Assédio Moral

POR FELIPE VALADÃO

Esta é uma matéria que eu publiquei em 2009 em um blog que eu tive. Resolvi publicar novamente pois ela não deixa de ser atual…

Sr. richfield, o assédio moral em pessoa…..!!

Para ilustrar a matéria criei a figura do “Tio Bigode”. Um dos piores gerentes que já conheci em minha carreira profissional…

“Como? Você dormiu 4 horas? Tudo isso? Temos que entregar essa carga, se quiser dormir às 19 horas e acordar às 07 horas vai trabalhar no show da Xuxa…..”

Esta frase, a qual eu presenciei foi dita pelo Tio Bigode (vamos usar esse nome), para um motorista. Frases como essas são comuns em várias empresas do país. Isso é conhecido como assédio moral. Vou relatar abaixo, definições técnicas, e ainda experiências próprias.

Mas o que seria assédio moral?

“Ué saindo no horário? Onde já se viu, faz nada e já vai”

(Tio Bigode questionando porque eu estava saindo no horário para ir para a faculdade…..)

O assédio moral pode ser traduzido, como qualquer ato aonde exista uma conduta abusiva, sejam através de palavras, atos, gestos, palavras escritas, que venham a trazer algum tipo de dano à dignidade de um indivíduo.

É caracterizado pela degradação determinada das condições de trabalho, aonde o que prevalece são atitudes extremamente negativas por parte dos superiores hierárquicos em relação aos seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que traz inúmeros prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e também para a organização.

O que leva ao ato de assediar moralmente?

“Ah, você entende muito de lei né? É mais fácil contratar outro e te mandar embora…..”
(Tio bigode, falando sobre o fato de eu ter questionado sobre hora extra, levando em conta que na época eu fazia faculdade de Direito.)

O assédio moral tem seu início, muitas vezes pela recusa de uma diferença. A inveja é um sentimento natural que provoca o choque de rivalidade entre duas pessoas, causando danos, devido a este choque nocivo.

É um sentimento, que tranquilamente não é fácil de ser admitido, já que é provocado por achar que o outro, é mais inteligente ou mais competente. Já que esta confissão é na maioria das vezes algo “surreal”, a consequência natural desta inveja é tentar “destruir” o alvo da inveja. A inveja, normalmente não tem proporcionalidade racional, se tendo cobiça, em coisas, muitas vezes sem o devido parâmetro de importância. Inveja-se, o cargo, a sala de trabalho, o salário melhor e etc.

O abuso de poder

“O que não vai querer o brinde? Você vai pegar sim, porque eu sou pago para mandar e você para obedecer….”
(Tio Bigode para um funcionário que não queria um brinde dado pela empresa…)

A agressão ocorre quando o superior hierárquico, utilizando de seu “suposto” poder, intimida seus subordinados de maneira covarde. Nestas situações, existe uma necessidade “doentia” de se demonstrar sua superioridade, tentando prevalecer e dominar para compensar, talvez uma fragilidade de identidade, e comete tal ato, pois sabe que o subordinado temendo a demissão, irá de certa forma, “aceitar” esta pressão.

O que deve ser feito? Procure anotar todas as humilhações que você vem sofrendo, como o nome do agressor, colegas que testemunharam…… Evite conversar com o agressor sem testemunhas.

Se ele o agredir, exija por escrito explicações dessa agressão.  Relate o ocorrido a seu sindicato. De uma maneira mais ampla, devem existir campanhas para que este fato seja de conhecimento geral, afinal a desinformação acaba fazendo com que atos como esses continuem em sigilo, fazendo com que mais e mais pessoas continuem sofrendo. Afinal se esta perversão não tiver denuncia, ela continuará cada vez mais a se espalhar, através do medo, intimidação…….

Uma consideração sobre “Assédio Moral”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s