Quando os contadores de histórias vencem a guerra

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Como disse agora é hora de começar a falar dos capítulos de mangás mais novos.  One Piece foi excelente como não estava sendo há séculos e com o quê? Batalhas épicas? Não simplesmente contando uma boa história cheia de referências úteis para o Novo Mundo.

Beelzebub continua muito bom. Naruto poderia ter melhoras, mas não foi dessa vez. KHR se levantou um pouco e Bleach em queda ascendente mantém sua última posição.

Lembrando que os comentários são dos mangás das issue 3-4 de 2012 da Jump, aqui pelo menos são todos mangás da Jump e que estão na ordem do mais interessante para “por que isto ainda continua sendo publicado e eu lendo?”.

One Piece (referente ao capítulo 650): Como pode 650 capítulos e nada de perder qualidade, palmas para o Eichiro Oda.

Continuando do plot do último capítulo ficamos conhecendo as três armas que podem destruir o mundo, Poseidon, ou melhor, Shirahoshi; Plutão que o Frank tinha o projeto e queimou numa cena lendária do arco de Water Seven e Urano, esta é nova. Cada uma parece ser completamente diferente da outra e se fizer referência aos deuses Urano provavelmente será algo ligado ao Céu, outra ilha do céu no Novo Mundo talvez?

Caribou que ainda não saiu de cena escuta o que não devia sendo devidamente chutado por Ruffy, mas será que ele agora não conta o segredo e como tinha falado antes acaba se tornando o novo Buggy da história com informação privilegiada para compensar sua falta de poder.

Sobre as duas novidades que deram o nome ao capítulo, Aokiji não se tornou o Almirante da Frota como Sengoku havia pedido, ele lutou contra Akainu pelo cargo e perdeu, desaparecendo em seguida. O vilão que mais deu trabalho na saga de Marine Ford tem o cargo mais importante da Marinha agora, a caçada por Ruffy só deve piorar e bem provável que Smoke tenha ocupado uma das duas posições de Almirantes nestes dois anos.

A outra novidade é que Barba Negra vem roubando outras Akuma no Mi com o poder misterioso que ele tem e usou em Barba Branca e passando para sua tripulação que já não era fraca. Além disso, ele ocupou a vaga de Barba Branca entre os Yonkous, ao lado de Shanks, Big Mom e Kaidou.

Com Caribou longe, Nami ouve de Netuno que ele não se importa com o tesouro real roubado, dica para a navegadora ir atrás do criminoso e pegar o que é dela agora, além disse tem toda a informação que Caribou tem a respeito das armas. Que guarda inútil a de Netuno.

Ainda deu tempo de aparecer Hody e seu bando envelhecido pelos efeitos colaterais das pílulas anabolizantes e a história dos doces que foram roubados e consumidos pelos Mugiwaras e que pode trazer problemas com Big Mom.

Especula-se há tempos que Big Mom seja mãe de Lola do Arco de Thriler Bark, se for o Vive Card que está com Nami pode ser a saída da tripulação para ter mais uma batalha antes de sair da Ilha dos Tritões e rumar para o Novo Mundo.

Beelzebub (referente ao capítulo 137): Capítulo ótimo mesmo com pouco desenvolvimento, mas centrado em batalha, são os detalhes que o colocam nesta posição enquanto Bleach só com isso ficou em último semana passada.

Primeiro temos o resgate de Hilda, antes do ataque de Jabberwock e a pequena cena dela chamando Beel de “Mestre”, e depois o vilão falando que as chamas apagariam de vez suas memórias quando ela acordasse. Se for verdade ou manipulação nós saberemos um pouco lá na frente.

Depois Oga e Toujou lutando juntos contra o vilão sem pestanejar, também achei o máximo, afinal além do líder dos Rokusei, Izuma, os dois são os personagens principais mais fortes do mangá.

Lógico que o chefe final não seria fácil, mesmo com treinamento, Toujou precisa defender um ataque do inimigo para dar chance a Oga, e o principal ir além do que suporta da Super Hora do Leite parecendo o mesmo insano que lutou contra os primeiros generais do exército de Behemoth lá atrás.

Mais levantando e falando normal no final. Acho que tem alguma coisa na manga de Oga ainda. E já vamos ver do que se trata no próximo capítulo.

Outro detalhe o Toujou nunca cai ele mesmo inconsciente sempre dá um golpe a mais.

KHR (referente ao capítulo 366): Pulando a parte inicial da conversa fiada de Byakuran e Tsuna o capítulo foi bom. Certos detalhes que incomodam, mas o resultado valeu.

Byakuran explica que mesmo a Hiper Intuição de Tsuna não adianta nada, para falar verdade depois do Arco do Mukuro nunca mais serviu de nada. E que a máquina de Verde produz objetos reais e por isso não emitem chama de névoa.  E para completar o antigo vilão destrói um van e coloca um civil para correr.

Misseis daqui e dali, Gokudera e Yamamoto contendo com o que podem, e de outro lado Zakuro é facilmente enganado por Kikyo com cara de Gamma – a Amano em batalha deixa os personagens, principalmente que estão mais novos muito parecidos uns com outros tem hora que é confusão na certa – que na verdade é o Mukuro disfarçado e destrói o 4º relógio do time de Uni. Acho que este vai ser um dos eliminados, o é uma grande pegadinha a destruição em massa do time Verde.

A luta continua, temos Zakuro sendo expulso do campo por Tsunomichi, uma rápido embate entre Tsuna e Mukuro, com o mesmo provocando o protagonista sobre suas novas atitudes em batalha e o que deve ter acontecido no primeiro round, depois a interferência de Byakuran, a aparição dos buchas do time do Mukuro e Gamma salvando Byakuran de ter seu relógio quebrado. Tudo bem rápido e dinâmico, com os personagens próximos é tranquilo, quando fica muito longe o desenho é que fica difícil diferenciar.

Tem a menção “aquilo” quando Fran fala com Mukuro, o golpe da Box de Kikyo, porque eles ainda têm box quem criou não era só o Verde que as remodelou para o seu time?

E o final, sobre ele que tenho dúvidas Colonello não tinha feito parceria com Reborn, agora parece que quer eliminar os três times de uma só vez. Não acredito. Afinal ele ficou maneiro adulto, a arma também, mas o bebê Colonello já atirava super bem – vide treinamento de Ryohei.

 

Acho que ele pode sei lá acertar quem ele quiser na área, tem de ter um upgrade.

HxH (referente ao capítulo 329): Como já cansei de falar o foco na eleição do novo presidente dos Hunter já me cansou, tanto que os personagens da Facção Anti-Exame Hunter já até tinham aparecido, mas como era nesta parte nem fiz questão de lembrar.

Mais duas votações e reduzidos os candidatos a oito, Pariston continua muito na frente e se for para ele vencer porque não acaba logo isto, afinal o Togashi prometeu uma solução e fez o clássico dos mangakás avisa que o capítulo encerra a história e fica para daqui a alguns meses.

A história da Alluka também não andou quase nada, Ilumi e Hisoka conseguiram com a ajuda do espião que dá nome ao capítulo descobrir onde Killua ia chegar e lançar as Agulhas Humanas que deveriam ter sido eliminadas contra o irmão que controla eletricidade.

E no final o cenário aberto para o confronto entre Killua e Illumi, um porém até aqui adoro HxH, mas seus quatro protagonistas não são campeões que vencem tudo e todos. Gon perdeu um braço para vencer o Bomber na saga do Greed Island e depois teve ficar imenso e perder o braço de novo para vencer Pitou e agora está em coma.

Kurapika, sempre ele, foi o único com poder para vencer um inimigo, no caso Kuroro Lucifer, quanto tempo que o personagem não dá as caras, e o último membro da Tribo Kuruta, só conseguiu isso porque tinha todas as restrições ligadas as suas correntes de Nen.

Se não acontecer um milagre ou a traição de Hisoka, Killua morre com um golpe e vai tudo por água baixo.

Agora é esperar para ver que o Togashi vai aprontar, esperava que esta fase de transição por assim dizer fosse mais rápida, já que o Arco das Formigas Quimeras foi imenso.

Naruto (referente ao capítulo 567): Sasuke aparece em uma página só para os fanboys do personagem ficarem todos empolgados. Isso por si só já é um ponto negativo para quê?

Junto com Sasuke ainda temos outra página destinada a personagens que estão fora do conflito e não nos interessa Suigetsu e Juugo.

Aos dois Jichuurikis que não estavam dando conta da luta chegam dois personagens que até tem potencial, mas não para tal combate vemos Gai abrir o sexto portal sem praticamente qualquer efeito na luta e Kakashi usando Raikiri, cadê suas mil técnicas?

O cinco caudas tenta atacar o Tobi e falha. OH! Só para mostrar que o vilão não tem controle total de todos os seus companheiros.

Discussão entre Hachibi e Kyubi sobre os bijuus e seu poder é relativo às caudas. Madara perde controle de outros bijuus, Naruto perde sua forma com o chakra da Kyubi. Os heróis ficam questionando porque os bijuus mesmo com Rinnegan não usam as técnicas de Pain, eles estão tomando uma coça e ainda questionam isso.

E no final temos o Naruto sem chakra – pelo quatrocentésima vez – sendo engolido por um dos bijuus e Kyubi no dilema de ajudá-lo ou não.

Que capítulo farinha, a luta não chegou a lugar nenhum, as conversas entre os personagens pouco regaladoras, as páginas estão até caprichadas em relação a detalhes, mas o nível foi o mesmo de Bleach semana passada.

Bleach (referente ao capítulo 477): Pega as duas páginas iniciais deste capítulo, imagina só se o Kubo esquecesse a luta do Ichigo como parecia ter esquecido o Tsukuchima e agora desse foco a nova Soul Society, com o visual do Gotei 13 completo pós-passagem de tempo, ou com uma história maior para um outro arco, seria fantástico, mas é o Kubo.

A Rukia e o Renji pelo menos continuam ali e a batalha não terminou com o golpe clássico da espada de Ichigo no capítulo passado. Consumindo a metade do capítulo, Ginjou é derrotado – aparentemente sim, vamos esperar para ter certeza- e faz a pergunta que também poderia levar a uma discussão interessante “Se você tivesse se tornado um shinigami substituto antes de mim…Nosso ponto de vista seria o oposto agora? Você teria se tornado.como eu?” Pausa.

Não tudo é cagado por uma sequência de cenas clássicas de Bleach seguidas, a emboscada de Tsuchikima, a cara de desespero de Ichigo, Rukia entrando na frente e de dentro dela saindo Riruka, como se Rukia fosse um boneco vazio? Então ela não virou um morango?

Riruka toma um golpe com a “espada mortal” de Tsukichima e continua falando como se nada tivesse acontecido, e tem gente que reparou o quê neste quadro que Riruka vai ter cabelo curto daqui a frente, vale-me Deus!

Aí vem mais clichê com a fala de Riruka de que Ichigo salvou Ginjou e Tsukichima pagando uma de grande amigo de Ginjou, coisa que nem tinha demonstrado até agora pareciam aliados ocasionais e o flashback dos dois que começou no final do episódio.

Tsukichima tinha ficado triste quando ele perdeu feio para o Byakuya agora preferia que já tivesse morrido, afinal não sei se sua morte dá pau na Matrix ou não até agora.

É aguardar o flashback e vê se melhora. O Back to the Pendulum esclareceu muita coisa da mitologia da série.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s