O segredo no cofre

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Depois de 86 anos o cofre com a fórmula secreta da Coca-Cola é transferido. A tal fórmula da Coca-Cola é algo compartilhado por poucos dentro da companhia, e uma das maiores curiosidades do mundo dos negócios. Agora, os consumidores poderão chegar um pouco mais perto dela. Para ser exato: do cofre que a guarda.

Como parte das comemorações pelos 125 anos da empresa, a Coca-Cola transferiu, nesta quinta-feira (08/12), o cofre contendo seu maior segredo do SunTrust Bank, no centro de Atlanta, para a sede da companhia, na mesma cidade. É a primeira vez que o cofre vê a luz do dia em 86 anos.

Será essa uma boa estratégia expor onde está o segredo que todos buscam e que eu lembro que há alguns anos ficavam alguns empresários da “Dolly”, o famigerado refrigerante anunciado na Rede TV com as piores propagandas da história, discutindo se de fato existia uma fórmula secreta, que a Coca-Cola colocava algum narcótico no refrigerante para viciar. Pura intriga da oposição e olha que nem estava falando da Pepsi e sim da “Dolly”.

A “receita” da Coca-Cola foi inventada em 1886 por John S. Pemberton A fórmula no cofre que será exposto é de 1919, quando Ernest Woodruff e um grupo de investidores comprou a companhia.

Para financiar a aquisição, Woodruff ofereceu, como garantia, a fórmula escrita da Coca-Cola. O documento foi guardado em um cofre no Guaranty Bank, em Nova York, até que o empréstimo fosse quitado, em 1925. Depois, Woodruff resgatou a fórmula e a guardou no antigo Trust Company Bank – de onde só saiu hoje.

Como esta história da fórmula é poderosa, serviu de garantia de negócios, vale mais que dinheiro, eu achando que o Sílvio Santos tinha uma frase marcante “Ouro que vale mais do que dinheiro” e agora posso falar “Fórmula da Coca-Cola que vale mais que dinheiro”.

Quando forem a Atlanta passear deem uma passada na fábrica para ver o cofre, é uma grande palhaçada isto. E o pior com a exposição pode ser que o segredo seja exposto antes do previsto, afinal espero que a segurança seja reforçada, por que vai ter um monte de larápio por aí disposto a perder a liberdade por algo tão valioso.

É isto até a próxima notícia bombástica do dia

Uma consideração sobre “O segredo no cofre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s