Múltiplos universos e múltiplos posts

POR LEONARDO “SILVERBOLT” DIAS

Sempre que eu puder voltar aqui e falar de Fringe eu irei fazer, já falei da série de modo geral até a 3ª temporada e hora de responder a pergunta Onde está Peter Bishop?

Infelizmente o episódio 7 que foi ao ar na última sexta-feira (18/11) foi o último do ano, Fringe só volta com episódios inéditos no dia 13/01, com Fringe a espera é sempre recompensada.

COM SPOILERS DA 4ª TEMPORADA

Diferente dos últimos post onde resumi os episódios que ainda não tinha feito reviews, aqui foi falar de modo mais abrangente, pegando referências dos episódios, mas não os separando por tópico. Em Fringe os episódios se conectam de verdade.

A 4ª temporada começa e lá está o monstro da semana, uma criatura translúcida que num primeiro momento me levou a 1ª temporada e o estado de  John Scott,  o ex-namorado de Olivia. E como haviam afirmado que a temporada ia ser um recomeço, achei que era disso que estavam falando. Mero engano, um plot muito maior estava começando. Novos shapeshifters, agora com estrutura biológica semelhante a nossa, mas como foi explicado no 4×05 Novation, com a capacidade de armazenar até 6 DNAs diferentes.

Os personagens estão lá mais todos diferentes: Olivia é mais parecida com a da 1ª temporada, Walter desde que saiu do sanatório vive no Laboratório de Harvard, com isso Astrid vai mais a campo. O agente Lee do Lado A (coff) reaparece e ninguém se lembra dele.

Numa reunião com o Observador líder December, September esclarece que Peter não foi apagado de tudo, que ele ainda aparece para Walter como se fosse uma sombra. E o chefe pede que conserte a falha no tempo pela ainda existência de Peter. O Observador não consegue.

A história da temporada segue com a primeira missão compartilhada entre o Lado A e B com o caso do cientista do Lado A salvo por seu encontro com uma mulher que o ajudou e o Lado B um assassino que nunca teve este encontro, sutilezas que levaram a escolhas diferentes. O caso foi mais para ilustrar os nuances entre o mundo sem e com Peter, que fala com Walter no final do segundo episódio, atormentando ainda mais o cientista.

A história segue descobrimos que Peter morreu ainda criança nos dois mundos, o do Lado A de doença como conhecemos e do Lado B após ser trazido para o Lado A morre afogado no Lago Reiden sem a interferência do Observador.

Nina também tem uma relação maternal com Olivia, na verdade ela a criou nesta nova realidade, falo mais disso daqui a pouco, uma relação completamente oposta as duas no Lado A. O original.

Walter achando que está louco e vai voltar para o sanatório por suas visões acaba tentando fazer uma lobotomia, mas fora impedido por Olivia, e ao contar sobre o homem de suas visões, os dois descobrem que sonham com o mesmo desconhecido, que nós chamamos “Peter”. Onde ele estaria?

Engraçado isso, porque mais a frente com o seu retorno, ou acharam que teria uma temporada inteira sem Peter? Ele fala que não fez tais contatos com os dois e ninguém questiona de onde ele veio, da ponte entre os dois universos direto para esse mundo.

Peter retorna num episódio sobre projeções astrais. Uma força começa a atacar Olivia e queima sua pele, ao investigá-la são encontrados saltos de tempo. Walter pensa ser uma das crianças que foi tratada com Cortexiphan, mas na verdade era Peter.

O mesmo é salvo nos minutos finais por Olivia e retorno no Lago Reiden, o mesmo que morreu nesta realidade. Em seu primeiro encontro com Olivia descobrimos que ele tem a memória das temporadas anteriores, enquanto ninguém o conhece.

Ele tenta convencer Broyles que não é uma ameaça e começa a ajudar a Fringe Division em troca de poder encontrar Walter, mas o cientista mesmo acreditando se tratar de seu filho recua falando que não poderia aceitar isso, porque o que aconteceu com os dois universos é culpa dele por tentar salvar o filho. E que não queria ser responsável de novo.

E no episódio do retorno de Peter a ativa, o quinto que descobrimos que há alguém por trás dos shapeshifters e que eles se comunicam com uma máquina igual a que Bolivia usava para falar com Walternativo. Não sei, mas acho que é uma pista falsa pelo final do episódio 7.

Uma mensagem do outro lado, qualquer que seja este lado

Vem o episódio 6 (And Those We´ve Left Behind) com os lapsos de tempo como os que Olivia teve no episódio anterior, o culpado Peter. Investigando eles chegam a uma casa, onde um engenheiro e sua esposa uma física teórica viviam. A mesma tentava desenvolver uma bolha temporal, onde o tempo ficasse estabilizado, e devido a um Alzheimer precoce teve de parar suas pesquisas, porém o marido continuou e levou ao caso da semana.

Peter atravessa a casa com a Gaiola de Faraday para não ser destruído pelo Paradoxo Temporal, lembra da Gaiola em White Tulip, episódio com Peter Weller que também tentava salvar a esposa de um acidente.  É lá que Peter faz o link maior da temporada, esta não é a realidade A e B, e sim uma C.

A abertura já tinha mostrado que havia algo diferente, mas a conjectura é que o Lado A tinha sido alterado pela inexistência de Peter, então será que o Lado A e B continuam do mesmo jeito, e sabendo que Peter existiu. As frases do final da temporada e ado início desta “Peter nunca existiu”, fazia referência a qual realidade? A todas.

O Lado B daqui seria outro também, o Lado D. Sei lá. De qualquer forma os shapeshifters fazem contato com alguém de outra dimensão, qual delas seria? A, B, C, D ou outra letra do alfabeto.

Aí em um episódio que considero fraco perante os outros, a temporada 2011 de Fringe se encerra. Focado desde o início nas dores de cabeça de Olivia cheguei a cogitar que tinha haver com assimilar os Fringe Events, os sonhos com Peter, seu parceiro já mencionado, nunca iria ligar ao Cortexiphan.

A droga está de volta, e Nina se revela a vilã responsável pelas dores de cabeça de Olivia – com múltiplos sentidos – seria a Nina de Over There a pessoa com quem os shapeshifters se comunicaram no episódio 5? Porque usar cortexiphxan na Olivia adulta, se na realidade A Walter disse que não funcionava em adultos?

Nina EVIL

Perguntas e mais perguntas só respondidas em 2012.

Até lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s