como Penny fez na segunda temporada ao tocar em sua comida, a pessoa comete um “STRIKE”. Ao completar três “STRIKES”, esta pessoa estará fora de seu grupo social por um ano, ou até assistir a uma aula sua sobre as regras de convivência proferida por Sheldon Cooper.

Bazinga já virou expressão própria do universo dos seriados, só teve um episódio do Piscina de Bolinhas, onde foi usado em exagero, mas depois voltou a ter graça.

Howard, seus sapatos são lindos… onde você os comprou? Bazinga – eu não estou nem aí …”

Os personagens de The Big Bang Theory acham que Sheldon tem grande semelhança com Spock, 1º oficial da Enterprise em Star Trek. Além de se parecerem fisicamente, ambos raciocinam com base na lógica.

Pedra, papel, tesoura, lagarto, Spock. É muito simples. Olhe – tesoura corta papel, papel cobre pedra, pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock esmaga tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel refuta Spock, Spock vaporiza pedra e como sempre, pedra quebra tesoura.”

Um dos episódios mais emocionantes para Sheldon é quando ele ganha de presente um guardanapo usado e autografado por Leonard Nimoy. Ele fica tão feliz que termina o episódio com um gesto que reluta em praticar, um abraço em Penny, que conseguiu o guardanapo.

Ah, gravidade, tu és uma vadia sem coração”

Sheldon é 100% lógico (assim como Spock), não é afetado por emoções (parece literalmente um androide), tem opinião formada para absolutamente todos os assuntos, é arrogante, sistemático, adora vídeo games, computação, física e tecnologia em geral e é intolerante com pessoas com intelecto menor que o seu (praticamente todo mundo).

Tudo fica melhor com Bluetooth!”

Certamente esta combinação de fatores super nerds com outros exageros de um paranoico deixam o personagem de Sheldon muito divertido, pois ele constantemente entra em choque com os demais personagens para impor a sua vontade. E quase sempre ganha.

Um longa jornada repleta de prêmios para Jim Parsons, pela sua interpretação de Sheldon Cooper. Despeço desta primeira sessão com a característica batida de Sheldon sempre que visita sua vizinha.

(toctoc) Penny (toctoc) Penny (toctoc) Penny”

Fontes: Wikipédia, Garota Clorophila, Lista Úteis, Minha Cachola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s